MacBook Pro M3 recebe capacidade que todos esperavam

MacBook Pro M3 recebe capacidade que todos esperavam

Escrito por
2 minutos de leitura

A mais recente adição à família MacBook da Apple, o MacBook Air com processador M3, foi lançado no início desta semana, trazendo uma novidade muito esperada: a capacidade de suportar dois ecrãs externos em simultâneo, algo inédito nos modelos mais acessíveis desde a transição para o Apple Silicon há quatro anos.

Esta funcionalidade representa uma evolução significativa em comparação com os modelos anteriores da série M, que permitiam a utilização de apenas um ecrã externo, a menos que se optasse por manter também o ecrã integrado do MacBook em funcionamento.

Mas parece que tudo mudou a partir da segunda-feira passada, não só para o novo MacBook Air como para o MacBook Pro de 14" M3 já existente.

Apple MacBook Pro M3 com suporte multi-ecrã

Curiosamente, a novidade no MacBook Air M3 levantou questões sobre o MacBook Pro de 14 polegadas (modelo de entrada) também equipado com este processador e lançado no outono passado.

A boa notícia é que a Apple planeia uma atualização de software para esta máquina, que levará a mesma funcionalidade de suporte para dois ecrãs externos com o ecrã fechado. Embora ainda não haja uma data específica para a atualização, espera-se que ocorra em breve, com a introdução do macOS Sonoma 14.4.

A Apple incorpora finalmente, através do novo MacBook Air M3, a capacidade para usar vários ecrãs externos em simultâneo.

É importante notar, contudo, que apesar destes avanços, a configuração de múltiplos ecrãs ainda apresenta uma limitação: enquanto um dos ecrãs externos pode chegar à resolução 6K, o segundo ficará limitado a 5K.

Apesar desta restrição, a flexibilidade acrescida na configuração de ecrãs é um avanço significativo e muito antecipado para os utilizadores do MacBook Air e, em breve, do MacBook Pro 14" M3, refletindo o compromisso contínuo da Apple em melhorar a experiência dos seus dispositivos.

MacBook Pro M3: agora sim, verdadeiramente Pro

Até agora, quem preferia trabalhar com o MacBook Air ou Pro fechado (modo clamshell) via-se limitado a apenas um ecrã externo, um recuo face às possibilidades oferecidas pelos antigos modelos com processador Intel.

Naquela altura, era possível configurar até três ecrãs, incluindo o integrado, com suporte para dois ecrãs externos 4K. Contudo, este suporte foi reduzido para um único ecrã externo nos modelos mais recentes (com Apple Silicon), especialmente quando se tratava de resoluções 5K e 6K.

A Apple incorpora finalmente, através do novo MacBook Air M3, a capacidade para usar vários ecrãs externos em simultâneo.

A introdução do MacBook Air M3 não só traz de volta a possibilidade de trabalhar com dois ecrãs externos, ainda que com a condição de o fazer com o ecrã do laptop fechado, mas também marca um ponto de compromisso razoável para um dispositivo desta categoria.

Esta mudança visa sobretudo acomodar aqueles que desejam uma configuração de trabalho mais tradicional, com teclado e rato externos, permitindo que o MacBook fique simplesmente ancorado num canto da secretária.

Fica a par de todas as novidades da Apple aqui no iFeed:

Ajuda o iFeed a crescer partilhando este artigo nas redes sociais!
O link foi copiado!

Deixa o teu comentário

Também vais gostar deste conteúdo...
Pedro Henrique Carvalho / / 2 minutos de leitura

iPhone 17 Pro - Rumores: Vai a Apple desistir do titânio?

André Fonseca / / 1 minuto de leitura

A transformar vidas: AirPods Pro 2 em destaque no anúncio de Natal da Apple

André Fonseca / / 3 minutos de leitura

Qual o melhor iPhone a comprar em 2024?

André Fonseca / / 4 minutos de leitura

iPhone 16: ajudamos-te a escolher o melhor modelo para ti