Anunciado hoje num comunicado de imprensa da Apple, o novo MacBook Air, além do chip M3, veio acompanhado, claro está, de rasgados elogios por parte da gigante da maçã.
A Apple afirmou que "com a transição para o Apple Silicon, cada Mac é uma ótima plataforma para IA". O M3 inclui um Neural Engine de 16 núcleos mais rápido e eficiente, juntamente com aceleradores no CPU e GPU para impulsionar o machine learning no dispositivo, tornando-o, segundo a gigante de Cupertino, "o melhor portátil de consumo do mundo para IA".
"O macOS oferece recursos inteligentes que melhoram a produtividade e a criatividade, para que os utilizadores possam ter acesso a funcionalidades poderosas de câmara, conversão de voz para texto em tempo real, tradução, previsões de texto, compreensão visual, recursos de acessibilidade e muito mais."
Com um amplo ecossistema de aplicações que oferecem recursos avançados de IA, os utilizadores podem, por exemplo:
- Usar a Assistência de Matemática de IA no Goodnotes 6;
- Melhorar automaticamente fotografias no Pixelmator Pro;
- Remover ruído de fundo de um vídeo através do CapCut.
Combinado com a arquitetura de memória unificada do Apple Silicon, o MacBook Air M3 pode executar modelos de IA otimizados, incluindo grandes modelos de linguagem (LLMs) e modelos de difusão para geração de imagens localmente com ótimo desempenho. Além do desempenho no dispositivo, o MacBook Air M3 suporta soluções baseadas em clouds, permitindo a utilização de aplicações poderosas de produtividade e criatividade que aproveitam o poder da IA, como o Microsoft Copilot para Microsoft 365, Canva e Adobe Firefly.
A alegação surge antes da WWDC 2024 - durante a qual a Apple deverá anunciar uma série de novos recursos de inteligência artificial -, sendo importante destacar que, em outubro de 2023, a Apple não mencionou a Inteligência Artificial no comunicado de imprensa do MacBook Pro M3.
Nos últimos tempos, o CEO da gigante da maçã, Tim Cook, tem dado algumas pistas sobre os planos da Apple para novas revelações concernentes à Inteligência Artificial e, ao que tudo indica, a fabricante americana está a trabalhar numa variedade de novos recursos de IA ainda para este ano, nomeadamente no iOS 18 e no iPhone 16.
O que achas do novo MacBook Air? Fala connosco nos comentários!
Fica a par de todas as novidades da Apple aqui no iFeed:
Deixa o teu comentário