Os recibos de leitura podem ter grande utilidade para nos certificarmos que as nossas mensagens não apenas foram recebidas, como também lidas. Poderá constituir uma enorme diferença para fazer prova, ainda que informal, de que alguma informação fundamental chegou efetivamente aos olhos do recetor.
No entanto, há também a dinâmica oposta. Um recibo de leitura pode ser interpretado por muitos como uma vigilância constante, numa perspetiva de invasão de privacidade. O controlo deve ser nosso, e lemos quando, onde e como queremos as nossas mensagens.
Já poucos se recordam dos tempos em que, quando se queria falar com alguém, era necessária uma ligação de um telefone fixo com fio (!!), perguntando se a pessoa estava em casa, e se era possível falar com ela. Tempos em que inclusivamente existia uma coisa que se chamava "impulsos", claramente audíveis enquanto se falava ao telefone, cada um deles indicando que mais "x" era adicionado à conta telefónica no fim do mês. Tempos em que, se acabasse a Internet em casa, o telefone continuava a funcionar sem problemas e sem necessitar de estar ligado à eletricidade.
Bom, mas esses tempos já foram, e para quem não quer ser controlado, surgiram recentemente em relatórios que, mesmo desativado o envio de recibos de leitura, estes continuavam a ser enviados.
Como deverás saber, a opção para ativar ou desativar encontra-se em "Definições -> Mensagens -> Recibos de leitura", cujo estado é transversal a todas as plataformas associadas à conta iCloud.
Embora ainda não exista uma correção oficialmente lançada pela Apple para resolver este bug, sugerimos-te que tentes reiniciar o iPhone e confirmar o problema foi ultrapassado.
Caso sejas bem sucedido, não há garantias de quando o bug possa tornar a ocorrer, mas pelo menos fica esta dica, que para muitos tem funcionado.
Deixa o teu comentário