Hoje, 9 de janeiro, celebramos os 17 anos desde que Steve Jobs apresentou ao mundo o iPhone, marcando uma revolução no universo da tecnologia e da comunicação.
O Medo de Steve Jobs
Em 2004, o iPod estava no auge e o seu sucesso era inegável. Todavia, Steve Jobs temia a ascensão iminente dos telemóveis, que já começavam a ameaçar até mesmo as câmaras digitais. Em parceria com a Motorola, surgiu o ROKR, mas as suas limitações tornaram-no um fracasso.
Percebendo que cometeu um erro ao depender de outra empresa, Steve Jobs decidiu que a Apple devia assumir o controlo: assim nasceu o projeto Púrpura.
Projeto Púrpura
Jobs reuniu as equipas do iPod e do Mac OS X para criar um telemóvel que se destacasse no mercado. Numa primeira instância, a abordagem foi pensar no iPod como um telemóvel. Paralelamente, um projeto secreto, o "tablet 035" - que, mais tarde, se plasmaria no iPad - explorava a tecnologia multi-touch.
Consequentemente, surgiram dois projetos: o P1, baseado no iPod, e o P2, baseado no tablet 035. Tony Fadell, "pai" do iPod, demonstrou alguma hesitação quanto ao multi-touch, mas, como sabemos, Jobs acabou por optar por esse caminho. As equipas trabalharam em segredo e o P2, o projeto mais arriscado, foi o escolhido.
A fim de manter o sigilo, Scott Forstall, que liderava a equipa de software, pediu um andar inteiro na sede da Apple, com portas que só podiam ser abertas através de crachás magnéticos. O andar passou a ser chamado “Dormitório Púrpura“, pois, quer fosse dia, quer fosse noite, havia sempre alguém a trabalhar no local.
Em setembro de 2006, Steve Jobs reuniu os executivos da Apple, mas, faltando apenas três meses para o lançamento - na Macworld Expo de 2007 -, não havia nenhum produto digno de ser apresentado, uma vez que os protótipos ainda tinham várias falhas.
O próprio Jony Ive ponderou desistir, mas já não havia forma de voltar atrás; o iPhone tinha que ser apresentado e, após três intensos meses, chegou-se a um protótipo suficientemente funcional.
Macworld Expo de 2007
Steve Jobs apresentou o iPhone na Macworld Expo de janeiro de 2007, destacando a sua importância histórica como um produto que juntava três dispositivos num só. Após largos meses de dúvidas, a maior prova de que a apresentação foi um sucesso é que, 17 anos depois, cá estamos a relembrá-la.
Apesar do ceticismo da altura, o lançamento do iPhone transformou a Apple e o mercado tecnológico, consolidando a posição da fabricante americana como líder da inovação tecnológica.
Ainda te lembras do primeiro iPhone? Conta-nos tudo nos comentários!
Fica a par de todas as novidades da Apple aqui no iFeed:
Deixa o teu comentário