SOS de emergência via satélite disponível nos iPhones 14 dos EUA e Canadá

Utilizadores de iPhone 14 nos EUA e Canadá já se podem conectar ao SOS de emergência via satélite. Em dezembro mais países juntam-se à lista.
Escrito por Samuel Pinto e
3 mins de leitura
SOS de emergência via satélite disponível nos iPhones 14 dos EUA e Canadá
Publicidade
Publicidade

A Apple disponibilizou hoje, (15 de novembro) nos EUA e Canadá, o seu serviço SOS de emergência via satélite para os proprietários de todos os modelos de iPhone 14, a saber, iPhone 14, 14 Plus, 14 Pro e 14 Pro Max. No seu comunicado de imprensa, a Apple também revelou que em dezembro, mais 4 países europeus receberão o serviço SOS de emergência via satélite, são eles, o Reino Unido, França, Alemanha e a República da Irlanda.

Esta funcionalidade exclusiva dos modelos de iPhones mais recentes, foi apresentada durante o evento Far Out realizado em setembro, mas só agora chegou aos utilizadores. O serviço opera por intermédio da rede de satélites Globalstar, projetada especificamente para disponibilizar serviços a smartphones.

O SOS de emergência via satélite permite o acesso ao serviço de emergência como o 112 (911 para os EUA e Canadá) a utilizadores que se encontrem em áreas isoladas ou remotas e que não tenham qualquer tipo de cobertura de rede móvel ou Wi-Fi. Os utilizadores que não consigam ter acesso aos serviços de emergência por falta de rede móvel ou Wi-Fi, terão à sua disposição no iPhone, uma interface fácil de usar, de forma a ajudá-los a utilizar uma conexão via satélite.

Um pequeno questionário é exibido para ajudá-los a responderem a perguntas vitais, e à distancia de toques simples, os utilizadores enviam as informações necessárias para uma equipa de emergência mais próxima, e assim garantir que eles possam entender rapidamente a situação e a localização de quem pediu socorro.

Concluído o questionário, a interface do serviço ajudará os utilizadores a orientarem e apontarem o seu iPhone para o satélite mais próximo , realizarem a conexão e dessa forma enviarem informações importantes como a localização, altitude, nível de bateria do iPhone e até a ficha médica se ela estiver habilitada.

Embora em países suportados, o serviço seja gratuito nos primeiros dois anos para os proprietários de iPhone 14 (a partir do momento da ativação de um novo iPhone 14), ao fim desses dois anos, o serviço deverá ser fornecido através duma assinatura, mas ainda não há informações acerca do custo, findado o período gratuito.

Com este recurso ativo, os utilizadores também podem partilhar o seu paradeiro com os seus familiares ou amigos via satélite através da aplicação Encontrar. O SOS de emergência via satélite e a rede Encontrar via satélite requerem iOS 16.1 ou posterior. Poderás saber mais detalhes acerca do funcionamento do SOS de emergência via satélite neste artigo do iFeed.

Publicidade
Publicidade
Partilhar artigo