O que esperar da Apple em 2021?

O que esperar da Apple em 2021?

O futuro avizinha-se risonho para os lados de Cupertino e há muitas novidades que poderão estar a caminho em 2021.

Nuno Rocha
∙ 6 minutos de leitura

O 2020 foi recheado de boas surpresas como podes ver aqui, mas houve mesmo assim produtos que apesar de serem constantemente falados, não chegaram a ser lançados.

Ano Novo, novos produtos, novos rumores, e no que toca a lançamentos da Apple são sempre muitas as projeções. Obviamente que nem todos os produtos esperados conhecerão a luz do dia em 2021.

A seguir vais conhecer um conjunto de produtos que podem ser lançados em 2021, num misto de certezas, desejos e rumores que poderão não passar disso mesmo.

A lista a seguir apresentada poderá não refletir os lançamentos na sua ordem cronológica.

AirTags

Não é por mero acaso que inicio esta seleção de produtos pelos AirTags. Na verdade, para mim estão já a passar diretamente para a lista “AirPower”, ou seja, a lista de produtos que nunca vão ser apresentados. Isto é só um feeling pessoal, e espero que tal não aconteça.

O dispositivo de localização para ser acoplado por exemplo a um conjunto de chaves, estará a ser desenvolvido e é um facto que existem vários indícios disso no código do iOS.

Estão sempre a ser apontados para a “próxima” janela de lançamentos, por isso em 2021 vamos seguir a mesma música. Vamos aguardar por março…

AirPods

O ano de 2020 fechou com o lançamento dos AirPods Max, os headphones da Apple que se juntou à família AirPods.

Os rumores indicam que em 2021 a família poderá crescer e faz sentido, os AirPods são dos produtos mais vendido da Apple.

Assim, poderemos vir a conhecer uns supostos AirPods X, mais dedicados a praticantes de desporto. Também já foram falados os AirPods Pro Lite, no fundo uma versão mais barata do modelo Pro, isto claro perdendo alguns dos seus recursos.

Por fim, é esperada a terceira geração dos AirPods que deverá ter poucas alterações de design, mas deverá conhecer melhorias de performance e bateria.

iMac redesenhado

Por favor, eu imploro “senhores da Apple”, renovem a imagem do iMac. Apesar de não ser utilizador iMac, aquele design já vem de 2007 quase inalterado.

Esperemos que ao ser anunciado o processador Apple Silicon M1, ou similar, nos iMacs, estes apresentem já uma nova cara.

Com a tendência para os ecrãs de ponta a ponta, é então de esperar que mesmo mantendo dimensões semelhantes às atuais, as diagonais passem de 21.5 polegadas para 23 e o maior de 27 polegadas aumente para as 29 ou mesmo 30 polegadas.

Na minha mente, imagino sempre um iMac com design muito semelhante ao Pro Display XDR.

MacBook Pro de 14 polegadas

Ao longo de 2020 surgiram diversos rumores a apontar para um novo MacBook Pro que graças a margens de ecrã mais reduzidas, verá o seu tamanho passar para as 14 polegadas, isto sem alterar muito as dimensões exteriores, tal como aconteceu com o MacBook Pro de 16 polegadas.

Isto a acontecer faz sentido que estes venham equipados com os novos processadores com arquitetura ARM (M1 ou similar) e é provável que se mantenham a par dos atuais modelos de 13 polegadas.

Nova Apple TV

Já há muito tempo, também, que se fala de uma nova Apple TV, porém há ainda poucas informações.

Fala-se de um novo processador mais potente, que é perfeitamente provável, mas acho que acima de tudo a marca da Maçã deve definir qual o caminho a dar à Apple TV.

Na minha opinião a Apple tem que decidir de uma vez se quer que este equipamento seja uma consola de jogos, uma box para reproduzir vídeo, ou uma central do HomeKit, etc.

No contexto atual serve para tudo isto, mas não o faz de forma brilhante em nenhum dos temas, e mudem o comando se fazem o obséquio, é muito bonitinho mas é pouco prático.

Novo iPad mini

Aplicar ao iPad mini a mesma receita dos atuais iPad Pro e Air é uma necessidade. Até dá pena olhar para um iPad tão “ajeitadinho” com aquelas margens medonhas no ecrã. Já está arrumada aquela fase, passemos ao futuro, que neste caso se deverá refletir em linhas mais retilíneas, seguindo o exemplo dos iPads que referi acima e do iPhone 12.

Mais uma vez, ao optar pelo ecrã de ponta a ponta o iPad mini deverá passar a ter um ecrã mais generoso, mantendo praticamente as medidas exteriores atuais. O Touch ID no botão do power tal como acontece no novo iPad Air deverá ser uma realidade.

iPhone 13

Ao nível do design não deveremos ter novidades, visto o iPhone 12 ter recebido atualização na suas linhas. Por outro lado, o ecrã com taxa de atualização de 120Hz deverá ser uma das melhorias obrigatórias a incluir. Há quem fale num notch (entalhe) mais reduzido, mas na minha opinião isso não faz sentido. A mexer naquela secção só se for para o retirar e tornar o ecrã limpo sem notch nem buracos. Caso contrário não mexam porque por esta altura já nos habituamos a ele.

Obviamente que surgirão outras melhorias ao nível do processador, câmaras, etc., evoluções que podem ser consideradas normais, para que os utilizadores sintam necessidade de trocar para um novo iPhone.

Apple Watch Series 7

Será 2021 o ano em que o Apple Watch vai ser redesenhado?

Existem rumores que de facto poderá acontecer uma remodelação no design do smartwatch mais vendido do mundo.

Calma, não parece que vá ser redondo, a alteração, a acontecer, deverá ser para manter o formato retangular, o que poderá mudar são as linhas gerais que poderiam ser mais retas, à imagem do iPhone 12.

Resta-nos aguardar pelo outono para percebermos se isto realmente poderá acontecer.

Vamos agora para o campo das especulações mais profundas!

Apple Glass

Os óculos de realidade aumentada Apple Glass continuam na ordem do dia e prometem revolucionar este mercado. A dificuldade neste momento está em saber a data de lançamento, uma vez que existem rumores a apontarem em direções diferentes, ou seja, 2021, 2022 e até 2023.

As mais distantes parecem mais prováveis, isto porque os rumores são ainda pouco consistentes.

Apple Car

Um rumor recente refere que poderá ser 2021 o ano em que teremos o primeiro vislumbre do Apple Car. Um veículo elétrico e com características de condução autónoma, alegadamente estará a ser trabalhado pela empresa de Cupertino.

A licença concedida para testes de condução autónoma já remonta a 2017, e desde então as novidades para nós, publico em geral, têm sido muito poucas, salvo algum vislumbre de algum carro de testes algures na Califórnia.

Acredito que possa haver alguma introdução ao chamado Apple Car em 2021, contudo a passagem à fase de produção creio que ainda teremos que aguardar pelo menos até 2024, isto segundo as informações que nos vão chegando.

O ano exato, isso não sabemos, mas a verdade é que o investimento em mapear o mundo não tem só o propósito de tornar melhor a aplicação Mapas.

AirPower

Este não sei se dá vontade de rir ou chorar, a verdade é que no universo tecnológico o AirPower continua vivo e nem o MagSafe veio demover a esperança de algumas pessoas.

Concordo que nos próximos anos vejamos uma evolução do MagSafe Duo a aproximar-se da ideia do AirPower, mas um AirPower no mesmo conceito do que quase conhecemos, isso não me parece, muito menos em 2021.

Espera-se um bom 2021 para a Apple

A parte melhor de tudo isto é que ninguém realmente sabe o que se vai passar, só a cabeça de Tim Cook e dos seus parceiros é que saberá... esperamos nós.

Vão haver iPhones novos, iPads e Macs, como estes vão ser e as suas características, se as quiseres conhecer em primeira mão, não percas o iFeed de vista.

Por fim, que seja um Bom Ano para ti é o desejo da equipa do iFeed.