O Liquid Glass, como tudo na vida, é o recurso mais irreverente que a Apple colocou no iOS 26 e, por isso, o mais adorado e contestado. O aspeto positivo é que, se tu não adoras a maior alteração ao design do iOS desde o iOS 7, podes reduzir a sua existência ao máximo no novo sistema operativo do iPhone.
De facto, a pensar na acessibilidade ou até mesmo no simples gosto dos utilizadores, a Apple incluiu uma opção de acessibilidade que permite atenuar o efeito do Liquid Glass e tornar a interface mais opaca.
Como podes fazê-lo?
- Abre a app Definições no iPhone.
- Acede a Acessibilidade.
- Seleciona Tamanho do Texto e visualização.
- Ativa a opção Reduzir Transparência.
Ao fazê-lo, áreas como o Control Center, ícones e pastas passam a ter fundos mais escuros, aumentando o contraste sem eliminar por completo o estilo do iOS 26.
Se mesmo assim precisares de mais legibilidade, podes sempre ativar a opção “Aumentar Contraste” nas Definições, seguido de Acessibilidade, Ecrã e Tamanho do Texto. Quando usada em conjunto com o recurso anterior, a interface fica mais sólida e os ícones perdem quase todo o efeito trazido pelo Liquid Glass.
Onde é que vais notar diferenças?
- Elementos do ecrã inicial, como a barra de pesquisa, a dock e as pastas, passam a ter fundos menos translúcidos.
- Ícones das apps perdem o aspeto em “camadas de vidro” que reduz dimensão visual.
Embora seja visualmente impressionante, esta estética pode não agradar a todos. Especialmente a quem privilegia legibilidade. Seja como for, a parte positiva é que podes sempre gerir esse efeito, como bem pretenderes.