• Home
  • Dicas
  • Se tens um iPhone, damos-te 7 razões para quereres um Apple Watch
Apple Watch deitado na horizontal com o ecrã principal visível.
Miguel Valente

Se tens um iPhone, damos-te 7 razões para quereres um Apple Watch

PUB

O Apple Watch está no mercado há cerca de 8 anos e, ao longo desses mesmos anos, tem solidificado cada vez mais a sua posição como o melhor relógio inteligente do mercado.

Não é por acaso que a qualidade do Apple Watch é tão reconhecida. Se tens um iPhone, aqui ficam 7 razões para considerares juntá-lo a um Apple Watch.

Vê notificações rapidamente

Apple Watch com uma chamada perdida de Jane Appleseed e as opções de ligar ou mandar mensagem.

Uma das maiores vantagens de ter um Apple Watch é a praticidade de poderes receber e ler as tuas notificações diretamente no relógio, sem teres sequer de pegar no iPhone. O Apple Watch emite um toque e uma ligeira vibração quando recebes uma notificação e, se não quiseres ser incomodado com o som, podes deixar apenas a vibração.

Podes ainda responder às mensagens e atender chamadas através do relógio.

Monitoriza a tua saúde

Apple Watch a indicar batimento cardíaco elevado e inatividade de 10 minutos.

Já várias notícias foram divulgadas de casos em que o Apple Watch salvou vidas e um desses exemplos é a deteção por parte do relógio de batimentos cardíacos elevados, que leva os utilizadores a procurar cuidados de saúde, prevenindo problemas mais graves.

Além disso, o Apple Watch Series 4 e modelos posteriores, incluindo a linha Ultra, incluem uma funcionalidade de eletrocardiograma, que te permite verificar se há fibrilação atrial no ritmo cardíaco.

Os modelos de anos mais recentes possibilitam ainda a avaliação do nível de oxigénio no sangue, a monitorização do sono e a medição da temperatura para ajudar a perceber quando vai ocorrer a ovulação.

Investe na tua segurança

iPhone e Apple Watch lado a lado com a deteção de acidente ativa.

Além da monitorização da saúde, o Apple Watch tem outras funcionalidades que podem salvar vidas, como é o caso da Deteção de acidente e da Deteção de queda.

No caso da Deteção de acidente, o relógio consegue perceber se o utilizador esteve envolvido num acidente de viação e, caso não haja resposta por parte do mesmo ao prompt que surge no ecrã, contacta automaticamente os serviços de emergência. Esta funcionalidade foi introduzida em 2022 com o Apple Watch Series 8, o SE e o Ultra e, apesar de vários relatos de ativação em montanhas-russas, por exemplo, também já foi fundamental para salvar a vida de vários utilizadores.

A Deteção de queda funciona exatamente da mesma forma, detetando se o utilizador teve uma queda forte.

Melhora os teus treinos

Pulso com um Apple Watch e a aplicação Treino aberta. A pessoa está em pé com equipamento de treino em cima de um tapete de treino.

Quer tenhas um estilo de vida ativo ou queiras ter, o Apple Watch é o parceiro perfeito. Desde a primeira geração que um dos focos do relógio inteligente da gigante da maçã é o exercício físico. Com a aplicação Treino, podes selecionar vários tipos de treinos e consultar diferentes métricas, como: tempo, calorias queimadas, frequência cardíaca, entre outras.

Podes ainda personalizar os teus treinos e manter-te ativo com os anéis de atividade. Os anéis de atividades são metas diárias e podem ser uma excelente ferramenta para te lembrares de fazer exercício ou somente para te levantares caso passes muitas horas do dia sentado. É até possível ganhares prémios por completares os anéis e desafiares amigos para uma competição saudável (literalmente).

A Apple tem também uma parceria com a Nike para oferecer pulseiras Nike Apple Watch desenhadas para corredores.

Ouve música a partir do teu pulso

Apple Watch a reproduzir a canção "Pretty Girls" de Victoria Monét com Buju Banton.

A partir do Apple Watch, podes controlar a música que estás a ouvir no iPhone ou transferir música para ouvires de forma independente, já que o relógio tem uma aplicação de música própria.

Por outro lado, se estiveres a fazer exercício ou outra atividade em que não te dê jeito ter o iPhone, o Apple Watch permite-te ainda conectar diretamente os AirPods por Bluetooth, trazendo mais leveza e facilidade para as atividades do dia a dia.

Não precisas de andar sempre com o iPhone

Apesar de ser sabido que o Apple Watch foi concebido para funcionar em conjunto com o iPhone, é possível utilizá-lo independentemente, principalmente o modelo Ultra 2, que, com a ótima duração da bateria, é altamente versátil.

A partir de 2017, com a terceira geração do Apple Watch, tornou-se possível a receção de chamadas, o envio de mensagens de texto e a reprodução de música apenas a partir do relógio inteligente da fabricante americana.

Boa relação qualidade/preço

É evidente que um dos maiores entraves à aquisição de um Apple Watch é o preço, pois muitos utilizadores podem sentir que não vale a pena gastar dinheiro num dispositivo que tem muitas funcionalidades presentes no iPhone. Porém - e como vimos acima - o Apple Watch possibilita uma experiência de utilização diferenciadora e, de facto, há uma opção que revela uma relação qualidade/preço interessante.

Embora não tenha todas a capacidade de um Ultra 2, o Apple Watch SE está disponível desde 289€ e inclui a maior parte das funcionalidades.

Vista de cima de 6 modelos do Apple Watch SE em círculo.

Concluindo, não é difícil perceber que, para os utilizadores de iPhone, a aquisição de um Apple Watch, com todas as suas funcionalidades - incluindo algumas que podem, realmente, salvar vidas - é algo que faz todo o sentido, principalmente se fores um apaixonado pela gigante da maçã. E embora o Series 9 e o Ultra sejam os mais apelativos, o Apple Watch SE é um ótimo ponto de partida.

Fica a par de todas as novidades da Apple Aqui no iFeed:

Miguel Valente profile image Miguel Valente
Publicado a
Dicas