Contra algumas análises e previsões, o iMac de 27" foi o primeiro a ser atualizado, mas apenas ao nível das especificações. Ou seja, o design permanece inalterado com as mesmas margens que ninguém queria.

Assim, no campo das novidades, a Apple avança com mais performance, discos SSD em toda a linha e melhorias no ecrã Retina 5K. Mas não é só, espantem-se há uma atualização da qualidade da webcam para 1080p, bem como do microfone e das colunas.

Então, ao nível dos processadores temos a generalização dos chips Intel de 10ª geração que poderão trabalhar até 10 núcleos. Estes associados a memórias RAM de até 128GB que prometem máquinas ferozes.

Para juntar à festa temos uma capacidade gráfica superior com a nova geração da AMD, que vai incrementar a performance gráfica do novo iMac de 27" em até 55% relativamente ao modelo anterior.

Esta atualização integra agora em toda a linha discos SSD que no topo de gama pode chegar até aos 8TB. Também presente em todos os novos iMac de 27" temos o chip T2, este desenvolvido pela própria Apple é responsável pela gestão dos procedimentos de segurança e privacidade.

O ecrã Retina 5K foi também alvo de melhorias, suporta agora True Tone que automaticamente ajusta a temperatura da cor do ecrã de acordo com a luminosidade ambiente. Portanto, isto associado aos 500 nits de luminosidade, 14,7 milhões de pixeis e 1 bilião de cores prometem uma experiência imersiva de alta qualidade.

Neste capítulo temos ainda que destacar a possibilidade de configurar o novo iMac de 27" com vidro de nanotextura em vez do vidro convencional, tal como já havia acontecido no Pro Display XDR.

Neste momento, com o teletrabalho a ser o método utilizado por grande parte dos funcionários da Apple, certamente terão visto a necessidade óbvia de melhorar a câmara HD para os 1080p. De igual forma, o microfone passou a dispor de qualidade de estúdio, bem como as colunas que agora são capazes de produzir um som uniformemente equalizado. A Apple aponta para uma superior qualidade em chamadas de FaceTime e gravação de Podcasts, entre outros.

Para concluir o tema do novo iMac de 27", resta-nos mencionar que está já disponível para entrega imediata com valores a partir dos € 2.199,00.

Ligeiras atualizações no alinhamento do iMac de 21" e no iMac Pro

Por fim, o iMac de 21", tem agora disponível desde o seu modelo base um disco SSD de 256GB, em vez do habitual HDD de 1TB.

Já, o iMac Pro vê atualizada a sua gama de processadores com o modelo Xeon da Intel que de base funcionará com 1o núcleos e agora poderá chegar ao 18 núcleos nos modelos superiores.