11 motivos para usares uma VPN

As VPNs são dos melhores métodos de proteção para quem navega na internet
Escrito por Pedro Alves e
4 mins de leitura
11 motivos para usares uma VPN
Publicidade
Publicidade

O acrónimo VPN significa virtual private network e, como o próprio nome indica, consiste num serviço que permite que liguemos os nossos dispositivos com acesso à internet a uma rede segura não física, mas virtual, que mascara o nosso IP de forma proteger e encriptar os nossos dados reais. Estas redes são asseguradas por servidores localizados um pouco por todo o mundo, que têm como função servir de filtro do nosso tráfego, protegendo o mesmo de ataques e olhares indesejados.

As vantagens e os motivos para se usar uma VPN são imensos, mas vamos aqui enumerar alguns que consideramos serem os de maior relevo. No entanto, temos desde já a certeza que, após a leitura deste artigo, não vais querer perder a promoção de Black Friday da NordVPN, durante a qual podes usufruir de:

  • 63% de desconto
  • 3 meses grátis
  • Garantia de reembolso de 30 dias

É sem dúvida uma campanha imperdível que não podes deixar passar em branco: basta clicares aqui e escolheres o plano mais adequado ao teu perfil de utilização. Após aderires, os parágrafos seguintes farão ainda mais sentido para perceberes o que andavas a perder:

Evitar a limitação da largura de banda

Há atividades que realizamos online que fazem uso intensivo da largura de banda do nosso serviço de internet, tais como streamings prolongados ou cloud gaming. Para evitar o congestionamento da rede, o provedor do serviço aplica muitas vezes limitações que resultam numa diminuição da velocidade disponível, resultando numa má experiência.

Uma VPN evita este acontecimento, pois encripta os dados enviados que deixam de poder ser lidos pelo ISP, resultando num usufruto total das especificações contratadas do teu serviço de internet.

Acesso seguro à rede doméstica mesmo fora de casa

Muitos de nós guardamos as nossas recordações e documentos pessoais num computador fixo doméstico. Quando estamos fora de casa, e pretendemos aceder ao conteúdo do mesmo, é recomendável que o façamos através de uma VPN para garantir o máximo de segurança e distância de olhares indesejados ao nosso precioso conteúdo.

Poupar dinheiro em bilhetes de avião, hotéis e aluguer de viaturas

Sabiam que quanto mais pesquisamos por um voo ou uma estadia num hotel, maior é a probabilidade de vermos o ser preço aumentar? Isto acontece porque enquanto navegamos na internet estamos constantemente a ser rastreados, e quando os rastreadores, por exemplo, do site de um hotel, se apercebem que temos interesse numa estadia no mesmo, apresentam preços superiores, pois consideram a venda como garantida. Efetuar este tipo de pesquisas com uma VPN ativa evita estas situações.

Além disto, há preços que podem mudar consoante o país onde estamos. A solução passa por nos ligarmos a um servidor de um país onde os preços sejam inferiores, e efetuar a compra a partir do site desse mesmo país.

Usar com segurança as redes Wi-Fi públicas

As redes wireless públicas, principalmente as que nem sequer requerem password, podem ser uma fonte de problemas graves, dado que qualquer pessoa mal intencionada e com alguns conhecimentos tem acesso à nossa atividade online, e até aos nossos dados, quando estamos a usar esse tipo de ligações.

O uso de VPN, que encripta todo o tráfego, ajuda a colmatar estas inseguranças eficazmente.

Protege os dispositivos móveis

Atualmente podemos usar VPN em qualquer dispositivo inteligente com acesso à internet, seja ele um smartphone, tablet, ou até uma Smart TV. Por exemplo, uma conta da NordVPN pode ser usada em até seis dispositivos, assegurando assim um nível de proteção elevado em todos eles.

Possui vários recursos úteis

A principal função de uma VPN é a encriptação dos dados de navegação e a ocultação do nosso endereço IP. Mas há várias outras funcionalidades úteis que são colocadas ao dispor dos clientes.

A NordVPN oferece por exemplo a função Kill Switch, que garante que a ligação à internet é interrompida no caso de falha do serviço, evitando dessa forma a navegação insegura. Outro recurso útil é o Threat Protection, que constantemente protege contra malware, anúncios indesejados, ficheiros maliciosos e sites mal intencionados.

Acesso a redes profissionais ou universitárias em qualquer parte

Muitas empresas e universidades impedem o acesso às suas redes internas caso se esteja fora do país em questão. Ora, com uma VPN isto pode ser contornado: basta que se utilize um servidor do país necessário, e a partir daí podemos trabalhar ou aprender, estejamos onde estivermos.

Downloads e uploads seguros

O sistema de partilha de ficheiros P2P (Peer-to-Peer) é normalmente associado pelos ISPs a práticas de pirataria, no entanto isso nem sempre acontece. Há conteúdo legítimo a ser partilhado dessa forma, mas devido à conotação do serviço é normal que o tráfego resultante do mesmo seja bloqueado. Além disso, é um sistema de partilha inseguro, pois qualquer utilizador na mesma rede pode ver o IP dos outros.

Ora, com uma VPN estes dois problemas podem ser ultrapassados num abrir e fechar de olhos: o IP real é camuflado, assim como o tráfego, evitando o olhar indesejado dos ISPs.

Diferenças de preços em compras online

Ninguém gosta de ser descriminado ao pagar mais pelo mesmo produto ou serviço do que outra pessoa. Ora, isto acontece muitas vezes nas compras online, em que determinado site apresenta um preço diferente consoante o país de acesso. Para acabar com essa prática, aplica-se o mesmo método usado em alguns dos pontos anteriores: um servidor de outro país. Podem até experimentar-se vários países e testar para ver em qual deles o preço do que queremos aparece mais baixo.

Experiência de jogo melhorada

Quem joga online sabe da importância que uma ligação estável representa. Devido a isso, muitas vezes acontece dos próprios adversários de jogo lançarem ataques na nossa rede, no sentido de inflacionar artificialmente o tréfego e levar a uma sobrecarga, tirando assim vantagem competitiva do ataque. Para tal, o atacante tem de ter acesso ao endereço IP do alvo, que mais uma vez pode ser mascarado com recurso a uma VPN.

A NordVPN possui uma funcionalidade chamada Meshnet, que permite a criação de uma rede encriptada e privada, que permite jogar com os amigos de forma segura através da ligação à mesma.

Privacidade acima de tudo

Todos os motivos apresentados são válidos, e podemos pensar facilmente em mais alguns, mas acima de tudo a nossa privacidade tem de imperar. Cada um de nós tem o direito de comunicar e navegar livremente na internet, sem ter milhares de olhos virtuais em vigilância constante.

Posto tudo isto, questionamos: ainda te sentes seguro sem uma VPN? Temos a certeza que não. Por isso, reforçamos que deves usufruir da campanha de Black Friday da NordVPN, clicando aqui. O próximo passo para uma navegação na internet ausente de situações desagradáveis está nas tuas mãos.

Publicidade
Publicidade
Partilhar artigo