• Home
  • Rumores
  • A revolução dos AirPods começa em 2024
Imagem de um iPhone com AirPods
Gonçalo Antunes de Oliveira

A revolução dos AirPods começa em 2024

PUB

Como todos sabemos, a Apple disponibiliza no momento quatro versões dos nossos adorados AirPods.

Todos os AirPods da Apple
Fonte: Apple

Ao ter lançado estes fieis amigos no dia 13 de dezembro de 2016, a Apple fez o que lhe é costume: destruir por completo a concorrência. Entretanto, já correram praticamente sete anos, caracterizados por extraordinárias evoluções dos AirPods.

Todavia, a oferta atual está algo confusa, senão vejamos: no que respeita aos earbuds, no comparativo da própria Apple, só os AirPods Pro têm Áudio Adaptável, Cancelamento Ativo de Ruído, Modo Transparência e, claro, o processador H2. Tais diferenças justificam gastar mais €80 do que os de 3.ª geração para adquirir esta versão de topo.

Por outro lado, existindo ainda os AirPods de 2.ª geração à venda, gastar mais €50 para ter o mesmo processador H1, mais 1 hora de música com um carregamento, Áudio Espacial e hastes parecidas com as dos AirPods Pro, não se revelou suficiente para levar a que os consumidores aderissem aos AirPods de 3.ª geração.

Para além disto, temos ainda os colossais (e caríssimos) AirPods Max, que, não obstante alguns problemas, têm uma imensa margem de desenvolvimento.

Vem aí a revolução dos AirPods

Imagem com várias gamas dos AirPods da Apple
Fotografia por Akhil Yerabati no Unsplash

Mas entretanto, o nosso fiel amigo Mark Gurman da Bloomberg acabou de nos trazer novidades fresquinhas sobre toda a linha de AirPods, que passarei a enumerar:

  • Atualizações em toda a gama de AirPods: começando pelos earbuds de base e Max em 2024, seguindo-se os AirPods Pro em 2025 (o que faz sentido, visto que a 2.ª geração é recente).
  • Serão lançadas duas versões de 4.ª geração dos AirPods, que substituirão os de 2.ª e de 3.ª geração gradualmente, a preços muito semelhantes aos que a Apple está a praticar no momento.
  • Esteticamente, ambas as versões desses AirPods resultarão da fusão entre os AirPods de 3.ª geração e os AirPods Pro, apresentando desde logo hastes curtas, Cancelamento Ativo de Ruído e uma caixa de carregamento USB-C com altifalantes para alertas Find My;
  • O ajuste ao ouvido será melhorado na 4.ª geração, não sendo ainda claro se as pontas em silicone continuarão reservadas exclusivamente aos AirPods Pro;
  • Os AirPods Max terão uma porta USB-C e, em princípio, novas cores;
  • Os AirPods Pro terão um novo design, um chip mais rápido e, mais espantoso ainda, estarão preparados para servir de conveniente substituto de um aparelho auditivo, com a respetiva recolha de dados auditivos interligados com a app Saúde.

O reencontro do equilíbrio

Considerar earbuds da Apple nos tempos que correm, implica, sem dúvida alguma, o Cancelamento Ativo de Ruído e uma caixa de carregamento USB-C com alertas Find My. Pelo menos isso.

E portanto, será com toda a certeza esta a bitola a partir da qual a Apple se norteará. Como em tudo, a empresa da maçã é sobejamente conhecida pelos seus magníficos designs (por todos posteriormente imitados), sendo evidentemente de esperar que hastes compridas passem a fazer parte de um passado remoto.

Deste modo, e tendo certos parâmetros mínimos dados como garantidos, tudo será mais simples para os clientes Apple: terão quatro níveis claríssimos de escolha, cada um adequado à dimensão da sua carteira (não excluindo ninguém), e todos garante de excelente qualidade e interoperabilidade.

Gonçalo Antunes de Oliveira profile image Gonçalo Antunes de Oliveira
Publicado a
Rumores