Tudo o que sabemos da nova Apple TV, tvOS 15 e  Arcade +

Tudo o que sabemos da nova Apple TV, tvOS 15 e  Arcade +

A última atualização de hardware da Apple TV remonta a 2017 com a introdução do suporte a televisões 4K.

Nuno Rocha
∙ 4 minutos de leitura

Será em 2021 que vamos conhecer a sexta geração da Apple TV?

Em boa verdade a resposta a esta questão ainda não é uma certeza. Já por diversas vezes durante o ano de 2020 se falou no lançamento de uma nova Apple TV, o que, como sabemos, não se confirmou.

Contudo, agora o site israelita The Verifier avança novas informações acerca da Apple TV, do tvOS 15 e ainda um novo serviço de jogos que se poderá chamar Apple Arcade +.

Vamos por partes, não sem antes chamar a tua atenção para o facto de o The Verifier ter um registo de fiabilidade de rumores médio.

Apple TV 6ª Geração

As novidades que se sabem ainda são poucas, mesmo o que os rumores referem parecem-me mais suposições do que propriamente fugas de informação.

Parece-me óbvio que a nova Apple TV terá um novo processador. Há alguns meses circulou o rumor de que seria o A12X Bionic, mais recentemente fala-se que o A14 Bionic será o escolhido, ou pelo menos será este a base. Isto porque poderá haver lugar ao lançamento de um A14X Bionic, por exemplo, para servir uma eventual incursão da Apple TV no mundo das consolas de jogos.

Também o armazenamento interno deverá aumentar para 128GB de entrada, e seguidamente outras versões de maior capacidade, 512GB e possivelmente mais.

Com o objetivo aparente de centrar a Apple TV no mundo do Gaming, é também esperado um incremento na memória RAM, para uma melhor performance a todos os níveis.

Photo by Jens Kreuter / Unsplash

Para além disso, a nova box da marca da Maçã deverá integrar o chip Ultrawide Band U1. Este chip  poderá permitir uma ligação a outros dispositivos com maior eficácia e estabilidade em relação às mais comuns conexões de Bluetooth e WiFi.

Este chip poderá também ser responsável pela conexão aos controlos remotos. Falo aqui no plural, pois ainda se desconhece se estará apenas a ser equacionado um comando com as funcionalidades semelhantes ao anterior.

Há, na minha opinião, alguns cenários possíveis, sendo talvez o mais provável o lançamento de dois tipos de comando à distância. Um que apesar de redesenhado deverá ter basicamente as mesmas funcionalidades do controlo atual, e outro que possivelmente será um comando ao estilo das consolas de jogos.

Isto é naturalmente especulação da minha parte, o que para já é certo, é que a nova Apple TV implicará novo controlo remoto.

Já agora, como utilizador poderá também dizer-se que é um desejo meu.

Photo by Kelly Sikkema / Unsplash

Por fim, o The Verifier aponta o último trimestre de 2021 como data provável para o lançamento da nova Apple TV, veremos.

tvOS 15 com novidades

Uma nova Apple TV deverá implicar um sistema operativo com uma nova interface, da qual poderemos conhecer as novidades já em junho na WWDC, que em 2021 deverá uma vez mais decorrer online.

A pandemia obrigou, em 2020, a este novo formato a substituir o presencial, que na verdade se terá revelado um sucesso. O facto de ter sido bem sucedida, acrescido ao momento pandémico que ainda persiste, não restarão muitas dúvidas que a WWDC 2021 se deverá manter online.

No que concerne às novidade do tvOS 15, os rumores referem uma interface redesenhada, um modo para crianças, controlo parental total e também a funcionalidade "Tempo de ecrã", já nossa conhecida de outros dispositivos Apple.

Também a App Store da Apple TV deverá ser melhorada, ou seja, será sujeita a alterações estéticas e funcionais que deverão melhorar a experiência do utilizador.

A publicação israelita refere ainda, que está a ser ultimada a integração de um EPG (Episode Guide) para gerir a programação ou transmissão ao vivo de canais cuja app esteja na Apple TV.

Fica ainda por saber se haverá um sistema único que vá agregar alguns desses canais.

Apple Arcade +

É apenas um rumor e mesmo esta denominação é uma suposição.

A Apple estará em conversações com os grandes estúdios proprietários dos jogos mais populares, que habitualmente vemos nas consolas mais famosas como Xbox e PlayStation, ou mesmo nos PCs.

Lazy Sunday’s
Photo by Mnz / Unsplash

O objetivo será colocar estes jogos num serviço baseado na cloud (núvem), para serem jogados nos dispositivos da gigante de Cupertino. Aqui terá eventualmente especial destaque uma nova Apple TV, como referimos acima, mais completa e potente.

Resta agora saber se de facto  Arcade + será o nome escolhido e em que moldes este será disponibilizado aos utilizadores.

Urge definir o caminho da Apple TV

Neste momento a Apple TV é uma box que serve para pouco mais do que ver serviços de streaming de vídeo, planos de canais em IPTV recorrendo às apps das operadoras, ou como central de alguns dispositivos HomeKit. Haverá quem usufrua de outras funcionalidades, porém estas serão as principais.

Posto isto, e de acordo com as necessidade de cada um poderá não se justificar o valor que ela custa, face a outras alternativas no mercado.

A incursão da nova Apple TV pelo mercado dos videojogos pode ser uma solução viável, contudo, será sempre um caminho tortuoso, o da afirmação num meio tão competitivo e dominado essencialmente por duas marcas que já referi acima, Microsoft Xbox e Sony PlayStation.

Se será o passo certo a dar só o tempo o dirá, a certeza é que nós cá estaremos para te contar tudo.