As cópias de segurança são, muitas vezes, relegadas para segundo plano, embora de forma errada. Infelizmente, a maioria dos utilizadores só se apercebe da verdadeira importância de assegurar o conteúdo do seu iPhone quando já é demasiado tarde... Com os smartphones a abrangerem atualmente uma parte significativa das nossas vidas, o transtorno que causa a perda de informação neles guardada é muito superior ao tempo que demora uma cópia de segurança a ser efetuada.
Uma cópia de segurança (ou backup) de um iPhone efetuada num Mac resulta numa imagem integral de todo o dispositivo. Dessa forma, é possível posteriormente restaurar o mesmo para um estado anterior, sempre que tal se justificar. Além disso, como um backup não tem necessariamente de ser reposto no equipamento que lhe deu origem, pode ser usado para clonar o conteúdo quando mudarmos para um iPhone mais recente.
Muitas utilizadores recorrem ao iCloud ou ao software nativo do macOS na hora de protegerem a informação dos seus iPhones, Contudo, é importante saberem que estes métodos apenas guardam um backup por dispositivo, ou seja, sempre que se cria um novo, o anterior desaparece. Este é um comportamento arriscado... Vamos imaginar que precisávamos de recuperar um vídeo apagado por erro, mas quando nos apercebemos já tinhamos feito uma cópia de segurança sem esse vídeo. Não há nada a fazer...
Felizmente, temos uma solução para este problema: o iMazing. Este software arquiva as cópias de segurança anteriores antes de criar novas. Tal método de funcionamento é comparável ao do Time Machine, ferramenta nativa de backups do macOS. Desta forma, nunca estamos limitados ao conteúdo da cópia mais recente, mas sim ao de todo o universo de cópias efetuadas.
Apesar deste ser um software bastante simples e amigável, vamos deixar aqui um pequeno tutorial sobre como deves efetuar backups do teu iPhone com o iMazing.
- Instala o iMazing, abre-o e liga o teu iPhone;
- Se for a primeira vez que ligas o iPhone em questão terás de o emparelhar primeiro com o teu Mac;
- Escolhe o teu iPhone na barra lateral esquerda e clica em "Fazer backup"; se o teu iPhone pedir para inserires o código de desbloqueio, é normal: podes inserir sem qualquer tipo de preocupação;
- Revê as opções que aparecem e clica em "Fazer backup";
- Quando o backup terminar escolhe "Fechar janela".
As opções de backup que surgem no quarto ponto permitem configurar cópias automáticas e criptografar as mesmas, escolher onde são armazenados os ficheiros resultantes desta operação e respetivo tempo de arquivo, e ainda ligar ou desligar a ligação Wi-Fi entre o iPhone e o Mac em questão.
É possível ainda gerir os backups efetuados através da janela dedicada exclusivamente a esse efeito.
Uma nota importante que diz respeito à encriptação das cópias de segurança: se esse método de segurança for ativo todas as cópias futuras (quer sejam efetuadas via Finder, iTunes ou iMazing) passarão a ser encriptadas, pelo que convém manter sempre a password escolhida debaixo de olho!
A funcionalidade do iMazing aqui abordada faz parte de um leque muito mais alargado, que vamos dar a conhecer aos nossos leitores ao longo do tempo. Se quiserem fazer uma gestão rigorosa do vosso iPhone, iPad ou iPod touch, este é o software a considerar. Além de ser compatível com Mac também o é com PC, de forma a abranger um espectro de utilizadores o mais alargado possível. Espreitem mais aqui, pois vão ficar surpreendidos com tudo o que é possível fazer com o iMazing!
Deixa o teu comentário