Já passou mais de um ano desde que o Apple Pay chegou a Portugal, mas há muita gente ainda que não conhece ou não usa esta nova forma de pagamento. Aprende neste artigo o que é e como o configurar no teu iPhone, Mac e Apple Watch.
O que é o Apple Pay
A Apple criou um método de efetuar pagamentos digitais e deu-lhe o nome de Apple Pay. Funciona a partir da app Wallet, a mesma que serve para adicionar cartões de embarque. Ou seja, da mesma forma que se adicionam os bilhetes de avião na Wallet, é necessário inserir os cartões de crédito, débito ou pré-pagos. Sabe como.
Apple Pay: como configurar
Nem todos os bancos permitem pagar com Apple Pay, por isso, convém consultares antes de executar qualquer um dos passos seguintes se o teu faz parte da lista dos que suportam este método de pagamento.
Consulta aqui em baixo a lista completa:
- Activo Bank
- Bunq
- Caixa Geral de Depósitos
- Crédito Agrícola
- Curve
- FNAC (CaixaBank Payments&Consumer)
- iCard
- Millennium BCP
- moey!
- Monese
- N26
- Openbank
- Revolut
- Santander
- TransferWise
- Universo
- Zen.com
Em Portugal a lista oficial divulgada pela Apple conta com dezassete bancos.
O Apple Pay pode ser utilizado no iPhone, Apple Watch ou Mac, por isso, vamos explicar-te como é feita a configuração em cada um dos dispositivos. Em caso de dúvida se o dispositivo é compatível ou não, o melhor é consultares este link da própria Apple, com a listagem completa dos equipamentos que suportam o Apple Pay.
iPhone
São precisos apenas três passos para configurar o serviço no iPhone:
- Abrir a aplicação Wallet
- Carregar no sinal +, no canto superior direito
- Fazer Continuar, escolher o banco e adicionar o cartão
Aqui, há duas opções: fazer um scan do cartão físico ou digitar manualmente os detalhes do cartão que se pretende adicionar.
No caso de bancos digitais, como o Revolut é pedido que abras a aplicação desse banco e aqui selecciones o cartão que queres adicionar à Wallet.
Além disso, uma vez que é permitido ter vários cartões adicionados, para escolher qual o predefinido basta ires a Definições - Wallet e Apple Pay e debaixo do menu Predefinições de Transação, selecionar o cartão que deve ser usado por defeito.
Apple Watch
A configuração no relógio é feita a partir do iPhone, na aplicação Watch. Os passos são:

- Abrir a aplicação Watch no iPhone
- Entrar em Wallet e Apple Pay
- Adicionar Cartão (processo similar ao iPhone)
Mac
A configuração do Apple Pay no Mac requer um Mac com Touch ID (MacBook Pro de 2016 e superior ou MacBook Air Retina de 2018 e superior) , ou num modelo de Mac de 2012 e mais recente um dispositivo móvel conectado através de bluetooth (iPhone ou Apple Watch).

- Abrir as Preferências do Sistema e depois Wallet e Apple Pay
- Carregar em Adicionar Cartão e preencher as informações solicitadas.
- No caso de um Mac de 2012 ou posterior com conjugação com um dispositivo móvel, é necessário ir a Definições - Wallet e Apple Pay no iPhone ou iPad e ativar a função Permitir Pagamentos no Mac.
Como utilizar?

Fazer pagamentos com Apple Pay é muito simples e é permitido em qualquer estabelecimento que suporte a tecnologia contactless. Em vez de abrir a carteira e tirar o cartão multibanco, basta pegar no iPhone, carregar duas vezes no botão lateral (ou botão principal nos modelos iPhone 8 e anterior ou iPhone SE 2020) e fazer a autenticação, seja por Face ID/Touch ID ou introduzindo um código. E claro, encostar o iPhone ao terminal de pagamento.
Da mesma forma, com o Apple Watch basta carregar duas vezes no botão lateral e aproximar o relógio do terminal do pagamento.
Havendo mais do que um cartão no Wallet, antes da confirmação é possível selecionar outro cartão para efetuar o pagamento, em vez de utilizar o predefinido.
No caso do Safari e nos pagamentos a partir do Mac, havendo sites que permitem o pagamento com Apple Pay, este pode ser um bom método para compras online. Se o Mac possuir Touch ID, depois de definir o cartão a utilizar basta fazer a autenticação a partir dessa função.
Por outro lado, se o Mac não tiver o Touch ID, a autenticação é feita a partir de um dos dispositivos móveis, como o iPhone. Tão simples assim.
*Artigo atualizado a 25 de dezembro