Com a apresentação dos novos macOS Big Sur, iOS/iPadOS 14, mais restantes softwares da Apple, muitos utilizadores estão ansiosos por os testar e a única forma de o conseguirem fazer agora é instalando as betas. Processo este que desaconselhamos totalmente que faças e neste artigo vamos enumerar os 4 maiores perigos que deves ter em conta ao prosseguires com essa intenção nos teus dispositivos principais.

Pode estragar o teu equipamento

Sim leste bem... caso sejas mais destemido e estejas a fim de instalar a Developer Preview no teu dispositivo principal, fica ciente que podes vir a ter imensos problemas, tanto a nível de software como hardware, porque é uma versão muito instável e normalmente utilizada apenas para confirmar os erros que surgem nas apps dos desenvolvedores.

A nível do hardware podes vir a prejudicar de forma irreversível o estado da bateria. As betas não costumam estar ainda otimizadas para os equipamentos e por isso podem afetar de forma bruta a autonomia do equipamento, ou seja, poderá drenar a bateria muito mais rápido do que julgas, isto leva a mais carregamentos ao longo do dia, ou seja um maior desgate da bateria em pouco tempo.

Cheias de erros

Mesmo que estejas à espera de uma versão beta mais estável, o passado tem ensinado que continuam a chegar com muitos erros e por vezes bem aborrecidos, foi o caso da última versão iOS 13.

Problemas de compatibilidade

Pode ser muito desagradável, algumas apps podem deixar de funcionar como suposto, podem mesmo crashar ou mesmo ser impossível guardares os teus dados.

Problemas de lentidão

Como dito em cima, as versões beta não estão totalmente otimizadas para os equipamentos, pelo menos na fase inicial de testes em que nos encontramos. Assim, poderás sentir que o teu equipamento ficou muito lento de repente com uma beta instalada. Isto é natural. São precisas serem feitas as afinações e normalmente isto só acontece mais para o final da fase de testes.

Claro está que tudo isto tem sempre um final feliz, quando chegam as versões finais já polidas, e prontas a serem usadas por todos os utilizadores de dispositivos compatíveis. Note-se que os novos softwares da Apple terão o seu lançamento a ocorrer no outono. As betas públicas (que costumam ser ligeiramente mais estáveis que a Developer Preview) só chegarão em julho e mesmo instalando alguma dessas deves ter em atenção todos os pontos que enumerei em cima.