O iPhone é provavelmente um dos smartphones mais simples de utilizar, mas a verdade é que esconde muitos truques que a maioria das pessoas desconhece. Referimo-nos exclusivamente a funcionalidades nativas do iOS, ou seja, não precisas de instalar nenhuma aplicação para as utilizar.

Continua a ler para conheceres os cinco truques que todos os utilizadores de iPhone devem conhecer.

Mover várias apps ao mesmo tempo

O iPhone permite que organizes as tuas aplicações conforme achares melhor, desde a distribuição pelos diferentes ecrãs à criação de pastas. Para ajudar neste processo, é possível arrastar mais do que uma app ao mesmo tempo. Como? Toca e mantém o dedo premido numa das aplicações que pretendes mover – aqui podes clicar em “editar ecrã principal” ou simplesmente manter premido pois ambas as opções farão com que apareça o “x” no canto do ícone. De seguida, arrasta ligeiramente essa app até o tal “x” deixar de estar visível e, nesta altura, com outro dedo, seleciona as restantes aplicações que queres mover. Rapidamente cria-se um grupo de apps e depois é só mover esse conjunto para onde quiseres.

Esconder imagens da pasta Recentes

Este é sem dúvida um dos truques que todos os utilizadores de iPhone precisam de conhecer, se ainda não conhecem claro. Se têm algumas fotografias no iPhone que não querem que sejam vistas por toda a gente, o melhor é escondê-las. Afinal, é tão fácil estar a mostrar imagens a alguém e acabar por partilhar demais. Como se escondem fotografias? Muito simples. Basta selecionar essas fotografias, carregar em “partilhar” e depois em “ocultar”. As fotografias ocultadas passam a estar à parte, numa zona com esse nome e já não aparecem na pasta “recentes”.

Deslizar para apagar na calculadora

Sempre que te enganares a escrever um dígito na calculadora, não é necessário apagar tudo e começar de novo. Basta deslizar da direita para a esquerda para apagar o último dígito.

Utilizar o iPhone como lupa

Quando a vista te estiver a falhar e precisares de ler aquelas letrinhas pequeninas usa esta ferramenta do iPhone. É similar ao zoom da câmera mas com um poder de ampliação ainda maior. Vai a “Definições” – “Acessibilidade” – “Lupa” e ativa-a. Depois basta clicar três vezes no botão lateral para abrir a lupa. Aqui consegues aproximar a imagem, alterar definições de luminosidade e de cor, por exemplo e ainda ativar a lanterna, para uma melhor iluminação.

Partilhar a localização a partir das mensagens

As versões mais recentes do iOS permitem que a nossa localização seja partilhada com outra pessoa com apenas um toque, a partir das mensagens. Basicamente a Siri percebe quando alguém te pergunta onde estás e assim que começares a escrever surge a opção para partilhares a tua localização exata.