Aprende a configurar o Face ID com máscara - novidade do iOS 15.4

Um recurso que a Apple adota tarde mas ainda muito útil em tempos de pandemia.

Uma das grandes novidades do iOS 15.4 é o Face ID conseguir reconhecer os utilizadores mesmo que com a máscara colocada. Esta novidade só está disponível nos modelos iPhone 12 ou posterior.

Até agora, a Apple tinha implementada uma solução alternativa para utilizadores de iPhones com Face ID e um Apple Watch emparelhado, que permitia desbloquear o iPhone com recurso ao Apple Watch quando se estivesse a usar uma máscara ou óculos de sol.

Mas claro este novo recurso é bem mais conveniente para todos e mesmo até mais seguro. Para os utilizadores de modelos anteriores ao 12 o recurso ao Apple Watch continua a ser a única alternativa para desbloqueio do telefone com máscara. E podes ver aqui como o configurar.

Se tens um dos iPhones 12 ou 13 e queres muito configurar o Face ID com máscara, o canal Apple Support lançou um vídeo no YouTube a explicar como podes configurar a novidade no teu equipamento.

Caso não possas ver o vídeo, eis como ativar o Face ID com máscara, passo a passo:

  1. Abre as Definições;
  2. Depois Face ID e código;
  3. Insere o teu código de segurança;
  4. Ativa a opção Face ID com máscara;
  5. Configura o novo recurso (basta seguires os passos).

Também podes adicionar óculos ao Face ID, para melhorar o reconhecimento com ou sem eles. Podes adicionar até quatro pares diferentes de óculos. Existe ainda uma opção de aparência alternativa, caso tenhas um penteado diferente ou algo do género.