VPNs: o que precisas de saber? Qual a melhor?

VPNs: o que precisas de saber? Qual a melhor?

Fica a saber o que é uma VPN, quais os seus benefícios e qual a melhor.

Daniel Gomes
∙ 3 minutos de leitura

O acesso à internet trouxe-nos uma imensidão de informação disponível na ponta dos nossos dedos (ou gadgets). Mas juntamente veio também um sem número de perigos à privacidade e segurança dos utilizadores. Uma solução tecnológica que veio procurar dar resposta aos problemas de segurança, privacidade e acessibilidade de conteúdos são as redes privadas virtuais (do inglês, virtual private networks, ou VPN).

Fica desse lado porque neste artigo vamos dar-te um guia prático e rápido para que domines os essenciais sobre as Virtual Private Networks e fiques a conhecer a melhor do mercado!

O que é uma VPN?

Imagina o seguinte cenário: estás no teu telemóvel e efetuas uma pesquisa num motor de busca. Já pensaste que dados seguem na rede e como estão protegidos? De uma forma simplista, ao fazeres uma pesquisa, envias um conjunto de dados referentes à pesquisa e um conjunto de dados que permitem identificar na rede quem fez essa mesma operação. Como na rede pública o tráfego de dados é elevado, os protocolos de comunicação entre entidades nem sempre são os mais seguros, pelo que os teus dados podem ser intercetados na rede e hackers poderem aceder aos mesmos.

Para garantir privacidade, autenticação e segurança dos utilizadores, as redes privadas virtuais (VPN) criam uma rede privada sob uma rede de comunicações pública. As VPNs criam conexões criptografadas entre o dispositivo de origem e o servidor. Para tal, é feita uma máscara ao endereço de IP, aquele que permite identificar o teu dispositivo, para que o mesmo não seja rastreado na rede.

Quais as vantagens de uma VPN?

Até agora, já percebeste as palavras na ordem do dia, certo? Segurança, privacidade e confidencialidade. Estas são, entre outras vantagens, as maiores razões pelas quais pessoais singulares e empresas recorrem a VPNs.

A proteção de informação privada e sensível está na ordem do dia. Existem numerosas formas de hackers rastrearem a nossa presença online, extraindo dados como e-mails, passwords ou acessos a contas bancárias. Principalmente em redes públicas Wi-Fi, uma VPN pode ocultar a localização real do utilizador e proteger os seus dados, criando uma ligação criptografada entre o dispositivo do utilizador e o servidor.

Outra das vantagens é o desbloqueio de conteúdos limitados pela rede atual. Determinadas plataformas de streaming, ou até mesmo websites, limitam os seus conteúdos a determinados países. Como a VPN pode proteger a localização atual do seu utilizador, a limitação de acesso a conteúdos deixa de fazer sentido uma vez que não é a localização atual do utilizador em causa.

Por fim, uma VPN protegerá o teu histórico de navegação. Para além do navegador de internet que usas, os provedores de serviços de internet também rastreiam praticamente todas as ações efetuadas. Grande parte dos sites também recolhem informação dos seus utilizadores para melhor traçarem um perfil do mesmo e vincularem essa informação ao endereço IP. Essa informação poderá ser vendida posteriormente, pelo que o uso de uma VPN não só permite mascarar o endereço IP que identifica o utilizador, como os dados da navegação do mesmo.

NordVPN: A melhor escolha!

Com tantas opções no mercado, sei que é difícil para os utilizadores saberem qual a VPN mais adequada ao seu uso quotidiano. Mas eu tenho a resposta para ti: A NordVPN!  A NordVPN assegura todos os fatores importantes numa ferramenta do género. E é multiplataforma!

  1. A tua privacidade é assegurada? Um provedor de VPN deve respeitar a privacidade dos seus utilizadores, da mesma forma que a VPN os deve proteger na internet. Desta forma, os provedores não devem rastrear ou registar as atividades online dos seus clientes. A NordVPN assegura isto.
  2. A VPN executa o protocolo de segurança mais atual? Existem diversos protocolos de segurança, sendo a NordVPN a que atualmente fornece maior segurança aos seus utilizadores.
  3. Qual a localização dos servidores? Se o utilizador quiser aparecer como se estivesse a aceder a partir de um determinado local, a existência de servidores nesse país facilitam a que o mesmo aconteça e a NordVPN contém uma lista bem recheada para que possas escolher uma nova localização.
  4. É possível configurar em vários dispositivos? Para um utilizador normal que faça uso de smartphone, tablet e computador (pelo menos), é interessante que a solução de VPN escolhida possa ser usada em vários dispositivos em simultâneo. A NordVPN funciona em qualquer dispositivo, seja Android ou iOS, e Windows ou Mac.
  5. Qual o preço associado? A NordVPN tem preços muito atrativos para um serviço deste género. Principalmente, se fizeres logo a aquisição de um plano para 1 ano ou 2. Aí os descontos podem chegar aos 50-60%, estamos a falar de um preço mensal de 3-4€/mês. Enquanto que se optares por um plano mensal vai-te sair por 10.16€.

Queremos saber: Utilizas frequentemente uma VPN? Utilizas a NordVPN? Partilha connosco a tua experiência.

A tua subscrição no iFeed foi efetuada com sucesso.
Bem-vindo de volta! Iniciaste sessão com sucesso.
Perfeito! O teu registo foi concluído com sucesso.
O teu link expirou
Parabéns! Verifica o teu e-mail e utiliza o link para iniciar sessão.