Como alterar a voz da Siri no iOS

Como alterar a voz da Siri no iOS

A mais recente evolução da Siri chegou com o iOS 14.5 e permite escolher novas vozes e variedades da Siri sem a associar ao género masculino/feminino.

João Valente
∙ 3 minutos de leitura

A Siri, assistente virtual inteligente da Apple, tem sofrido constantes alterações e melhorias ao longo dos últimos anos. A cada iteração do iOS ou dos outros sistemas operativos da gigante de Cupertino como o iPadOS e o macOS, a Siri é melhorada com o propósito melhor servir os utilizadores de dispositivos Apple.

Até ao lançamento do iOS 14.5, no final do mês de abril, a voz pré-definida da Siri era com tom feminino e, apenas depois da configuração inicial, indo às definições do sistema operativo, era possível alterar para outro tom de voz.

Dessa forma, e com o intuito de minimizar os estereótipos, a partir do iOS 14.5 passa a ser possível selecionar a voz da Siri assim que o iPhone é configurado pela primeira vez. Além disso, a Apple incluiu duas novas opções de vozes e, ainda, passou a dar-lhes nomes neutros ao invés de os associar a género masculino/feminino.

Novas vozes e variedades da Siri no iOS/iPadOS 14.5

Se já tens um iPhone configurado e já atualizaste para o iOS 14.5, este guia vai ajudar-te a alterar a voz da tua assistente virtual inteligente.

O processo é bastante simples. No iPhone ou iPad basta:

  1. Abrir as Definições;
  2. Selecionar Siri e Pesquisa;
  3. Por fim, abrir "Voz de Siri".

Aí poderás selecionar entre a "Variedade", antes denominado de "Sotaque", juntamente com a "Voz", definindo o tom da mesma. Agora basta selecionares e ouvires o tom que mais te agradar!

Alterar a voz ou variedade da Siri no iOS ou iPadOS
Alterar a voz ou variedade da Siri no iOS ou iPadOS

À data de redação deste artigo, a variedade Americana é a única que dispõe de quatro variedades distintas. Todas as outras contam com apenas duas variantes que representam as antigas "feminina" e "masculina". Infelizmente, a Siri ainda não sabe falar o nosso idioma, pelo que não podes selecionar a opção "Português de Portugal". Já agora, gostavas de ter essa opção, ou preferes falar em inglês com a assistem virtual? Deixa a tua opinião nos comentários!

Voltando às opções da Siri, agora se escolheres a opção Inglês (EUA), terás quatro vozes para escolha:

  • Voz 1: uma voz suave com tom masculino;
  • Voz 2: uma voz energética, confiante e com tom feminino;
  • Voz 3: semelhante à Voz 2, mas com tom masculino;
  • Voz 4: a voz préviamente pré-definida que todos conhecemos como sendo da Siri

Se estás curioso para ouvir a diferença entre as quatro vozes Americanas da Siri, eis um Tweet onde o podes conferir.

Som da Siri nas diferentes vozes e variedades (Inglês EUA)

Da mesma forma que é possível visualizar no Tweet, assim que se seleciona uma nova voz, o sistema começa a descarregar e pode ser necessário permanecer com esta página das definições aberta para que o processo termine.

No macOS 11.3 a Siri também ganha novas vozes

A novidade não chegou apenas ao iOS e iPadOS, tendo chegado também ao sistema operativo dos computadores da Apple. Assim, e de modo a conseguir alternar entre as novas vozes, é necessário ter a versão 11.3 ou superior do macOS.

Para tal basta abrir as Preferências do Sistema e, de seguida, clicar em Siri. Na página que irá abrir, é possível alterar entre a voz da Siri, bem como a sua Variedade, Idioma e até o Atalho do teclado que a ativa.

Alterar a Voz e a Variedade da Siri no macOS
Alterar a Voz e a Variedade da Siri no macOS

Agora já sabes como alterar o tom e a variedade da voz da Siri nos teus dispositivos para melhor se adaptar aos teus gostos.

Eis algum conteúdo que podes considerar interessante:

A tua subscrição no iFeed foi efetuada com sucesso.
Bem-vindo de volta! Iniciaste sessão com sucesso.
Perfeito! O teu registo foi concluído com sucesso.
O teu link expirou
Parabéns! Verifica o teu e-mail e utiliza o link para iniciar sessão.