Com a chegada do watchOS 6 no ano passado, os utilizadores do Apple Watch Series 4 e do Series 5 receberam o recurso de medição de ruído através do microfone dos seus relógios.

Exemplo do recurso medição de ruídos.

O iOS 14 apresentado na WWDC 2020 introduz também um recurso de acessibilidade muito parecido ao do watchOS 6, mas ao invés de reconhecer o som ambiente como um todo, ele mede o nível de ruídos que os teus AirPods - seja de primeira, segunda geração ou os AirPods Pro - estão a emitir, mostrando em tempo real na central de controlo se o volume da tua música é ou não prejudicial aos ouvidos. Mostrarei mais à frente uns exemplos e irei ensinar-te como ativá-lo!

Mas antes de prosseguirmos, é bom lembrar que excesso de sons muito altos todos os dias é super prejudicial aos nossos ouvidos, portanto aconselho-te a alternar entre os teus fones e o som da coluna do teu aparelho. Vamos lá!

A primeira coisa que tens que fazer é ativar o acesso do ícone na tua central de controlo:

  • Abre as Definições > Central de controlo > Adiciona o ícone de audição à lista.
  • Ao diminuir e aumentar o volume, o iOS irá mostrar-te o nível de ruído no ouvido e aparecerá um alerta na cor amarela em tempo real para que atentes ao risco da música muito alta.
Aqui está a animação do iOS14, ficou muito bom, não achas?!

Também podes ver o teu histórico de saúde auditiva na app Saúde no teu iPhone, basta abrires e procurar o mesmo ícone de audição da central de controlo:

O iOS cria um gráfico para que acompanhes o teu uso.

Pois bem, mais um recurso muito útil vindo para nos ajudar a cuidar da nossa saúde. Comenta connosco o que achas de tudo isto!