macOS Ventura: estas funções são exclusivas a Macs com processador Apple!

Afinal, os chips da Apple tinham que ter vantagens adicionais.

Apesar do esforço para fazer transição dos seus equipamentos para Apple Silicon (processadores próprios), a empresa de Cupertino continua a providenciar suporte do macOS mais recente para equipamentos alimentados por Intel.

Apresentado na WWDC 2022, o macOS Ventura é a nova versão do sistema operativo para Macs. Contudo, existem funções que estão disponíveis apenas para possuidores de computadores com Apple Silicon.

Live Captions no FaceTime em Mac

Em primeiro lugar, as Live Captions no FaceTime em Mac estão disponíveis apenas com processadores Apple. Esta é uma função que transcreve o áudio de conversações em FaceTime para texto, útil em conversas de grupo, por exemplo, onde é fácil perder "o fio à meada".

Sendo esta função dependente do Neural Engine, a Apple decidiu limitá-la a Macs alimentados por processadores M1 ou M2.

Reference Mode no Sidecar

Em segundo lugar, temos o Reference Mode na função Sidecar. Esta função permite utilizar um iPad Pro 12.9 com M1 como monitor secundário de referência para o Mac. A função é exclusiva a este iPad Pro específico (devido ao ecrã Liquid Retina XDR) e a Macs com Apple Silicon.

O Reference Mode é um modo de ajuste que permite mostrar as mesmas cores, brilho e definição nos dois ecrãs, daí a necessidade do ecrã Liquid Retina XDR no iPad.

Emojis por voz

Finalmente, temos uma pequena função: a possibilidade de enviar emojis por voz enquanto ditas texto.