Soluções para os piores problemas do Apple Watch

Soluções para os piores problemas do Apple Watch

Estás a ter algum problema com o teu Apple Watch? Conhece aqui as soluções que podes utilizar para resolver o mesmo.

André Morais
∙ 10 minutos de leitura

O Apple Watch é, sem sombra de dúvida, o melhor smartwatch que podes comprar se fores utilizador Apple. Desde a sua interface extremamente amigável até às suas funcionalidades explêndidas e indispensáveis, o Apple Watch é hoje um dos smartwatches mais vendidos no mundo.

Contudo nada neste mundo é perfeito, e o Apple Watch não é nenhuma exceção.

Hoje venho expor os piores problemas que podes enfrentar com o teu Apple Watch e apresentar-te as suas respetivas soluções.

Sobreaquecimento do Apple Watch SE

Alguns utilizadores queixaram-se do sobreaquecimento do seu Apple Watch SE no pulso e posterior mancha no ecrã. Isto está geralmente relacionado com danos físicos no ecrã. Para já este problema está apenas restringido à Coreia do Sul. No entanto há sempre uma probabilidade de acontecer em outros lugares.

Soluções:

  • Se o problema tiver origem no hardware, sugiro que contactes a Apple ou o revendedor onde adquiriste o teu equipamento. Enquanto isso, deixa a bateria drenar até ao fim até o Apple Watch ser visto por um técnico.
  • Recomendo vivamente que faças uma visita à Ponto Sagres! Considerada por muitos o melhor Centro de Assistência Autorizado Apple do país, garante um atendimento e serviço de excelência.

Reboot frequente do Apple Watch Series 3 com o watchOS 7

Ultimamente, têm havido queixas por parte de alguns utilizadores que reportam o reinício aleatório e frequente dos seus Apple Watches Series 3 após terem feito a atualização de software para o watchOS 7.

Solução:

  • A Apple lançou entretanto uma correção através de um update do watchOS que visa corrigir os problemas de reboot constante dos Apple Watches Series 3. Por isso recomendo que atualizes o software do teu smartwatch Apple e verifica se resolve o problema.

Irritações na pele durante o uso do Apple Watch

É um problema incomum. No entanto, a pele de alguns utilizadores pode ficar irritada durante a utilização prolongada do Apple Watch. Estima-se que a causa seja a intolerância aos sensores por parte de algumas pessoas.

Soluções parciais:

  • Desaperta a bracelete. Por vezes o suor fica armazenado entre a zona dos sensores e a pele. Então, recomendo que o faças para deixares a pele respirar.
  • Troca a bracelete. Por vezes o material que constitui a bracelete pode ser a causa do teu problema. Nesse caso podes optar pela troca por uma feita de um material diferente.
  • Faz pausas de utilização intermitentes para deixares a tua pele recuperar e impedires o agravamento da situação.

Apple Watch não liga quando levantas o pulso

Por vezes queres ver as horas e o teu Apple Watch, que parece estar num dia mau, simplesmente não te mostra as horas, obrigando-te a teres que clicar no botão power ou na coroa digital para as veres.

Isto parece muito picuinhas mas estou a imaginar isto num contexto por exemplo de uma pessoa que está a andar de bicicleta. É incomodativo e perigoso ter que levantar as duas mãos do guiador para ver as horas ou o tempo que falta para terminar a maratona.

Soluções:

  • Certifica-te que tens a funcionalidade "Reativar ao levantar pulso" ativa. Abre a aplicação Watch no teu iPhone, clica em "geral", desliza para baixo e clica na opção " Reativar mostrador";
  • Certifica-te que o " Modo Teatro" está desativad0;
  • Verifica se o teu Apple Watch está devidamente atualizado. Abre as definições, acede a "Geral" e clica em "Atualização de Software". Caso esteja uma atualização pendente, atualizar pode ser a solução para o teu problema.

Anomalia no brilho do ecrã do Apple Watch Series 4

Em alguns fóruns de discussão da Apple, foi reportada uma anomalia que acontecia com os ecrãs do Apple Watch Series 4. Em ambientes de pouca luz, o ecrã diminuía o seu brilho, contudo, um dos lados ficava com mais brilho do que o outro apresentanto até mesmo uma cor mais amarelada.

Para este problema em específico, não existe solução sem ser a troca por um novo. Para isto recomendo que entres em contacto com um Centro de Assistência Autorizado da Apple, por exemplo, a Ponto Sagres em Aveiro - que até possuem um serviço de assistência à distância.


Mensagens por ler

Existe um glitch no Apple Watch em que mensagens que já leste no iPhone continuam a aparecer como não lidas no smartwatch.

Eis as possíveis soluções para este problema:

  • Reinicia o teu iPhone e o Apple Watch ao mesmo tempo para corrigir erros de sincronização;
  • Desemparelha o teu Apple Watch do teu iPhone e volta a emparelhar para o mesmo propósito da solução anterior;
  • Se trocaste recentemente de iPhone, consulta o guia detalhado da Apple para trocares o Apple Watch de um iPhone para outro.

Ecrã do Apple Watch está a lascar e a descolar da carcaça

Recentemente, muitos usuários do Twitter partilharam imagens  dos seus Apple Watches com o ecrã lascado e a descolar da carcaça. Este problema tem origem por vezes no inchaço da bateria

Para alguns casos o problema é mesmo causado por um defeito de fabrico do Apple Watch. Aliás, a Apple chegou a reconhecê-lo como tal através de um documento de suporte. Nesse caso a única alternativa que tens é dirigires-te a um Centro de Assistência Técnica Autorizado da Apple.


Apple Watch não conecta à rede móvel

Agora que chegou a Portugal a versão do Apple Watch com LTE é importante que estejas devidamente informado sobre os problemas que podes enfrentar se adquirires um para ti.

Um problema que eles mostram é a dificuldade a conectar à rede móvel. A Apple tomou conhecimento desta situação e lançou um update de software para corrigir o erro nesses modelos.

Contudo, após o update, o problema não ficou resolvido para muita gente.

Se estás a ter este problema com o teu Apple Watch, as soluções viáveis que te posso apresentar são as seguintes:

  • Mantém sempre o teu Apple Watch atualizado. A Apple lança updates de forma frequente que visam corrigir erros que lhes são reportados por parte dos utilizadores. Por esta razão é importante atualizares sempre o teu smartwatch;
  • Repõe as definições do serviço LTE.

Apple Watch não conecta ao iPhone

Por vezes, quando o Apple Watch é reiniciado, o mesmo não conecta imediatamente ao iPhone e mantém o aviso de que está desemparelhado. Isto pode acontecer também quando ligas e desligas o modo avião no Apple Watch.

Eis o que podes fazer para corrigir este erro:

  • Reinicia o Apple Watch segurando o botão lateral e deslizando o ícone de Power Off para a direita. De seguida segura novamente o botão lateral para voltares a ligar o equipamento;
  • Certifica-te que tens o modo avião desligado e que o Wi-Fi e o Bluetooth estão ativos em ambos os teus equipamentos;
  • Reinicia o teu iPhone;
  • Se o erro persistir, desemparelha o Apple Watch e volta a emparelhar como se o tivesses acabado de comprar.

Coroa digital não funciona

Alguns utilizadores reportam que a coroa digital não dá sinal de vida ou está presa. Este problema pode ser facilmente resolvido dependendo da causa.

Eis o que podes fazer:

  • Se a coroa digital parecer presa e não rodar com a fluidez que rodava no início. Podes ter acumulação de lixo entre a coroa e a carcaça do Apple Watch. Por isso, experimenta fazer uma limpeza rigorosa ao mesmo;
  • Se a coroa digital estiver a responder mal às tuas ações, pode ser um problema de software. Por isso, recomendo que desemparelhes e voltes a emparelhar o Apple Watch para que tudo sincronize em conformidade;
  • Nada funcionou? Sugiro então que contactes o suporte da Apple.

Caso a Apple te encaminhe para um Centro de Assistência Autorizado, recomendo vivamente que visites a Ponto Sagres. Terás a garantia de um atendimento e serviço de excelência. Se não tiveres possiblidades de visitar a loja física em Aveiro, podes sempre optar pelo iOS Repair - uma plataforma concebida para te ajudar nestas situações que te permite teres o teu equipamento reparado à distância sem quaisquer custos de transportes acrescidos.


Bluetooth não funciona

Em alguns casos, os utilizadores queixam-se da perda de conexão entre o iPhone e o Apple Watch, mesmo estando a um comprimento mínimo de distância. Isto, na maioria dos casos é causado por um glitch ou erro de sistema. No entanto, se tiveres problemas ao emparelhar com outros dispositivos bluetooth, o problema pode estar no iPhone.

Vou expor aqui algumas soluções para este problema que podes utilizar:

  • Liga e desliga o modo de avião em ambos os dispositivos;
  • Reinicia o Apple Watch;
  • Desemparelha e volta a emparelhar o Apple Watch com o iPhone;
  • Nada funcionou? Sugiro então que faças um reset ao Apple Watch acedendo a Definições > Geral > Repor >Apagar conteúdo e definições.

Bateria dura pouco

O Apple Watch é bastante conhecido pelas suas funcionalidades incríveis e pelo seu sistema operativo inigualável. No entanto, a vida útil da bateria é onde o Apple Watch peca em comparação com outros smartwatches.

Mesmo assim existem situações onde a bateria do Apple Watch drena demasiado rápido. Aí sim pode haver um problema a resolver.

Nestas situações podes sempre usar o modo de economia de energia que te mostra apenas as horas. Contudo, estás a tornar o teu smartwatch Apple num relógio digital convencional com menos de metade das funcionalidades, o que não é muito agradável.

Aqui tens algumas soluções viáveis para este problema:

  • Desativa as notificações que são desnecessárias. O teu Apple Watch está constantemente à espera de receber uma notificação para te alertar. Pensando que não, este processo contribui para a diminuição da vida útil da bateria. Por isso recomendo que deixes ativas apenas aquelas notificações que consideras indispensáveis;
  • Reduz o brilho do ecrã acedendo às definições e clicando de seguida em " Ecrã e brilho";
  • Desativa a monitorização do ritmo cardíaco. Esta é das funcionalidades que mais drena a bateria. Por isso, se a desativares, vais notar uma diferença significativa na duração da vida útil da bateria.
  • Utiliza Watch Faces mais básicas e esquece as que usam imagens da tua galeria de fotografias;
  • Mantém sempre o Apple Watch devidamente atualizado.

Apple Watch não carrega

Um dos problemas mais frustrantes que podes enfrentar é quando o Apple Watch não carrega.

Aqui tens algumas soluções possíveis:

  • Usa o carregador que veio com o teu Apple Watch, se não funcionar, podes ter descoberto a causa do teu problema. Experimenta, de seguida, ligar o cabo de carregamento ao teu computador ou a outro carregador;
  • Reinicia o Apple Watch;
  • Nada funcionou? Faz um reset ao Apple Watch acedendo a Definições > Geral > Repor > Apagar conteúdo e definições;
  • O problema mantém-se? Sugiro então que entres em contacto com o suporte da Apple.

Aplicações a bloquear ou a crashar

Por vezes, os utilizadores queixam-se de aplicações que estão sempre a bloquear e a falhar no Apple Watch. Se isto acontece, aqui tens algumas soluções que podes utilizar:

  • Certifica-te que todas as aplicações estão devidamente atualizadas;
  • Reinicia o Apple Watch;
  • Verifica se tens alguma atualização de software pendente. Se sim, atualiza;
  • Desinstala as aplicações que estão a apresentar anomalias e volta a instalar as mesmas;
  • Em último recurso, faz um reset ao Apple Watch para repores as definições de fábrica.

Atividade não está a ser monitorizada pelo Apple Watch

Alguns utilizadores reportam nos fóruns da Apple que o Apple Watch não está a monitorizar devidamente os seus dados de atividade.

Aqui tens as soluções viáveis para este problema:

  • Na iPhone, acede à aplicação Watch, de seguida acede às definições e ativa a deteção de pulso;
  • Certifica-te que o bluetooth está ativo em ambos os equipamentos;
  • Ativa as definições de localização para evitares falhas nas aplicações de treino;
  • Acede a privacidade e repõe os dados de calibragem de fitness.

Apple Watch não liga

Por vezes, com alguns utilizadores, o Apple Watch não liga ou não passa do logotipo da Apple.

Eis as soluções para este problema:

  • Verifica se o Apple Watch tem bateria colocando o mesmo a carregar;
  • Faz force restart segurando a coroa digital e o botão lateral por pelo menos 10 segundos. Se fores bem sucedido, vai aparecer o logotipo da Apple.
  • No caso de estar em "boot loop" e não passar do logotipo da Apple, recomendo que contactes o suporte da Apple.

Notificações não aparecem no Apple Watch

Muitas das vezes, não nos dá jeito ver as notificações no iPhone, e para nos facilitar utilizamos o Apple Watch. No entanto, este nem sempre está "do nosso lado".

Para isto, podes utilizar as seguintes soluções:

  • Verificas se tens código de bloqueio no ecrã para quando tiras o Apple Watch do pulso e, se sim, experimenta remover o mesmo;
  • Verifica se tens o Modo Não Incomodar ativo;
  • Averigua se a funcionalidade de deteção de pulso está ativa.
  • Faz um reset ao Apple Watch;

O Apple Watch não atualiza

Se verificares que o teu Apple Watch não está a atualizar, recomendo que o reinicies, para tentar novamente.

Caso não resolva o problema experimenta atualizar o Apple Watch a partir da aplicação Watch no teu iPhone


Linhas no ecrã

Alguns utilizadores partilharam no site MacRumors algumas fotografias dos seus equipamentos que apresentavam linhas no ecrã.

Neste caso, a única solução viável que te posso recomendar é a visita a um Centro de Assistência Autorizado da Apple.


Apple Watch ativa o Modo de Avião

Um problema bastante incomum, mas uma autêntica dor de cabeça. Alguns utilizadores reportaram que o seu Apple Watch ativa o Modo de Avião sozinho e sem qualquer motivo.

Se isto te acontecer eventualmente, tens aqui as soluções possíveis para o problema:

  • Verifica se tens alguma atualização de software pendente;
  • Desemparelha e volta a emparelhar o Apple Watch com o iPhone;
  • Faz um Reset ao teu Apple Watch;
  • Ativa o modo de avião no teu iPhone de maneira a que o Apple Watch também o faça automaticamente. Por último, desativa o modo de avião nos dois equipamentos individualmente.
A tua subscrição no iFeed foi efetuada com sucesso.
Bem-vindo de volta! Iniciaste sessão com sucesso.
Perfeito! O teu registo foi concluído com sucesso.
O teu link expirou
Parabéns! Verifica o teu e-mail e utiliza o link para iniciar sessão.