A Deco Proteste abriu processo contra a Apple, afirmando que esta planeou a obsolescência do iPhone 6, 6 Plus, 6S e 6S Plus para forçar os utilizadores a comprar um novo dispositivo mais precocemente que esperado.
Marketeer reportou que, aparentemente, a organização privada de proteção do consumidor acima referida, está há três anos à espera de uma resposta da Apple a nível Europeu, avançando agora para um processo judicial no valor de 115.000€, que visa defender os utilizadores de iPhone lesados.
Este não é, de todo, o primeiro processo que a Apple enfrenta no assunto, tendo já, em 2017, tentado colmatar o problema, diminuindo o preço de substituições de baterias em iPhone, bem como uma atualização do iOS dedicada à saúde da bateria.
O depoimento publicado a 1 de março pela Deco Proteste alega mesmo que a empresa da Maçã terá manipulado os utilizadores de iPhone.
Não é coincidência, nem azar: é obsolescência programada. A Apple manipulou de forma deliberada, e sem informar os seus utilizadores, a performance dos seus aparelhos mais populares, o iPhone 6, 6 Plus, 6S e 6S Plus. Ao fazê-lo, forçou milhares de utilizadores a substituir a bateria dos seus aparelhos ou a comprar um smartphone novo, ao nível das suas expectativas.
A nível europeu, a Apple já foi condenada a pagar 10.000.000€ de multa; a somar aos 113.000.000$ que perdeu nos Estados Unidos para chegar a acordo. Para Portugal, a Deco Proteste defende que deveria ser paga a substituição da bateria, bem como 10% do valor do iPhone, o que dará 60€ por iPhone: sete milhões de euros em Portugal.
A Deco Proteste faz parte de Euroconsumers, que conta com cinco organizações distribuídas entre a Europa e Brasil. A nível português, neste contexto, empenhou-se também em lançar um vídeo para apelar a que mais utilizadores de iPhone lesados se manifestem, troçando com os anúncios que a Apple faz de produtos. Confere o vídeo em baixo.
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