Mão esquerda a segurar um telemóvel cujo ecrã tem um quadrado estilizado com o número 18 no centro. Atrás, lê-se "iOS 18".
  • Home
  • Rumores
  • iOS 18: "será uma das maiores atualizações do iOS - se não a maior"
Miguel Valente

iOS 18: "será uma das maiores atualizações do iOS - se não a maior"

A apresentação do iOS 18 está ainda a seis meses de distância, mas os rumores sobre a próxima versão do software do iPhone já circulam com intensidade.

Mark Gurman, o conhecido jornalista da Bloomberg, tem divulgado nas últimas semanas diversas informações sobre as suas possíveis novidades, e até mesmo na sua última newsletter, publicada este domingo (28/1), ele afirma que dentro da Apple se olha para os trabalhos do iOS 18 como "uma das maiores atualizações do iOS - se não a maior".

O que nos dizem os rumores sobre o iOS 18?

Novo design

5 ícones em forma de cubo dispostos em círculo. A partir do centro, no sentido dos ponteiros do relógio, vê-se: App Store, FaceTime, Calculadora, um ícone com 9 quadrados de várias cores e, por último, mais à esquerda, as Mensagens.

Segundo Mark Gurman, espera-se que o iOS 18 traga uma nova linguagem de design, juntamente com a implementação de diversos e significativos recursos novos. A última revisão abrangente e substancial no design do iOS remonta a 2013, com o iOS 7. Desde então, a Apple tem concentrado os seus esforços em aprimoramentos, em vez de realizar mudanças drásticas. É relevante observar que o macOS, watchOS e tvOS passaram por alterações globais no seu design nos últimos anos, enquanto o iOS permaneceu fiel à estética apresentada em 2013.

Melhorias na Siri

iPhone pousado numa superfície, junto a uns AirPods, com a Siri ligada e o texto "Hey Siri" no ecrã.

O iOS 18 deverá ainda introduzir Inteligência Artificial generativa que deverá melhorar a forma como a Siri e as Mensagens respondem a perguntas e completam automaticamente as frases. Alegadamente, a gigante da maçã tem explorado ainda funcionalidades de IA para outras aplicações, como o Apple Music, o Pages, o Keynote e o Xcode.

Segundo o The Information, a fabricante americana planeia incorporar grandes modelos de linguagem na Siri para que tarefas complexas sejam otimizadas. A funcionalidade deverá ser lançada este ano, podendo fazer parte do leque de atualizações do iOS 18.

A Apple já confirmou publicamente o seu interesse na Inteligência Artificial generativa, mencionando-a até em ofertas de emprego no seu site. Tim Cook, CEO da empresa, afirmou ainda, numa entrevista dada à Forbes:

Temos estado a trabalhar em IA generativa há anos e temos feito muita pesquisa. [...] Vamos abordá-la com muita consideração e pensar profundamente sobre o assunto, pois estamos completamente cientes do maus usos que lhe podem ser dados e dos problemas em torno da parcialidade e da alucinação [...].

Melhorias na troca de mensagens com utilizadores Android

Ícone da aplicação das Mensagens da Apple.

No início de novembro, a Apple anunciou, para grande surpresa do mundo tecnológico, que vai suportar o protocolo de comunicações RCS no iPhone a partir do final deste ano, o que poderá significar que esta atualização será parte integrante do iOS 18.

A adoção do RCS por parte da gigante de Cupertino trará melhorias na aplicação das mensagens, principalmente nas conversas com utilizadores Android.

Nas próximas semanas, surgirão, com certeza, cada vez mais rumores sobre o iOS 18 e cá estaremos para te dar todos os updates.

Fica a par de todas as novidades da Apple aqui no iFeed:

Miguel Valente profile image Miguel Valente
Publicado a
Rumores