Há uma questão que surge há vários anos e que tem que ver com a flexibilidade que a Apple oferece aos utilizadores na hora de personalizarem o botão lateral. Atualmente, a Apple não permite substituir o comando que ativa a Siri por outro assistente, por exemplo.
No entanto, quem tem um iPhone 15 Pro (ou mais recente) podes configurar o ChatGPT para o botão de ação. A aplicação gratuita do ChatGPT para iPhone possibilita interações por texto ou voz. Se definires o modo de voz diretamente no botão de ação, consegues iniciar de imediato uma conversa falada, tornando o acesso ao assistente mais rápido e sem mãos.
Como podes fazê-lo?
- Instala a aplicação do ChatGPT e inicia sessão (ou cria uma conta).
- Abre a aplicação Definições do iPhone.
- Toca em Botão de Ação.
- Vai até Controlos e seleciona as setas junto ao controlo atual.
- Na pesquisa, escreve “ChatGPT” e escolhe Abrir ChatGPT Voice.
A partir daí, basta manteres o botão pressionado para abrir o modo de voz do ChatGPT. Na primeira utilização, a aplicação pedirá acesso ao microfone, mas só terás de clicar em “Permitir” para concordares e usares a app livremente.
Se ainda não usavas este recurso ou se não tens um iPhone 15 Pro (ou mais recente), lembra-te que podes optar por adicionar um atalho no Control Center, também com essa funcionalidade. Por outro lado, graças a uma atualização recente, as conversas de voz decorrem na mesma janela das interações por texto. As respostas surgem em tempo real e combinam áudio, texto e eventuais elementos visuais, o que facilita alternar entre escrever e falar sem perder o contexto.
A melhor parte? Podes sair da aplicação durante uma sessão de voz sem a interromper. O diálogo continua visível na Dynamic Island, enquanto o Chat GPT processa a resposta.
Finalmente, apesar de oferecer um atalho físico para um assistente mais avançado e contextual, o ChatGPT não consegue executar ações típicas da Siri, como marcar eventos no calendário ou definir alarmes. Seja como for, nesses casos poderás falar com ela diretamente, através do comando “Hey, Siri”, agora em português.