tvOS 16: todas as novidades que chegam à nova versão do sistema

Tratam-se de tímidas melhorias, que a Apple nem sequer mencionou na apresentação da WWDC 2022.

A Apple deu a conhecer, durante a apresentação da WWDC 2022, as principais novidades do iOS 16, iPadOS 16, watchOS 16 e macOS Ventura, mas nenhuma palavra foi dita acerca do tvOS 16. O sistema operativo da Apple TV ficou aparentemente na gaveta, mas nós trazemos-te um resumo das melhorias e recursos encontrados na primeira beta disponibilizada aos programadores.

Novidades do tvOS 16

Compatibilidade com comandos Nintendo Switch: os comandos Joy-Con e Pro da Nintendo Switch passam a integrar a lista de comandos compatíveis com a framework Game Controller, no tvOS 16;

Suporte ao HDR10+: o sistema de High Dynamic Range que varia o brilho e oferece uma gama mais ampla de cores, é agora compatível com a aplicação Apple TV no tvOS 16;

Recurso de encaminhamento de vídeo na aba Apple TV+: a pré-visualização no topo da aba Apple TV+ permite-te descobrir o teu Apple Originals favorito;

Compatibilidade Matter: o Matter é um padrão de compatibilidade para ligação de casas inteligentes que permite o funcionamento conjunto de diversos acessórios em várias plataformas. Com Matter, podes escolher acessórios domésticos inteligentes e controlá-los através da app Casa e a Siri em dispositivos Apple. Para isso terás de ter o tvOS 16 e uma Apple TV ou HomePod a funcionar como hub doméstico.

Apple Fitness+: o tvOS 16 permite que, nos momentos cruciais do treino, os dados de intensidade surjam no ecrã para te dar motivação extra. Há quatro níveis de intensidade: Fácil, Moderado, Forte e Máximo.

Nova aplicação de controlo remoto: com o iOS 16, quando abres o controlo remoto na Central de controlo, uma aplicação é aberta para que possas controlar a tua Apple TV.

No Twitter surgiram ainda algumas descobertas, feitas por utilizadores que estão a testar o tvOS 16. Destacamos a possibilidade de: 1) os membros da família serem sugeridos como utilizadores na Central de controlo; 2) escolher o formato de 12 ou 24 horas através de uma nova opção; e 3) habilitar um novo recurso de acessibilidade chamado Hover Text.