iMac Pro chega na próxima Primavera?

iMac Pro chega na próxima Primavera?

Ainda nem chegamos ao Natal, mas fervilha a curiosidade sobre o que 2022 nos vai trazer!

Gonçalo Antunes de Oliveira
∙ 2 minutos de leitura

Já restam muito poucos Macs ainda não renovados em toda a gama Apple. O elefante cada vez maior na sala chama-se iMacPro. Criticado por muitos, adorado por tantos outros, a verdade é que este modelo nem é um iMac nem um Mac Pro. Mas a Apple está constantemente a surpreender-nos. Ainda estão frescas as memórias dos recentes colossos MacBook Pro nas suas versões Pro e Max, cujas características não apenas estabeleceram novos e topos como também aprofundaram o fosso entre um modelo convencional e um Pro.

Portanto, fará algum sentido que, à semelhança dos seus congéneres portáteis, a Apple venha a criar um super iMac para quem ainda assim não tiver a necessidade de um Mac Pro, também essa "nave espacial" prevista para uma atualização em 2022.

Portanto, e de acordo com os mais recentes rumores, o suposto topo de gama Pro da gama iMac será equipado com um ecrã de 27 polegadas miniLED dotado de tecnologia ProMotion. Contempla-se ainda que este ecrã possa eventualmente integrar os sensores para o desbloqueio via Face-ID.

Com base nas atuais configurações dos iMac e dos MacBook Pro, na sua base, este modelo partirá dos 16GB de RAM e 512GB de SSD, podendo ascender até aos aos 64GB e 8TB de SSD. Segundo os rumores do leaker Dylandkt, os novos iMac Pro poderão incluir uma porta HDMI e um leitor de cartões SD, para além das portas USB-C.

Fonte: Apple Tomorrow / iMore
Fonte: Apple Tomorrow / iMore

Olhando para este tipo de rumor, não me custará muito depreender que, no que diz respeitos aos processadores, numa versão Pro, é provável que este iMac ostente os portentosos M1 Pro e M1 Max, todos com uma CPU de 10 núcleos e um Neural Engine de 16 núcleos, variando a GPU entre os 16 e os 32 núcleos.

Fonte: Apple
Fonte: Apple

Ou seja, arrisco-me a dizer que, acaso este rumor se confirme, nascerá um iMac destinado ao outro lado do fosso, aproveitando tudo que a Apple já trabalhou e lançou em 2021 nas suas gamas mais musculadas. Restará eventualmente considerar se, em termos de cores, por ser Pro, estas serão mais sóbrias ou se seguirão a linha da paleta viva e colorida, e ainda se a definição câmara frontal sofrerá ou não evoluções, visto que a dos MacBook Pro apanhou a boleia dos iMac...

Coloco então a pergunta: se o atual iMac de 27 polegadas vai, obviamente, ter que ser atualizado, deverá destacar-se pelo tamanho e, talvez um processador melhorzito, ou pertencer mesmo a uma galáxia diferente chamada Pro? Pois, e preparem-se para a fatura, está claro!

Faz-te sentido um iMac Pro? Sentirias essa necessidade? Deixa-nos as tuas opinões!

A tua subscrição no iFeed foi efetuada com sucesso.
Bem-vindo de volta! Iniciaste sessão com sucesso.
Perfeito! O teu registo foi concluído com sucesso.
O teu link expirou
Parabéns! Verifica o teu e-mail e utiliza o link para iniciar sessão.