Jon Prosser antecipa o novo iOS 19 - e há muito para ver!

Jon Prosser antecipa o novo iOS 19 - e há muito para ver!

O iOS 19 ainda não foi apresentado oficialmente, mas já começaram a surgir na Internet algumas informações sobre o futuro do sistema operativo do iPhone.

O YouTuber Jon Prosser, que já é conhecido por se adiantar às novidades da Apple, é o primeiro a mostrar imagens e vários detalhes que, ao que tudo indica, são baseadas numa versão de testes interna do iOS 19. Agora sim as certezas são mais que muitas: Há mudanças a caminho!

Ícones mais arredondados e novos elementos inspirados no visionOS

Uma das principais alterações já faladas e que Prosser vem reiterar diz respeito ao formato dos ícones das apps. De acordo com o YouTuber, estes vão ganhar uma forma mais arredondada — não totalmente circular, como no watchOS ou no visionOS, mas algo intermédio, entre o aspeto atual e o formato circular. A ideia é criar uma aparência mais moderna, sem deixar de parte a familiaridade que o utilizador tem com o sistema.

A Apple parece também estar a seguir a linha visual do visionOS, com mais sombras, profundidade e elementos que reagem subtilmente ao movimento do dispositivo. Alguns menus e componentes da interface terão até efeitos visuais que simulam o brilho ou mudam ligeiramente de posição consoante a posição do iPhone.

Barras flutuantes e separadores redesenhados

Algumas aplicações do iPhone, como a App Store ou a Música, deverão receber as chamadas "barras flutuantes". Estas barras, que estão habitualmente fixadas na parte inferior do ecrã, passarão a "flutuar" e terão um aspeto mais minimalista.

Nas aplicações que utilizam múltiplos separadores, como as Fotografias ou Mensagens, a navegação será semelhante à do visionOS, com uma organização mais limpa e intuitiva. Curiosamente, a barra de pesquisa na app Mensagens poderá passar a estar posicionada na parte inferior do ecrã.

Vê todas as alterações mencionadas por Jon Prosser, no vídeo abaixo:

Nem todos os elementos serão alterados

Embora a próxima versão do iOS possa trazer alterações mais significativas, o novo design não deverá representar uma revolução completa no sistema operativo. Segundo Prosser, a aplicação Definições, por exemplo, manterá a sua estrutura atual, ainda que com melhorias visuais, como espaçamentos mais generosos entre os itens e sombras que destacam melhor os elementos.

Estas mudanças visam tornar o sistema mais apelativo do ponto de vista visual, sem alterar de forma drástica a experiência a que os utilizadores já estão habituados. A expectativa é que todas estas novidades sejam reveladas oficialmente na WWDC 2025, cuja keynote de abertura está marcada para o dia 9 de junho.