• Home
  • Notícias
  • Algumas novidades do iOS 14 foram pescadas no Android. Sabes quais?
Algumas novidades do iOS 14 foram pescadas no Android. Sabes quais?
Nuno Rocha

Algumas novidades do iOS 14 foram pescadas no Android. Sabes quais?

Com a apresentação do iOS 14 na WWDC 2020, ficamos a conhecer algumas novidades que vão tornar os nossos iPhones ainda mais práticos e atraentes. Algumas já as podes conhecer no hands-on do iOS 14 que o iFeed preparou para ti aqui, aqui e aqui.

Ainda que para os utilizadores de iOS representem novidades importantes, grande parte delas são já conhecidas em traços gerais dos utilizadores do Android.

Deixo-vos aqui um resumo de algumas dessas novas funcionalidades que o Cnet muito bem nos lembrou.

Obviamente que isto não tira o mérito à Apple, até porque algumas delas já são pedidas há muito tempo e agora prometem ser ainda melhores do que conhecíamos no Android.

App Traduzir

Com o iOS 14 a Apple introduz nativamente uma aplicação para tradução integrada com a Siri. Promete ser eficaz e vai também ser incorporada no Safari. Muito bom, contudo nada de novo, já uso a app Tradutor da Google que foi evoluindo e se revelou sempre minimamente eficiente. Sem esquecer que o browser Chrome tem o tradutor incorporado há uns bons tempos.

Widgets

Imagem 9to5mac

Chegam com muitos anos de atraso, mas antes tarde que nunca, evoluíram dentro do iOS e são agora nesta versão 14 bem mais funcionais e verdadeiros widgets. No Android já são verdadeiros widgets há muitas e muitas versões.

App Clips

Esta funcionalidade vai permitir entre outras coisas utilizar uma parte de uma aplicação, ou alguma funcionalidade desta sem que para isso seja preciso fazer download e instalar toda a aplicação. Poderá ser usado para uma operação esporádica, como a compra de um bilhete para um espetáculo ou o pagamento de um parque de estacionamento, por exemplo. Não tenho conhecimento que este método seja muito utilizado em Portugal, porém as Instant Apps existem no Android desde 2016 e têm a mesma função base.

Biblioteca de Aplicações

Imagem Cnet

Outra das novidades do iOS 14, bastante badalada, que vai permitir organizar as aplicações em grupos ou listas. Organizar o Ecrã Principal é o principal objetivo e nesse campo o Android alberga todas estas opções e ainda mais.

App Mapas com suporte para quem se desloca de bicicleta

É de facto um grande apoio para quem se desloca de bicicleta numa grande cidade. Neste momento a app Google Maps faz tudo o que foi anunciado na WWDC 2020 com a exceção da sinalética de escadas. Navegação passo a passo é uma realidade na app da Google, bem como demais informação que o utilizador gostará de saber que vai encontrar pela frente no seu percurso.

Picture-in-picture

Ver um vídeo enquanto navegamos por outras apps vai ser uma realidade no iOS 14. O vídeo aparecerá numa janela flutuante que pode ser deslocada para onde quisermos. Muito prático quando queremos continuar a ver um vídeo enquanto fazemos uma pesquisa no Safari por exemplo. Adivinha lá, sim isto já é possível no universo Android.

Modo Sono

O Modo Sono vai permitir, entre outras coisas, que programes um horário no teu iPhone para que durante esse período nada perturbe o teu descanso. Obviamente que aqui muito poderá ser inovador quando integrado com o Apple Watch, por exemplo. Todavia criar uma rotina de tempo de sono no Android já é possível fazer recorrendo à app Google Home.

Por fim resta-me arriscar dizer que todas estas funcionalidades integradas no ecossistema Apple vão funcionar de facto harmoniosamente. Por isso, não me espanta que apesar de recentes se venham a tornar mais completas e funcionais do que as existentes no mundo Android.

Este artigo não pretende ser um “objeto de arremesso” na eterna competição entre Apple e Google. Pelo contrário, é de saudar que ambas as marcas se inspirem no que há de bom no outro lado da barricada. Deste modo, quem ganha é o utilizador, seja do iOS ou do Android, ambos são sistemas perfeitamente capazes.

Nuno Rocha profile image Nuno Rocha
Publicado a
Notícias