5 apps para descomplicar o teu e-mail

Os e-mails amontoam-se nas tuas caixas de entrada e não tens tempo para os limpar? Perdes comunicações importantes que tens a certeza de as ter recebido? Então talvez não estejas a usar a app mais adequada no teu dia a dia.
7 mins de leitura
5 apps para descomplicar o teu e-mail
Publicidade
Publicidade

Digam o que disserem, por muito que tenhamos um número inimaginável de canais de comunicação, o e-mail é, e continuará a ser o fulcro da nossa atividade profissional (e não só). O nosso trabalho pode passar pelo Telegram, WhatsApp, Messenger, entre outros, apps estas de extrema utilidade para o desbloqueio de situações imediatas.

Ocorre, no entanto, que o e-mail serve hoje de prova escrita do recebimento e do envio de conteúdos. Sendo o natural substituto (mas ainda hoje, em pleno século XXI, não totalmente) do correio em papel, o e-mail persiste em manter-se insistentemente na nossa vida quotidiana, sem sinais de atenuação, ou sequer de alternativa.

Recorrendo ao website Finances Online, prevê-se que, entre 2017 e 2024, passaremos de cerca de aproximadamente 3,7 para 4,5 mil milhões de utilizadores de e-mail em todo o mundo, com o tráfego constantemente a aumentar.

Não será, pois, surpreendente, que as nossas caixas de e-mail sejam o mais absoluto caos. Exato. Eu disse "caixas" - plural. Quantos endereços de e-mail terás tu? Haverá aquela caixa para onde direcionas tudo o que não interessa, como newsletters que te dão um desconto de X % na tua primeira compra? Ou, pura e simplesmente, despejas tudo no mesmo endereço?

Independentemente do tipo de práticas e organização que tenhas, será seguro afirmar que terás centenas de e-mails por ler, e que adorarias que nem sequer aparecessem na tua caixa de entrada. Mesmo apesar da gestão que determinados fornecedores te oferecem, nunca parece ser suficiente.

Deste modo, há que passar para soluções mais robustas e capazes. Muito embora haja cada vez mais apps desta natureza, apresento-te aqui cinco excelente apps que, sem dúvida, te ajudarão nesta árdua luta diária de separação entre o trigo e o joio.

SaneBox

A designação desta app muito me apraz, por ser inspirada na sua proposta central: não enlouqueceres com os milhares de e-mails por ler, totalmente desorganizados e acumulados na tua caixa de entrada. No fundo, uma app que te permitirá manter a sanidade na tua atribulada vida quotidiana. E perguntarás como?

A SaneBox aposta tudo na sua avançada Inteligência Artificial. Estando apenas disponível para Gmail, iCloud e Outlook, os criadores da SaneBox preferem menos prestadores de serviços de e-mail (mas que são claramente os mais utilizados) para te dar muito mais.

Falei-te numa avançada Inteligência Artificial. Sem dúvida que sim. Mas, como é evidente, por muito que esteja preparada para te ajudar prontamente, uma das grandes vantagens é que tem muita enorme margem para aprender contigo. E é aconselhável que o faças. Quanto mais a ensinares, mais ela te facilita a vida.

Assim sendo, todas as tuas mensagens são analisadas, para que seja determinado o nível da sua importância no teu dia a dia. E é logo aqui que a SaneBox se distingue das restantes que te irei apresentar adiante. Pela sua lógica de processamento da informação, os teus e-mails ou  importantes ou não são. Se forem, permanecem na tua caixa de entrada, caso contrário, serão transferidos para pastas criadas pela app.

Para além desta interessantíssima forma de gestão, podes banir remetentes e, tal como num convencial despertador, fazer snooze a certas mensagens que não sejam relevantes num determinado momento. E, tal como num despertador, voltarão depois para que não as esqueças.

A opção não incomodar é também extremamente útil. Não podes passar a tua vida a verificar a tua caixa de entrada. Todos sabemos que, mesmo estando fora do horário de trabalho, quando aparece um e-mail importante, lá vamos nós trabalhar. Mas o mundo não desmorona se responderes quando voltares ao escritório ou ao teu computador em casa, no dia seguinte.

Embora a possas descarregar gratuitamente, esta app, que se integra nos teus gestores de e-mail do teu Mac, tem planos de assinatura que se iniciam nos 7 dólares por mês, e que podes cancelar a qualquer momento.

Link para website

Boomerang

Esta app é muito simples e desenhada para trabalhar com o Gmail. A ideia de te poupar tempo é a força inspiradora que advém da sua designação, ou seja, evita o "ir e voltar", tal como um boomerang. E, mais uma vez, perguntarás como.

O Boomerang para Gmail permite-te escrever um e-mail e agendar o horário a que o pretendes enviar. Melhor ainda, envia-te lembretes para que nada te escape. Lembretes até de quem não te chegou a responder a e-mails que enviaste!

Tem, inclusivamente, um modo a partir do qual podes enviar um conjunto de mensagens que te estejam a estorvar naquele momento para o arquivo. Mas não ficam lá para sempre: mediante a tua indicação, podes estipular uma data e uma hora para que elas regressem à caixa de entrada, marcadas como não lidas.

Uma ótima estratégia para que sejas tu a ter o domínio das tuas prioridades, sem acumulares uma montanha de e-mails sobre outros assuntos, que, naquele momento, apenas te fazem perder o enfoque.

Esta app é gratuita e está disponível ara Firefox 38+, Chrome 5.0+, Safari 5.1+, Opera 15+, e Edge 39+. Funciona, claro, com o Gmail e com e-mail do G Suite (Google Apps).

Link para website

Super Human

Minimal e com uma excelente apresentação, o Super Human destaca-se pela sua rapidez. Particularmente no que respeita à limpeza e organização das tuas caixas de correio. A empresa destaca a fronteira dos 100 milissegundos com um texto que vale a pena reproduzir:

O criador do Gmail, Paul Buchheit, tinha uma regra: cada interacção deveria ser mais rápida do que 100ms. Porquê? Porque 100ms é o limiar onde as interacções são instantâneas.
Trouxemos de volta a regra dos 100ms. Tudo o que se faz - iniciar, pesquisar, enviar correio - é incrivelmente rápido.
Experimente o correio electrónico mais rápido do mundo. Não há volta a dar.

Tal como a SaneBox, esta app é apoiada por uma Inteligência Artificial, derivando desta característica a sua designação de Super Human. Poderás, portanto, ter um super-aliado no teu dia a dia, que te ajudará a enviar respostas automáticas, agendar mensagens, anular envios e até cancelar-te subscrições de newsletters.

Disponível para macOS com Intel e SoC M, bem como para iOS, podes descarrega-lo gratuitamente. As assinaturas podem se mensais ou anuais (cobradas mensalmente), iniciando-se nos 25 e 30 dólares, respetivamente.

Link para website

Checker Plus para Gmail

Trata-se de uma extensão gratuita do Google Chrome, concebida para uma gestão de várias contas de Gmail em simultâneo. Não precisas sequer de abrir o teu browser para consultar e apagar os teus e-mails. É tão simples como isso.

Teres que entrar em cada do Gmail, alternar entre cada uma dessas contas, consultar os vários separadores... além de uma enorme perda de tempo, torna-se confuso e muitas vezes irritante.

Com o Checker Plus para Gmail, não tens necessidade de deixar o Gmail sempre aberto numa aba de teu browser. Por outro lado, só te envia as notificações que tu permitires, ou seja, não apenas podes escolher a secção do Gmail que te seja mais importante (por exemplo, não deves querer, com certeza, a social e a do spam), como também tas pode transmitir em áudio, com uma voz, que inclusivamente te lê a mensagem.

Um "simples" checker que poderá fazer toda a diferença.

Link para website

MyMail

À semelhança do Checker Plus para Gmail, o MyMail é também um agregador de contas. Mas não se limita a Gmail. Podes incluir contas Hotmail, UOL, Outlook, iCloud e, tal como a empresa afirma,  "praticamente todos os serviços de IMAP/POP3".

Para tudo isto, basta que cries um simples login com uma palavra-chave e estás pronto para agregar! A empresa aposta também, tal como o Super Human, na velocidade, destacando que o código foi criado de modo nativo, tornando, por isso a app mais rápida e estável.

Os criadores do MyMail apostaram também na otimização de recursos orientada para a poupança do pacote de dados móveis, seja por via da compactação de tráfego, como igualmente através da visualização de imagens e reemcaminhamentos sem teres que descarregar os anexos.

Embora bastante útil e, sublinhe-se, gratuita, esta app está apenas disponível para iOS e Android.

Link para website

Para uma vida mais sossegada

Todas estas apps são gratuitas para descarga. Umas mais abrangentes no que respeita à sua compatibilidade com vários sistemas operativos, outras nem tanto. Desde extensões para browers, passando por apps independentes até a apps que se diluem nos teus habituais gestores de e-mail, tens aqui cinco incríveis opções para acalmar o turbilhão de mensagens que assolam o teu trabalho diário.

Pessoalmente, prefiro que a Inteligência Artificial me ajude. Seja ela "Super-Humana" ou orientada para me manter a sanidade. Quer a Super-Human, quer a SaneBox têm esta poderosíssima ajuda da Inteligência Artificial.

Dotada de um design excecional a Super Human, acaba por ser mais cara e, embora muito bem construída, quando comparada com a SaneBox (que me separa nos tais dois cestos "Importante / Não Importante"), acaba por não ser tão interessante. Mesmo até porque não utiliza os gestores de e-mail a que estou habituado...

No fundo, a ideia é ter a app que melhor se adeque às tuas necessidades. E todos somos diferentes. Mas volto a insistir que, nos tempos que correm, a ajuda de uma Inteligência Artificial é cada vez mais imprescindível. E a da SaneBox convence e impressiona mesmo.

Mas testa por ti mesmo e só assim poderás escolher, de modo informado, entre estas cinco interessantíssimas apps. Não esqueças é do ponto mais importante: a ideia é conseguires mesmo ter uma vida mais sossegada.

Publicidade
Publicidade
Partilhar artigo