Aqueles que optam pela compra do iPhone como seu telemóvel pessoal, geralmente têm em mente que a captura de fotos e vídeos será superior à entregue por aparelhos de outras marcas – afinal de contas, os iDevices sempre foram conhecidos por sua superioridade nesses recursos. E para a nossa sorte, o que era muito bom está prestes a ficar ainda melhor, graças ao iOS 14 e diversas novidades que vão estrear com a plataforma.

Novos recursos de câmara estão a ser implementados na nova versão do sistema operativo móvel da maçã, algumas até deverão chegar aos modelos mais antigos do iPhone (desde que, é claro, eles sejam compatíveis com o iOS 14). Pensando nelas, o site GadgetHacks fez um compilado incluindo as mais relevantes, que listaremos a seguir.

iOS 14 traz diversas melhorias para a captura de fotos e vídeos

Maior agilidade na câmara

O iOS 14 vai permitir a captura de fotos até 90% mais rápido, em até quatro quadros por segundo – o tempo para capturar a primeira foto vai ficar 25% menor, e 15% menor para o Modo Retrato.

Estas melhorias foram relatadas no iPhone 11 Pro Max, então, pode ser que elas não cheguem com exatamente com o mesmo desempenho nos modelos lançados nos anos anteriores. Tudo vai depender da saúde da bateria, tempo de uso, versão do iOS e, é claro, das condições de iluminação e outros fatores.

Você decide: captura mais rápida ou melhor qualidade

Sabemos que em alguns momentos faz muita falta poder capturar as imagens o mais rápido possível, em especial quando estamos a lidar com crianças ou animais. Por isso, no iOS 14 a Apple vai implementar a possibilidade de priorizar uma captura mais rápida em vez de uma com melhor qualidade.

Este recurso vai chegar ativado de fábrica e poderá ser desativado indo a Definições > Câmara. De acordo com a Apple, o iOS vai adaptar a qualidade da imagem automaticamente de forma inteligente para que assim que o botão de captura for pressionado a aplicação Câmara leve menos tempo a aprimorar a fotografia.

Desta maneira, vai ficar mais fácil capturar momentos em que precisamos, sobretudo, ser ágeis (só resta saber se a novidade também vai ser aplicada ao modo Burst).

QuickTake chega a mais modelos do iPhone

O QuickTake permite capturar vídeos rápidos enquanto se utiliza o modo Foto na aplicação Câmara do iPhone 11, 11 Pro e 11 Pro Max e iPhone SE (2020). A novidade chegou ainda no iOS 13, e com o iOS 14 ela será expandida também para o iPhone XS, XS Max e XR.

Estabilização facilitada com o Night Mode

O Night Mode é, sem dúvidas, um recurso extremamente útil quando estamos a capturar fotos em ambientes com baixa luminosidade – o problema é que, muitas vezes, pode ser frustrante utilizá-lo, pois precisamos segurar firme o iPhone por alguns segundos para conseguir uma boa fotografia.

Com o iOS 14 a Apple vai facilitar o processo de estabilização utilizando o giroscópio do iPhone, exibindo um indicativo no ecrã para que possamos ter certeza de que a captura está estabilizada. Para ter um resultado aprimorado, o utilizador deve enquadrar a cruz amarela acima da branca.

Cancelar capturas longas com o Night Mode

Como mencionamos acima, o Night Mode requer que o utilizador segure firmemente o iPhone por alguns segundos para que o resultado final seja satisfatório, porém, diversas vezes isso leva muito tempo. No iOS 14 será possível cancelar a captura a meio do processo caso a imagem esteja a demorar muito para ser capturada.

A aplicação Câmara vai ganhar um botão Stop posicionado no mesmo lugar do obturador, basta premir o mesmo para que a captura seja interrompida.

Valores fixos para compensar a exposição

No iOS 13 e versões anteriores é um pouco difícil (quase impossível) manter o mesmo nível de exposição quando estamos a capturar uma foto ou vídeo e, ao mesmo tempo, a focar manualmente num objeto ou sujeito. Os valores acabam por ser alterados automaticamente, o que pode acabar a comprometer o resultado final.

A Apple implementou mudanças para facilitar o processo no iOS 14, graças a novos controlos adicionais que vão permitir que os utilizadores mantenham a exposição bloqueada enquanto estão a focar em algo diferente. Essa novidade é chamada de ECV (exposure compensation value) e está disponível na barra de ferramentas da app Câmara.

Exposição personalizada pode ser preservada

Ao encontrar os ECVs perfeitos para sua foto será possível preservá-los graças a uma nova opção presente nas definições da Câmara. Basta aceder ao menu Definições > Câmara > Preservar ajustes > Ajustes de Exposição.

Volume up volta a capturar sequências de fotos

A possibilidade de capturar sequências de fotos (burst) com o botão volume up estava presente no iPhone antes da chegada do iOS 13, mas por algum motivo, a Apple decidiu remover a possibilidade na versão atual estável do sistema.

O iOS 14 trouxe de volta esta possibilidade, ou seja, basta premir e segurar o primeiro botão na lateral direita para realizar diversas capturas sucessivas de fotos. Para habilitar o recurso, basta ir em Definições > Câmara > Usar Volume Up para Burst. Da mesma forma, o Volume down poderá ser usado para QuickTakes.

Selfies espelhadas

Algumas vezes quando capturamos selfies o que vemos no espelho não é exatamente o que a câmara do iPhone captura – isto deve-se ao facto de que o software acaba a exibir uma imagem não espelhada. Porém, o iOS 14 traz a opção de espelhamento de selfies, que pode ser ativada em Definições > Câmara > Espelhar câmara frontal.

Desta forma, o utilizador não vai necessitar de editar a orientação da imagem sempre que capturá-la, tornando todo o processo muito mais rápido antes de publicar aquela selfie para as redes sociais.

Atalhos para alternar resolução e FPS em todos os iPhone

Anteriormente, apenas o iPhone 11, 11 Pro, 11 Pro Max e iPhone SE (2020) possuíam atalhos para alternar a resolução da câmara e FPS dentro da aplicação nativa. Em todos os outros, o utilizador precisaria fazê-lo através das definições da câmara.

O iOS 14 trouxe os atalhos que ficam posicionados na parte superior direita do ecrã, bastando premi-los para ter acesso a outras opções. Até mesmo o modo Slo-Mo vai oferecer estas opções.

Indicadores verde e laranja

Na nova plataforma da maçã temos a presença de pequenas bolas nas cores verde e laranja, indicando que a câmara ou o microfone do iPhone, respetivamente, está a ser usado por alguma aplicação (não apenas a câmara).

Esta é uma ótima adição em termos de privacidade, permitindo que utilizadores tenham um controlo mais preciso sobre quais apps estão a utilizar estes recursos.

Leitura de QR codes aprimorada

A leitura de QR codes já pode ser feita atualmente pela aplicação câmara, mas algumas vezes, ela parece não conseguir identificá-los (especialmente quando eles são muito pequenos ou complexos).

O iOS 14 aprimora os algoritmos de deteção, entregando uma experiência de leitura muito mais rápida e precisa, o que será muito bem-vindo, por exemplo, quando utilizadores precisarem do recurso para ter acesso aos App Clips.