Depois de vários meios de comunicação terem noticiado a indisponibilidade de algumas funcionalidades na União Europeia, a Apple decidiu vir a público confirmar que as novas atualizações dos seus sistemas operativos não incluirão todas as funcionalidades inicialmente previstas e anunciadas. A decisão está relacionada com a necessidade de cumprir as exigências impostas pelo Digital Markets Act (DMA), o regulamento atualmente em vigor na UE.
Empresa confirma outra funcionalidade que será afetada no iOS 26
Durante um encontro com responsáveis da UE e programadores, realizado em Bruxelas, Kyle Andeer, vice-presidente do departamento jurídico da Apple, afirmou que há funcionalidades que não podem ser lançadas neste momento.
Já tivemos de tomar a decisão de adiar o lançamento de produtos e de funcionalidades que anunciámos este mês para os nossos clientes na União Europeia.
Entre as funcionalidades afetadas encontra-se a nova opção "locais visitados", integrada na aplicação Mapas. Esta funcionalidade permite registar os locais por onde o utilizador passou e está a ser considerada por muitos como a base para funcionalidades mais complexas que recorram à inteligência artificial.

A par desta, existem outras funcionalidades que poderão ser igualmente adiadas ou excluídas da versão europeia do iOS 26. No entanto, a empresa garantiu estar a trabalhar para encontrar soluções que permitam disponibilizar essas funcionalidades "o mais rapidamente possível", apesar de todas as dificuldades.
De acordo com Andeer, a abertura forçada do ecossistema da Apple, exigida pelo Regulamento dos Mercados Digitais, pode representar riscos para a segurança dos utilizadores, motivo pelo qual algumas funcionalidades poderão ser suspensas ou revistas antes da sua implementação na União Europeia.
Há motivos para preocupação?
Esta não é a primeira vez que os utilizadores europeus enfrentam restrições no acesso a novidades da Apple. Em 2024, por exemplo, o lançamento das ferramentas de Apple Intelligence foi adiado na região, e a funcionalidade de Replicação do iPhone no Mac ainda não se encontra disponível.

Embora a Apple não tenha confirmado todas as funcionalidades que poderão ser afetadas, é claro que os impactos do enquadramento legal europeu continuarão a influenciar o desenvolvimento e a disponibilização das tecnologias da empresa no espaço europeu.
Não cremos que existam motivos para alarme por parte dos utilizadores da UE. A maior parte das funcionalidades do iOS 26 estará disponível na região, e a Apple tem demonstrado empenho em adaptar-se à lei vigente na UE, sem comprometer a experiência do utilizador. No entanto, é legítimo que os consumidores se preocupem com a possibilidade de continuarem a receber versões incompletas dos sistemas operativos e se sintam prejudicados face a utilizadores de outras regiões do mundo. A médio prazo, tudo dependerá da forma como a Apple e a União Europeia conciliam a inovação tecnológica com as regras de concorrência e de proteção de dados.