• Home
  • Dicas
  • 5 funcionalidades do ecossistema da Apple que garantem a tua segurança
Mesa com um iPad, um Apple Pencil, uns Air Pods e caixa e um iPhone virado para baixo.
Miguel Valente

5 funcionalidades do ecossistema da Apple que garantem a tua segurança

Cada vez mais os nossos dispositivos eletrónicos são indispensáveis para o dia a dia e contêm todas as nossas informações pessoais e profissionais, ficheiros, contactos e até meios de pagamento, o que, apesar de facilitar em muito as atividades quotidianos, constitui um sério risco.

Felizmente, um dos pilares dos produtos da Apple é a segurança dos dados dos utilizadores.

Face ID e Touch ID

Face ID a ser usado para o Apple Pay.

Quer percas o teu iPhone e alguém o encontre, quer sejas vítima de um roubo, quer simplesmente alguém próximo de ti seja muito curioso, é sempre possível que o teu smartphone vá parar a mãos alheias.

A autenticação biométrica é muito mais difícil de duplicar do que uma simples palavra-passe, adicionando uma camada extra de proteção ao teu dispositivo. Além disso, é prática e conveniente, permitindo-te até bloquear aplicações específicas através dos Atalhos.

Autenticação de dois fatores

Uma outra camada de proteção é a autenticação de dois fatores quando fazes log in no teu Apple ID. Deves sempre configurar a autenticação dupla para o teu Apple ID, para que, caso haja uma tentativa de log in num dispositivo diferente ou na web, a Apple te notifique, dando-te a opção de aprovar ou não essa tentativa.

Assim, recebes um código de confirmação num dispositivo de confiança, como o teu iPhone. Se não tiveres definido um dispositivo de confiança, o código é enviado para o teu número de telemóvel registado.

Prevenção de rastreamento no Safari

Os dados gerados pelos utilizadores são muito valiosos para as empresas e a prospeção de dados, por vezes ilegal, é uma realidade. O Safari contribui para a tua privacidade enquanto navegas na internet, não partilhando as tuas informações com a Apple e sendo transparente sobre a forma como estas são geridas.

Além disso, quando entras noutros websites, o Safari impede-os de monitorizarem a tua atividade e de recolherem os teus dados.

Find My e bloqueio de ativação

Ícone da aplicação Find My.

Perder um telemóvel ou um computador é sempre preocupante. A grande vantagem do ecossistema da Apple é que é muito mais fácil localizar um dispositivo perdido, desde que tenhas feito log in no teu Apple ID.

Com a aplicação Find My, disponível em todos os dispositivos, se perderes o teu iPhone, por exemplo, podes localizá-lo no mapa, quer esteja ligado ou desligado. Esta aplicação é ainda complementada pelo Bloqueio de ativação, uma funcionalidade disponível no iPhone, iPad, Apple Watch e nos Macs mais recentes.

Com o Bloqueio de ativação, caso alguém roube o teu iPhone, por exemplo, terá dificuldade em vendê-lo rapidamente, já que podes bloquear o dispositivo remotamente e este só poderá ser desbloqueado com as tuas informações de log in ou um código de bypass. Ou seja, mesmo que outra pessoa tenha o teu dispositivo, fica impedida de aceder às tuas informações.

Permissões e transparência das aplicações

Quando instalas uma aplicação através da App Store, esta tem que te pedir permissão antes de aceder à câmara, ao microfone ou à localização. Além disso, caso dês permissão para o acesso à localização, podes limitá-lo apenas às alturas em que estás a usar a aplicação em causa.

Captura de ecrã das permissões da Bolt no iPhone, com a localização apenas permitida "ao usar" e o microfone e rede local permitidos.

A funcionalidade de Transparência de Rastreamento assegura ainda que as aplicações não sigam a tua atividade em outras aplicações e websites a não ser que o permitas, sendo sempre obrigadas a pedir permissão.

Se ativares o Relatório de Privacidade das Aplicações no iPhone ou iPad, consegues confirmar quais aplicações tiveram acesso aos teus dados, quando lhes acederam e se os partilharam com alguma aplicação de terceiros.

Concluindo, à medida que a tecnologia evolui, as ameaças aos nossos dispositivos crescem e são necessárias mais e melhores medidas de segurança que protejam as nossas informações. É neste campo que a Apple se apresenta numa posição de destaque, criando um ecossistema que privilegia a privacidade dos utilizadores.

Queres mais novidades da Apple? Tens tudo aqui no iFeed:

Miguel Valente profile image Miguel Valente
Publicado a
Dicas