As vantagens da utilização de um serviço de VPN são imensas, e desengane-se quem pensa que são exclusivas de computadores ou smartphones. Atualmente, a internet está presente em praticamente todos os dispositivos eletrónicos que temos espalhados pela casa, o que significa que todos são potenciais usufruidores daquilo que uma VPN pode oferecer de melhor.
Entre os benefícios de um serviço desta natureza, podemos enumerar a encriptação dos nossos dados e do respetivo histórico de navegação, a camuflagem do tréfego, a alteração virtual da nossa localização, e a fuga a anúncios publicitários.
Ora, conforme mencionado atrás, não são só os aparelhos mais comuns a terem a capacidade de usufruir das vantagens das VPN. A Apple TV, por exemplo, consegue tirar partido deste serviço, pois o recurso à ligação a um servidor de outro país permite extender o catálogo de algumas plataformas de streaming. Contudo, não existe nenhuma aplicação de VPN nativa para Apple TV, pelo que temos de recorrer a algumas manobras para configurar esta ferramenta para utilização na box da Apple.
Existem três métodos diferentes para levar a cabo esta tarefa, e vamos utilizar a VPN da Surfshark como referência:
Através do router:
- Verifica nesta base de dados se o teu router é compatível com o firmware DD-WRT e, em caso positivo, instala-o;
- Instala um cliente de VPN no teu router; podes recorrer aos guias que a Surfshark disponibiliza para equipamentos Asus, DD-WRT e Tomato;
- Escolhe um servidor de uma localização à tua escolha e liga o modo VPN; podes certificar-te do seu funcionamento ao verificares o teu IP no Google.
Configura um router virtual com uma VPN para a Apple TV: (é necessário um PC)
- No teu computador, abre as definições do adaptador TAP, que podes encontrar na secção de rede e internet;
- Configura a tua VPN para permitir a partilha;
- Liga a tua VPN e o hotspot Wi-Fi, e conecta a Apple TV a esse mesmo hotspot.
Configura um DNS inteligente na Apple TV:
- Entra na tua conta da Surfshark;
- Na página "A Minha Conta" encontrarás a opção de ligar o DNS inteligente; ativa-o, e receberás um email quando o mesmo estiver pronto;
- Nas definições da Apple TV encontrarás a opção para configurar o DNS, e aí só tens de introduzir manualmente o endereço do teu DNS inteligente da Surfshark.
Conforme puderam verificar, a VPN da Surfshark, por permitir esta e outras configurações personalizadas, é bastante completa e abrangente, ganhando dessa forma a confiança da nossa escolha. Como gostamos que os nossos leitores usufruam do melhor serviço possível, com o preço mais simpático que conseguirem encontrar, juntamo-nos à Surfshark para oferecer a todos uma campanha imperdível: podem subscrever um plano com até 82% de desconto, e ainda com a oferta de dois meses de serviço! Para isso, basta clicarem neste link, que irá direcionar os interessados para a página específica destinada a esta oportunidade. Agarra-a enquanto podes!
Deixa o teu comentário