Se estavas a contar com novos Macs com processador M5 ainda este ano… parece que há más notícias. Segundo o sempre bem informado Mark Gurman, da Bloomberg, a Apple terá decidido adiar o lançamento da nova geração de computadores para 2026. Sim, leste bem: zero Macs novos no outono de 2025...
De acordo com o mais recente relatório do jornalista, os modelos com processador M5 — como o MacBook Pro e o MacBook Air — estão internamente apontados para o início do próximo ano. E atenção: Gurman não fala de mais nenhum modelo, por isso se estavas com esperança num novo iMac M5 ou Mac mini M5, é melhor esperares sentado...
Isto representa uma mudança importante nos planos da Apple. Inicialmente, os primeiros Macs com M5 estavam previstos para o final deste ano, começando pelo MacBook Pro. Mas parece que houve uma mudança de estratégia lá para os lados de Cupertino. Se isto se confirmar, será a primeira vez em muitos anos que a gigante tecnológica não lança um Mac novo no outono, uma altura que costuma ser reservada a essas atualizações, normalmente logo a seguir ao evento do iPhone.
E porquê este adiamento? Gurman não avança nenhum motivo concreto.
Agora, nem tudo são más notícias: o M5 ainda deve estrear em 2025, mas não num Mac e sim, no novo iPad Pro. Exatamente como aconteceu no ano passado com o M4, que apareceu primeiro no iPad e só mais tarde chegou aos computadores.

Portanto, se estavas a guardar o mealheiro para comprar um novo Mac com chip M5, talvez seja boa ideia mudares de planos. Respira fundo, espera com calma… ou então aproveita alguma promoção nos modelos com M4, que continuam a ser máquinas de respeito.