Protege-te com o NordLocker

Protege-te com o NordLocker

Testámos o NordLocker, uma cloud fácil, eficiente e encriptada. Aqui estão as nossas observações!

Joana Cabral
∙ 4 minutos de leitura

De cada vez mais o mundo em que a tecnologia e a partilha de informações online comandam a nossa vida, há coisas que se tornam ainda mais importantes de ter perto de nós, com a noção que não estão à distância de um clique para a maioria das pessoas.

Sejam números de cartões de crédito, documentos e faturas importantes, ou fotos com os teus entes queridos, tens o direito de manter o que é privado contigo e quem desejes que entre na tua esfera pessoal.

A encriptação de dados é um mundo em constante crescimento, que serve para nos manter a nós e tudo o que constrói a nossa identidade em segurança. O NordLocker é uma das ferramentas a que podes recorrer.

Primeiros passos

Seja para utilizadores Mac, ou utilizadores Windows, a instalação em si é facil. Mal a aplicação abra pela primeira vez, és redirecionado a uma página Web de forma a criar conta ou a iniciar sessão.

Após criar conta, tens de dar permissões ao teu sistema, de forma a teres parte do teu volume de disco encriptado para o efeito. Exige reiniciar o sistema e alterar as definições de segurança.

Depois de ultrapassares este passo, és convidado a criar uma chave de recuperação, que será a que tens de guardar cuidadosamente de forma a aceder às tuas pastas seguras.

E assim, a tua área encriptada estará pronta a usar!

Quando abrires as tuas pastas encriptadas, estas terão um aspeto semelhante à que apresentamos em baixo. Só tens de arrastar as tuas pastas privadas da Secretária, ou outra pasta, para dentro desta.

Podes criar tantas pastas (os ditos Lockers) quantas desejes, de forma a separar assuntos o melhor possível.

Layout do NordLocker
Layout do NordLocker

Mal tentes abrir a pasta do NordLocker no teu computador, verás que todos os documentos estão irreconhecíveis, mostrando o valor da ferramenta para os teus ficheiros mais íntimos.

Aspeto dos ficheiros encriptados no Mac, fora da aplicação
Aspeto dos ficheiros encriptados no Mac, fora da aplicação

Como partilhar com família e amigos?

É na vista principal, na barra superior, que poderás definir a partilha de um Locker com quem quiseres, através do endereço de e-mail. Se a pessoa em questão utilizar o NordLocker receberão notificação na aplicação. Caso não tenham conta, receberão um convite através do email que indicaste.

Partilhar conteúdos no NordLocker com terceiros
Partilhar conteúdos no NordLocker com terceiros

Se preferires não abrir a aplicação de todas as vezes que queiras encriptar uma pasta, o processo é muito simples! Carrega com o lado direito do rato sobre a pasta que queiras encriptar, e terás disponível a opção Convert to Locker. Podes escolher copiar os ficheiros para um Locker, mantendo os originais, ou mover completamente, perdendo a ligação aos documentos não encriptados.

Versão Free e Premium

Em conta gratuita, tens apenas 3GB disponíveis. No entanto, poderás subscrever um plano mensal (ou anual para maior desconto) de 500GB, o que é mais que aceitável para uma Cloud encriptada, uma vez que não se destina a guardares todos os ficheiros, mas os que contenham informações mais sensíveis.

Plano mensal e anual do NordLocker
Plano mensal e anual do NordLocker

Se quiseres subscrever também NordVPN e/ou NordPass Premium, será a altura perfeita em termos de poupança, com a oferta de descontos na subscrição conjunta.

Subscrição de NordVPN e NordPass Premium
Subscrição de NordVPN e NordPass Premium

Veredito Final

Confesso que fiquei um pouco reticente no início com todas as permissões necessárias. No entanto, entendo a necessidade para a função plena desta ferramenta, para a qual vejo imenso potencial.

Estamos longe dos dias em que, para ter connosco, precisávamos de carregar um dossier gigantesco. No entanto, chegamos ao extremo oposto, em que temos informação extremamente sensível nos nossos. Sejam registos médicos, códigos bancários, documentos de identificação, de imobiliário, fotos importantes, há informações que a segurança rotineira de outras Cloud pode não bastar para impedir que caia nas mãos erradas, como infelizmente se vê de vez em quando.

São ferramentas como o NordLocker que nos permitem ter um pouco mais de controlo na nossa vida digital, quando pensamos com o cuidado necessário na informação que temos por esse mundo fora.

Eis outras publicações que vais adorar ler:
A tua subscrição no iFeed foi efetuada com sucesso.
Bem-vindo de volta! Iniciaste sessão com sucesso.
Perfeito! O teu registo foi concluído com sucesso.
O teu link expirou
Parabéns! Verifica o teu e-mail e utiliza o link para iniciar sessão.