• Home
  • Notícias
  • Parabéns, iPhone! 17 anos da revolução tecnológica da Apple
Parabéns, iPhone! 17 anos da revolução tecnológica da Apple
Miguel Valente

Parabéns, iPhone! 17 anos da revolução tecnológica da Apple

PUB

Hoje, 9 de janeiro, celebramos os 17 anos desde que Steve Jobs apresentou ao mundo o iPhone, marcando uma revolução no universo da tecnologia e da comunicação.

O Medo de Steve Jobs

Em 2004, o iPod estava no auge e o seu sucesso era inegável. Todavia, Steve Jobs temia a ascensão iminente dos telemóveis, que já começavam a ameaçar até mesmo as câmaras digitais. Em parceria com a Motorola, surgiu o ROKR, mas as suas limitações tornaram-no um fracasso.

Motorola ROKR, na diagonal (com o teclado para a esquerda e para baixo) e com o ecrã ligado, pousado numa superfície.

Percebendo que cometeu um erro ao depender de outra empresa, Steve Jobs decidiu que a Apple devia assumir o controlo: assim nasceu o projeto Púrpura.

Projeto Púrpura

Jobs reuniu as equipas do iPod e do Mac OS X para criar um telemóvel que se destacasse no mercado. Numa primeira instância, a abordagem foi pensar no iPod como um telemóvel. Paralelamente, um projeto secreto, o "tablet 035" - que, mais tarde, se plasmaria no iPad - explorava a tecnologia multi-touch.

Consequentemente, surgiram dois projetos: o P1, baseado no iPod, e o P2, baseado no tablet 035. Tony Fadell, "pai" do iPod, demonstrou alguma hesitação quanto ao multi-touch, mas, como sabemos, Jobs acabou por optar por esse caminho. As equipas trabalharam em segredo e o P2, o projeto mais arriscado, foi o escolhido.

A fim de manter o sigilo, Scott Forstall, que liderava a equipa de software, pediu um andar inteiro na sede da Apple, com portas que só podiam ser abertas através de crachás magnéticos. O andar passou a ser chamado “Dormitório Púrpura“, pois, quer fosse dia, quer fosse noite, havia sempre alguém a trabalhar no local.

Em setembro de 2006, Steve Jobs reuniu os executivos da Apple, mas, faltando apenas três meses para o lançamento - na Macworld Expo de 2007 -, não havia nenhum produto digno de ser apresentado, uma vez que os protótipos ainda tinham várias falhas.

O próprio Jony Ive ponderou desistir, mas já não havia forma de voltar atrás; o iPhone tinha que ser apresentado e, após três intensos meses, chegou-se a um protótipo suficientemente funcional.

Macworld Expo de 2007

Steve Jobs num palco com público à frente, mas apenas vemos algumas sombras. 3 telemóveis de elementos do público gravam ou fotografam. Acima de Jobs, lê-se, em grande "iPhone" e, abaixo, "Apple reinvents the phone", mas Jobs tapa o final da palavra "reinvents".

Steve Jobs apresentou o iPhone na Macworld Expo de janeiro de 2007, destacando a sua importância histórica como um produto que juntava três dispositivos num só. Após largos meses de dúvidas, a maior prova de que a apresentação foi um sucesso é que, 17 anos depois, cá estamos a relembrá-la.

Apesar do ceticismo da altura, o lançamento do iPhone transformou a Apple e o mercado tecnológico, consolidando a posição da fabricante americana como líder da inovação tecnológica.

Ainda te lembras do primeiro iPhone? Conta-nos tudo nos comentários!

Fica a par de todas as novidades da Apple aqui no iFeed:

Miguel Valente profile image Miguel Valente
Publicado a
Notícias