Terá estado Jony Ive envolvido no design dos novos iMac M1?

Terá estado Jony Ive envolvido no design dos novos iMac M1?

Jony Ive saiu da Apple em 2019. Menos de dois anos depois aparecem os novos iMac no mercado. Até parece que foi Ive a desenha-los. Ou será que foi?

Gonçalo Antunes de Oliveira
∙ 2 minutos de leitura

É inegável que a Apple está numa fase de fortíssima mudança. Inegável é também a sua constante capacidade de inovar, mesmo quando aplica as mesmas ideias que inovaram noutros tempos. Processadores de fabrico próprio em desktops e laptops multicolores? iPhones com um design menos curvilíneo? Já assistimos a isto.

Mas é realmente fascinante assistir ao modo como a Apple reapropria as suas ideias e ainda assim consolida e aumenta o seu domínio no mercado. Cria as expectativas junto dos consumidores e dá-lhes exatamente o que é esperado, mas melhor ainda.

Para quem gosta e conhece a marca da maçã, sabe o contributo fundamental de Jonathan Ive no design dos seus produtos. Dotado de enormíssima inspiração e competência, Ive é resposável por ainda hoje sentirmos que aquele objeto que temos nas mãos ainda está muito à frente do seu tempo, mesmo quando já se passaram alguns anos da sua compra.

Jonathan Ive e Tim Cook | Fonte: MacMagazine
Jonathan Ive e Tim Cook | Fonte: MacMagazine

Tendo sido recrutado em 1992, Ive decidiu afastar-se da Apple vinte e sete anos depois, para fundar a sua própria empresa de design: a LoveFrom. Mas o seu legado continuou. Ou será que ele próprio não desapareceu de vez da Apple? Num artigo publicado no Financial Times, Jony Ive deixou claro que "embora não como um funcionário [da Apple], continuarei a estar muito envolvido - espero que por muitos e muitos anos".

Então... será que esta súbita inspiração colorida da Apple não foi tão súbita como isso? Terá havido alguma influência deste Cavaleiro da Ordem do Império Britânico nesta nova fase da empresa?

iMac M1
iMac M1

De acordo com um artigo recente do site Wired, parece que sim. Embora tal acepção não passe de um rumor, até porque existem relatos contraditórios, a criação de várias linhas de produtos - desde as suas entranhas até ao seu aspeto exterior - não surge, obviamente, de um dia para outro.

E portanto, talvez se possa considerar que este rumor possa ser mais do que isso, já que Ive ainda trabalhava para a Apple durante um período em que todas estas ideias já poderiam eventualmente estar pelo menos no papel.

Por outro lado, no artigo do Financial Times acima citado, o próprio Tim Cook afirmou que "vamos poder continuar com a mesma equipa que tivemos durante muito tempo, e ter o prazer de continuar a trabalhar com o Jony. Não consigo imaginar um resultado melhor."

Rumor ou não, gostas do novo design dos iMac M1? Achas que houve ali um dedo mágico de Sir Jony Ive? Deixa-nos a tua opinião nos comentários.

Eis outras publicações que vais adorar ler:
A tua subscrição no iFeed foi efetuada com sucesso.
Bem-vindo de volta! Iniciaste sessão com sucesso.
Perfeito! O teu registo foi concluído com sucesso.
O teu link expirou
Parabéns! Verifica o teu e-mail e utiliza o link para iniciar sessão.