O novo serviço da Apple dedicado inteiramente à música clássica acabou de ficar disponível: falamos, claro está, do Apple Music Classical, que já está disponível para todos os utilizadores com recurso a uma aplicação isolada, de download gratuito através da App Store. Não sendo comum este tipo de abordagem por parte da gigante da maçã, a empresa já veio a público explicar o que a levou a criar uma aplicação distinta para o seu novo serviço:
"A música clássica envolve frequentemente múltiplos músicos que gravam obras que já foram gravadas muitas vezes e que são referidas por nomes diferentes. Por exemplo, desde a Sonata para Piano nº 14 de Beethoven até ao popular apelido de Moonlight Sonata, ou em múltiplas línguas, como a Sonata de Mondschein em alemão. Tais complexidades significam que os fãs de música clássica têm sido mal servidos por plataformas de streaming. Até agora. Uma aplicação distinta, incluída com uma assinatura do Apple Music, dá a estes amantes de música clássica o conteúdo editorial e de catálogo que lhes tem faltado. Apenas uma aplicação completamente nova - com características especializadas e uma bela interface concebida para o género - poderia remover a complexidade e tornar a música clássica facilmente pesquisável, navegável, e acessível tanto para principiantes como para especialistas. "
Além desta explicação, a Apple disponibiliza aqui a resposta a algumas perguntas frequentemente colocadas, como é hábito neste tipo de serviços. Para quem quiser conhecer melhor a nova aplicação antes de a instalar, pode recorrer a este vídeo criado pela empresa especificamente para esse efeito:
O Apple Music Classical conta com um catálogo com mais de cinco milhões de faixas, e a sua utilização está incluída na subscrição atual do Apple Music, sem qualquer pagamento adicional ser necessário. Atualmente apenas está disponível para iPhone, contudo uma versão para Android estará a ser desenvolvida.
Deixa o teu comentário