Todas as versões do watchOS e suas características
Pedro Monteiro

Todas as versões do watchOS e suas características

PUB

O sistema operativo da Apple desenhado especificamente para o Apple Watch foi batizado de watchOS, um nome simple e direto. Este sistema operativo oferece uma experiência personalizada e otimizada para o equipamento de pulso da Apple. Desde 2015, data do lançamento do primeiro Apple Watch, que a Apple tem lançado várias versões do seu software com melhorias relevantes em recursos e desempenho.

watchOS 1 - lançamento em abril de 2015. Essa versão inicial apresentou-nos a base para o sistema operativo do relógio da Apple. As principais características do watchOS 1 incluíam: mostradores com relógio, ecrã principal com ícones de aplicações organizados em formato de colmeia e suporte a notificações de mensagens, e-mails e chamadas do iPhone. Integração com a Siri para controlar o dispositivo usando comandos de voz e monitorização de atividades físicas.

watchOS 2 - lançamento em setembro de 2015. Trouxe vastas melhorias e recursos adicionais para o Apple Watch. As que se destacaram foram a introdução do SDK do watchOS, dando mais liberdade aos programadores. Possibilidade para reprodução de áudio diretamente no Apple Watch, permitindo que as aplicações fossem dotadas da reprodução de sons e música. Acesso a sensores de hardware do Apple Watch, como por exemplo o microfone e o acelerómetro, para recursos mais avançados. E a possibilidade de personalização dos mostradores do Apple Watch com fotos personalizadas.

watchOS 3 - lançamento em setembro de 2016. O watchOS 3 veio com uma remodelaçao bastante significativa na interface e melhorias no seu desempenho. As principais características do watchOS 3 incluíam: uma dock de aplicações redesenhada para facilitar o acesso rápido às aplicações favoritas. Também trouxe a aplicação "Breathe" para os utilizadores relaxarem e respirarem profundamente. Melhorias no desempenho e tempos de abertura das aplicações mais rápidos.

watchOS 4 - lançamento em setembro de 2017. Introduziu novos recursos aprimorados de monitorização de atividades e novos mostradores. As principais características do watchOS 4 incluíram: mostradores personalizáveis, incluindo o mostrador da Siri, que mostra informações relevantes ao proprietário ao longo do dia. A fantástica integração com o Apple Music para reprodução de música diretamente no Apple Watch. Adicionados novos modos de treino, como natação e treino de alta intensidade.

watchOS 5 - lançamento em setembro de 2018. O watchOS 5 trouxe melhorias significativas nas áreas de comunicação, saúde e fitness. As principais características foram: Deteção automática dos treinos, como a corrida ao ar livre e caminhada em ambientes fechados. Competições de atividade para desafiar amigos e familiares. Introdução da aplicação de podcasts para os ouvir diretamente no Apple Watch. A detecção de queda e chamadas de emergência automáticas em caso de acidente grave.

watchOS 6 - lançamento em setembro de 2019. Apresentou recursos aprimorados de gestão de saúde e novas aplicações nativas. As principais características do watchOS 6 incluíam: App Store dedicada para a instalação de aplicações diretamente no Apple Watch. Controlo do ciclo menstrual para monitorizar a saúde feminina. Aplicação Noise para alertar sobre níveis de ruído excessivamente altos e prejudiciais.

watchOS 7 - lançamento em setembro de 2020. O watchOS 7 trouxe melhorias significativas na personalização da interface e na monitorização da saúde. As principais características do watchOS 7 incluíam: possibilidade de partilha de mostradores personalizados entre utilizadores do Apple Watch. Detecção automática de lavagem das mãos e lembretes para as lavarmos regularmente (pode parecer estranho, mas estávamos em plena pandemia COVID-19). Monitorização do sono com análises detalhadas do tempo de sono e qualidade do mesmo.

watchOS 8 - lançado em setembro de 2021. O watchOS 8 trouxe melhorias na comunicação, bem-estar e conectividade. As principais características do watchOS 8 incluiram: FaceTime de grupo para fazer chamadas de áudio com vários participantes diretamente no Apple Watch. Aplicação Respirar renovada. Nova aplicação Mindfulness para ajudar os utilizadores a praticarem meditação e relaxamento. Adicionados novos tipos de treino, como por expemplo Pilates e Tai Chi.

watchOS 9 - lançado em setembro de 2022. Introduziu novos recursos detalhados de treino, a nova aplicação medicamentos para ajudar a controlar e a acompanhar a medicação que tomam os utilizadores. Novos mostradores como por exemplo o Metropolitano, Playtime e Astronomia e melhorias nas notificações.

watchOS 10 - lançado em setembro de 2023. É ainda o atual sistema operativo da Apple para os seus relógios. Não só introduziu novos designs em aplicações nativas, como novos mostradores do Snoppy e Palette, NameDrop, melhorias na navegação do relógio, entre outros.

watchOS 11 - apresentado na WWDC 2024, é a próxima atualização do sistema operativo da Apple para os seus smartwatches. Podes ver todas as novidades do watchOS 11 aqui.

Pedro Monteiro profile image Pedro Monteiro
Publicado a
Curiosidades