Temporada das festas com o Apple Home

Chegamos a Dezembro e o frio dá o mote para a celebração das festas que se avizinham. Com a Apple Home, podes eleva-las a todo um outro nível!
7 mins de leitura
Fonte: 9to5Mac
Fonte: 9to5Mac
Publicidade
Publicidade

Natal é família, conforto e fundamentalmente partilha. E porque não recorrer à tecnologia para incrementar tudo isto?

É certo que há muita oferta no mercado. Mas tudo o que te recomendo aqui será para fazeres de forma centralizada na aplicação Apple Home. Isto porque, à boa maneira desta empresa, a transversalidade entre todos os teus dispositivos é funciona extraordinariamente bem, particularmente quando tens um HomePod Mini.

A ideia subjacente aos acessórios HomeKit não visa apenas o controlo e automação da casa. Trata-se também, e cada vez mais, da criação de ambiências, pautadas por sonoridades, luminosidade, cromatismo e mesmo temperatura.

É certo que terás um período de festas em que os teus pedidos à Siri serão apenas em inglês. A Apple não dará com certeza esse enorme presente de Natal aos portugueses. Mas enfim, já isso que acontece durante o todo o ano. Este período não será exceção.

A parte gira é que consegues controlar tudo através do teu iPhone, iPad, Apple Watch, Home Pod ou HomePod Mini, dentro e fora de casa!

Encontra ou cria uma Playlist com canções de Natal

Fonte: Under the Christmas Tree
Fonte: Under the Christmas Tree

O que não falta na Apple Music são playlists com músicas de Natal. Se o algoritmo estiver muito bem treinado, a Siri até que acerta (ou quase). Mas melhor, melhor, é dares-te ao trabalho de escolher uma a uma as que mais gostas e adiciona-las à tua biblioteca e criares uma playlist.

Depois basta pedires à Siri que inicie a reprodução da tua seleção e que iniciem as festas.

Partilha audição das canções preferidas de toda a família através do AirPlay

Fonte: Apple
Fonte: Apple

Mas há outra forma muito interessante de criar ambientes sonoros. Se, para além de ti, outros convidados ou familiares forem detentores de um dispositivo Apple, pode-se criar uma dinâmica interessantíssima de partilha entre o grupo. Cada um tem as suas preferências e, em vez de teres que estar a controlar tudo com o teu iPhone, todos têm a possibilidade de enviar pelo ar as canções que mais gostam.

Seja durante um sossegado jogo de tabuleiro ou para dançar numa passagem de ano, ninguém fica atrás de ninguém na criação do ambiente sonoro da festa. Bem...  pelo menos é mais democrático: nem toda a gente poderá gostar da mesma coisa, mas pelo menos não estão num sítio com um DJ a tocar música horrível com níveis de volume ensurdecedores.

Comunica e partilha o visionamento de um filme ou de canções com entes queridos que estão longe

Fonte: Apple
Fonte: Apple

O SharePlay do iOS 15 trouxe esta grande mais valia. Durante uma chamada FaceTime agora podes partilhar muito mais do que uma chamada telefónica. Mesmo remotamente, o controlo do volume, da reprodução, a partilha de ecrã, entre outras coisas, são partilhados entre todos os participantes na chamada.

Por muito que possa custar estar longe dos nossos, o SharePlay vem atenuar esta distância física ao permitir uma interação em direto e ao vivo a partir de qualquer lugar. Lê mais sobre o SharePlay aqui.

O que é o Apple SharePlay e como vai funcionar no iOS 15?
Queres saber o que é e quando vai ser lançado o Apple SharePlay? Lê tudo aqui!

Incrementa a tua decoração com a criação de cenários

Com os acessórios adequados podes criar mudanças radicais e extrordinárias de um momento para o outro dentro da tua própria casa. Podes, por exemplo, criar um "Modo noturno" reduzindo a intensidade das luzes e altera-lo para um "Modo cinema", mudando a sua cor e ativando barras de cor ou fitas led que tenhas atrás da tua televisão. Quando estiveres despachado da sala, pura e simplesmente ativas o "Modo dormir", e tudo se desliga na sala ao mesmo que tempo que os candeeiros do quarto se ativam.

São apenas alguns exemplos, mas é a tua imaginação e a quantidade de acessórios que tenhas que determinam até onde podes ir com esta funcionalidade.

Criar um cenário

  1. Vai à app Casa
  2. Clica no botão "Adicionar (+)" e a seguir em "Adicionar cenário"
  3. Dá o nome ao cenário (não te esqueças que tem que ser na língua em que está a tua Siri, caso contrário ela não reconhecerá a instrução verbal)
  4. Clica em "Adicionar acessórios" e escolhe os que pretendes em cada divisão, primindo "Ok" no canto superior direito no final
  5. Configura os que queres ter ligados, em que intensidade e/ou cor (no caso de se tratar de luzes)
  6. Testa o cenário
  7. Se pretenderes inclui o cenário nos teus favoritos

Agora imagina que tens a tua árvore de Natal ligada a uma tomada inteligente, paineis coloridos na parede e eventualmente lâmpadas inteligentes nos teus candeeiros.

Com esta dica, cria uma cenário em que todas as luzes que tens na sala intensificam o ambiente criado pela árvore. De repente todo espaço muda e ficas ainda mais imbuído no espírito do Natal.

Converte a tua sala num cinema

Fonte: Best Buy
Fonte: Best Buy

Com base no ponto anterior, os cenários são fundamentais para criares um ambiente escuro e imersivo para assistires ao teu filme ou série preferidos numa plataforma de streaming (de lembrar que a Apple TV+ está cada vez melhor nos seus conteúdos). Como nos cinemas há aquelas luzes azuis ou verdes que dão aquele ambiente futurista, podes sempre tentar reproduzir em casa.

Há inclusivamente acessórios que sincronizam as cores da barras ou fitas led (bem como de todas as luzes da tua sala) da televisão com a imagem, criando uma atmosfera brutal, sobretudo em filmes de ação. Não querendo passar a publicidade, mas já passando, podes ver um exemplo aqui.

Transforma a tua televisão num karaoke

Fonte: MacRumors
Fonte: MacRumors

Todos sabemos que a Apple Music tem um modo de visionamento no qual, durante a reprodução da música, a letra vai acompanhando. Dependendo do teu gosto por este tipo de práticas, claro que não se trata de um karaoke. Para isso necessitarias de microfones e outra parafernália entre a qual a própria música seria desprovida do vocalista.

No entanto não é por isso que não podes acompanhar e cantar com o teu grupo de convidados por cima da música original das tuas bandas preferidas. Bem, talvez disfarce (ou não) as desafinações. Mas também não é um concurso de talentos e todos se divertem. Mas nota que, apesar de tudo, a Apple Music tem mesmo canções para modo Karaoke

Com a Apple TV e dois HomePod Mini (ou qualquer sistema de som que possas ter associado à televisão), a experiência torna-se muito mais interessante com todos a ler as letras das canções a partir do ecrã da televisão.

Para ativares a função (caso já não esteja) é simples:

  1. Acede à app Música na Apple TV
  2. Escolhe e inicia a reprodução da canção que queiras
  3. Clica no botão "Menu" do comando
  4. Escolhe a opção "Letras" no canto superior direito, representado por um balão com aspas no interior

Salão de jogos doméstico

Fonte: iMore
Fonte: iMore

Claro que a grande maioria das pessoas que gosta de jogar terá com certeza uma consola dedicada. Mas para outros, o Apple Arcade é suficiente. Mas atenção que a Apple está a dar cada vez mais cartas neste departamento. A concorrência que se cuide.

Para todos os efeitos, adquirindo dois comandos compatíveis com a Apple TV, há mais de 200 jogos sem anúncios ou compras no Apple Arcade com os quais todos podem passar óptimos momentos de entretenimento.

Mantém o ambiente quente e seguro com tomadas inteligentes

Fonte: uBuy
Fonte: uBuy

Os eletrodomésticos e luzes de Natal estão cada vez mais evoluídos e seguros. Mas nunca fiando. Nada como ter tomadas inteligentes ligadas à Home App para que as possamos controlar em casa, e principalmente quando não estamos lá e por qualquer motivo nos esquecemos de desligar a árvore de natal ou o aquecedor.

Além disso, as tomadas inteligentes são uma excelente adição para a criação de cenas no caso de aparelhos que não tenham um controlo / compatibilidade diretos com a Home App.

Guarda recordações com as câmaras de segurança

Fonte: Ads Security
Fonte: Ads Security

As câmaras de segurança não servem apenas para monitorizar a tua casa enquanto estás fora. Guardando no iCloud ou num cartão micro-SD, podes descarregar os conteúdos captados pela tua câmara de segurança para mais tarde recordar.

Pode parecer estranho, mas só muitos anos depois darás valor a esses ficheiros. Não se trata de voyeurismo, mas antes de uma perspetiva diferente de tempos que já passaram. A dada altura, tal como nos reality shows, as pessoas nem se lembram que estão a ser filmadas, captando por isso todas as reações naturais, que de outro modo não seriam possíveis em situações de filmagens com o iPhone, etc.

A tecnologia de hoje permite guardar uma quantidade enorme de informação numa pen ou noutro dispositivo de armazenamento. Reafirmo: pode parecer estranho agora, mas daqui a duas ou três décadas, é um tesouro.

Festas com HomeKit

E com estas estas sugestões te deixo. Como disse acima: o limite é a vossa carteira e imaginação. Por muito que em Portugal o website oficial da Apple nem sequer se dê ao trabalho de desenvolver este tema, podem consultar a miríade de opções no americano.

TV & Home
Simply connect Apple TV, HomePod mini, and other accessories to experience a smart home that runs flawlessly across your devices.

Disponibilizo-te aqui também um artigo aqui do nosso iFeed sobre esta questão para que não deixar nada de fora.

TV & Casa: a nova categoria criada pela Apple
Rendes-te ou não à ajuda que a Siri te pode dar dentro de casa? Mas tens também que preparar o mindset... e a carteira.

De resto, e no contexto deste artigo, desejo-te boas festas, cheias de luz, música e cor!

Publicidade
Publicidade
Partilhar artigo