Soluções para os problemas de Bluetooth no Mac

Soluções para os problemas de Bluetooth no Mac

Estás a ter problemas de conectividade Bluetooth entre os teus dispositivos e o teu Mac? Experimenta uma destas soluções!

André Morais
∙ 3 minutos de leitura

Hoje em dia o Bluetooth é quase um bem essencial para o comum mortal. A ascensão e evolução da tecnologia tem-se mostrado diretamente proporcional à nossa necessidade de conectividade sem fios.

Um dos encantos proporcionados pelo ecossistema da Apple é a conectividade exímia entre os seus equipamentos e sua própria sincronização. Neste caso em concreto, estou a referir-me à conectividade entre o Mac e os outros equipamentos de uso diário. O problema surge quando estamos mal habituados a algo que funciona tão bem, e essa funcionalidade começa a apresentar problemas. A nossa frustração triplica.

Por isso, neste artigo vou mostrar-te as soluções para os problemas de bluetooth no teu Mac!

Atualiza o Software

Uma das soluções para o teu problema de conectividade é a atualização de software. Isto porque cada vez que a Apple lança uma nova atualização de software, o foco da mesma está colocado na correção de erros e bugs que podem resolver problemas de conectividade bluetooth.

Para atualizares o teu sistema operativo deves seguir os seguintes passos:

  1. Clica no ícone da maçã no canto superior esquerdo;
  2. Acede a "Acerca deste Mac";
  3. Clica em "Atualização de Software";
  4. Se tiveres alguma atualização pendente, instala pois essa pode ser a solução!

Reinicia o teu Mac

Por vezes, um erro de sistema ou software, pode ser a pedra no sapato que te está a impedir de usufruir de uma conexão estável entre os teus equipamentos. Neste caso, reiniciar o teu Mac pode ser a solução para os teus problemas de conectividade Bluetooth.

Desemparelha e volta a emparelhar os equipamentos

Primeiramente deves certificar-te que todos os equipamentos estão devidamente carregados. Se tudo estiver em conformidade, podes desemparelhar os equipamentos conectados via bluetooth e voltar a emparelhar os mesmos.

Para fazeres isto, segue os seguintes passos:

  1. Acede ao canto superior direito do teu ecrã e clica no símbolo Bluetooth que estará junto ao ícone da bateria;
  2. Vai surgir uma caixa que mostra todos os equipamentos conectados ao teu Mac;
  3. Clica na cruz associada a cada equipamento que está conectado ao teu Mac para o removeres da lista, e por conseguinte desemparelhar.
  4. Remove qualquer material ou equipamento eletrónico que possa estar a causar interferência;
  5. Conecta alguns equipamentos à tua Wi-Fi de 5 GHz para evitar conflitos entre frequências de ligação e desocupar a rede de 5 GHz.
  6. Volta a conectar os teus periféricos via Bluetooth.

Repor o teu módulo de Bluetooth

Se desemparelhar e voltar a emparelhar os teus equipamentos não resolveu o teu problema, a próxima solução é reiniciar o módulo de Bluetooth do teu Mac.

Para o fazeres, segue os seguintes passos:

  1. Segura as teclas "option" e "shift" e clica no ícone do Bluetooth;
  2. Clica em "Repor módulo Bluetooth";
  3. Confirma a tua ação clicando em "Ok";

Devo avisar que todos os teus equipamentos serão desconectados durante a reposição e vão reconectar automaticamente.

Se isto não resolveu, experimenta remover todos os dispositivos seguindo os passos acima mencionados e repõe o módulo de Bluetooth. Irás renovar a conexão de todos os teus periféricos.

Caso ainda estejas numa onda de frustração porque nenhuma das soluções resultou, experimenta adquirir um adaptador bluetooth pois o problema pode estar na placa do teu Mac. Este pequeno dispositivo vai permitir uma ligação Bluetooth totalmente estável e ocupa pouquíssimo espaço no teu Mac.

No caso de teres problemas persistentes, o melhor será contactar um Centro de Assistência Autorizado Apple, como a Ponto Sagres. Neste caso poderás também usufruir do serviço de reparações à distância, iOS Repair, e enviar um equipamento para ser reparado sem sair do conforto do teu lar.

O que achaste das soluções que mencionei neste artigo? Espero ter ajudado! Deixa o teu feedback!

A tua subscrição no iFeed foi efetuada com sucesso.
Bem-vindo de volta! Iniciaste sessão com sucesso.
Perfeito! O teu registo foi concluído com sucesso.
O teu link expirou
Parabéns! Verifica o teu e-mail e utiliza o link para iniciar sessão.