Acredito que em Portugal demore algum tempo a ser implementado, contudo o App Clips é um recurso bem interessante e que merece ser explorado.

Sendo um dos recursos que teve direito a destaque na Keynote de abertura da WWDC 2020, os App Clips, resumidamente, vão permitir aos consumidores utilizar uma versão mais pequena de uma aplicação, dedicada apenas a uma tarefa específica.

Vamos a um exemplo para tentar simplificar, imagina que vais de férias para uma qualquer cidade e para comprares um bilhete do metro podes fazê-lo através de uma aplicação. Até aqui nada de novo, o que o App Clips vai fazer, é que, ao alcance de um simples QR Code, por exemplo, tu tenhas acesso apenas à parte relativa à compra de bilhetes dessa app, gerando assim um pequeno download (inferior a 10MB), evitando terminares as férias com 10 novas apps no teu iPhone que só as usarás se um dia regressares a esse local.

Portanto, o objetivo passa por ter apenas o que interessa da aplicação naquele momento que necessitamos dela.

Para facilitar as operações nos App Clips estes serão compatíveis com "Sign in with Apple" e também com Apple Pay.

Para além dos QR Codes, os Clips podem ser acedidos pelos App Clips Codes, NFC, Banners no Safari, ligações em Mensagens e Cartões na app Mapas.

Há muito mais situações onde o App Clips pode ser usado, e isso será mais claro ao longo da própria adaptação dos desenvolvedores a este novo recurso.

Para já, ainda nem as primeiras betas foram esclarecedoras nesse sentido, e só é expectável que as apps compatíveis apenas comecem a disponibilizar esta funcionalidade quando o lançamento do iOS 14 for efetivo.

Por terras lusas é natural que esta funcionalidade demore mais algum tempo a singrar, visto que no nosso país os utilizadores são maioritariamente adeptos do mundo Android.

Fica atento ao iFeed, com toda a certeza estaremos aqui para te informar quais as primeiras apps compatíveis em Portugal.