As novidades da aplicação Meteorologia no iOS 15

As novidades da aplicação Meteorologia no iOS 15

Quase a sair o iOS 15, mostramos-te aqui as melhorias na que vai fazer de ti um autêntico Meteorologista.

Gonçalo Antunes de Oliveira
∙ 3 minutos de leitura

Não tem a qualidade que queremos? Compre-se a Dark Sky

A Apple não para de querer evoluir e melhorar os seus serviços. Talvez haja quem não se lembre entre os nossos leitores, mas não era fácil a altura em que dependíamos do Boletim Meterológico, avalizaddo pelo então Institututo de Metereologia e Geofísica, que dava na televisão.

Hoje em dia, com o céu pejado de satélites, centenas de apps dão-nos informações sobre o estado do tempo em tempo real, na palma da nossa mão.

Coloca-se então o caso de a Apple não estar satisfeita com a prestação deste serviço. Se os clientes consideraram que não era de todo a melhor, significa que estava na  altura de dar o salto qualitativo em vários níveis.

E, como dinheiro não é problema, compre-se a Dark Sky, uma das melhores, mais rigorosas e populares apps neste campo. E assim aconteceu em no dia 31 março de 2020.

Restava "apenas" a sua implementação de modo nativo no iOS, e passado um ano e pouco, cá estará ela na nova iteração do iOS 15!

Dark Sky agora detida pela Apple
Dark Sky agora detida pela Apple

Revolução numa das mais antigas apps do iOS

Resolvido o problema das fontes de informação, a Apple não quis ficar por aqui. Havia que dar uma grande volta à apresentação e ao modo como o utilizador pode usufruir deste serviço sem sacrificar a familiaridade do interface. Não queremos sair de casa sem estar preparados para as condições climatéricas que nos esperam, pois não?

Logo na página inicial, passamos a ter uma previsão diária mais intuitiva, com barras horizontais separadas que distinguem cada dia.

Abertura | Fonte: MacRumors.com
Abertura | Fonte: MacRumors.com

Módulos

Mas a parte boa vem logo a seguir. À medida que fazemos o scroll down, em vez de do tradicional nascer e pôr do sol, chuva, humidade, vento, etc., o nível sobre a olhos vistos: passamos a ter tudo isto separado por módulos condicentes com o estilo da Apple, ou seja, secções com a informação apresentada em tempo real.

Scroll down | Fonte: MacRumors.com
Scroll down | Fonte: MacRumors.com

Enfim, tudo agora tem um sítio próprio e arranjado, tal como a maçã tão sabe fazer, absolutamente intuitivo. Reparem, como pequeno exemplo, que até tem uma bússola que mostra para onde e com que velocidade sopra o vento no momento da consulta.

Mapa

Na secção do Mapa é possível clicar e entrar em modo full screen, obtendo informações sobre a precipitação, qualidade do ar e temperatura, com as necessárias gradações cromáticas, zoom, e outros detalhes contextuais.

Secção Mapas | Fonte: Allinfo
Secção Mapas | Fonte: Allinfo

Mas atenção que os dados sobre qualidade do ar ainda não cobrem o nosso pequeno Portugal. E já que estamos nisto, também a informação hora-a-hora sobre a precipitação (uma inovação tão interessante) não incluirá para já o nosso país.

Planos de fundo

Não nos esquecendo que estamos a falar da Apple, obviamente que os olhos também comem. Não era preciso, mas lá está: é bonito. A Meterologia tem agora agradabilíssimas animações em plano de fundo, qual cereja no topo do bolo.

Animações | Fonte: Allinfo
Animações | Fonte: Allinfo

Sim, mas como continuamos a falar da Apple, só funcionam para quem tem um processador A12 ou superior. Mas vá lá, se contarmos com o iPhone 13 deste ano, ainda contempla três iterações anteriores do dispositivo. Funciona a partir do iPhone X para cima.

Um passo em frente

E cá está mais um apontamento da empresa que nunca pára de pensar no que pode melhorar para se manter na vanguarda e garantir os critérios de excelência a que nos habituou.

O que achas desta nova versão da Meteorologia? Deixa os teus comentários abaixo!

A tua subscrição no iFeed foi efetuada com sucesso.
Bem-vindo de volta! Iniciaste sessão com sucesso.
Perfeito! O teu registo foi concluído com sucesso.
O teu link expirou
Parabéns! Verifica o teu e-mail e utiliza o link para iniciar sessão.