Apple TV HD ou Apple TV 4K - Qual a ideal para ti?

Apple TV HD ou Apple TV 4K - Qual a ideal para ti?

Com o lançamento da nova Apple TV 4K surgem as questões inevitáveis sobre ser a ideal em comparação com a Apple TV HD. Deixa-me ajudar!

André Morais
∙ 5 minutos de leitura

Recentemente, em abril do ano presente, a gigante de Cupertino apresentou a segunda geração da Apple TV 4K com uma mão cheia de melhorias em relação à sua antecessora. Entre essas melhorias está o chip A12, melhores taxas de fotogramas por segundo, HDR, Dolby Vision, e claro o novo Siri Remote.

Contudo, temos ainda a Apple TV HD que se mantém fiel ao seu lugar na família Apple desde 2015, ano do seu lançamento. Hoje é a versão mais acessível que te permite ter uma experiência Apple TV sem precisares de gastar muito dinheiro.

Qual será a melhor alternativa para ti? Será que vale a pena investir tanto dinheiro na segunda geração da Apple TV 4K?

Neste artigo vou tentar responder a todas as tuas dúvidas e ajudar-te a decidir qual a melhor alternativa para ti!

Semelhanças entre a Apple TV HD e 4K

Apesar de haver vários aspetos que as separam, eis o que ambos os modelos da Apple TV têm em comum:

  • Design;
  • Portas HDMI e ethernet;
  • Recetor de infravermelhos;
  • SDR;
  • HDMI-CEC;
  • AirPlay e Bluetooth;
  • Segunda geração do Siri Remote;

Quais as diferenças?

O vai afetar a tua escolha são, de facto, as diferenças entre os dois modelos. Assim, é importante percebermos quais as diferenças entre as duas Apple TV para ajudar a formar a decisão final.

Apple TV HD Apple TV 4K
Resolução máxima 1080p 4K
Chip (CPU/GPU) A8 dual-core 1.5 GHz A12 Bionic Hexa-core 2.49 GHz
Armazenamento 32 GB 32 GB ou 64 GB
Wi-Fi 5 6
Bluetooth 4.2 5.0
Ligação Ethernet 10/100 Mbps 1 Gbps
HDMI versão 1.4 versão 2.1
Suporte para SDR
HDR10
Dolby Atmos
Suporte para Thread

Agora que já viste o resumo das diferenças entre as duas Apple TV's , vamos agora aprofundar no assunto para te ajudar a decidir da melhor forma.

Vou agora abordar os tópicos que nutrem mais importância nesta comparação.

Qualidade de imagem / vídeo

Esta é a principal diferença entre os dois modelos da Apple TV, tanto é que está presente nos nomes que as identificam.

A Apple TV HD suporta resoluções até 1080p Full HD e a Apple TV 4K, como o próprio nome refere, suporta resoluções até 2160p 4K.

Apenas a Apple TV 4K suporta HDR10 e Dolby Vision, características que te proporcionam cores mais ricas e pretos mais acentuados. Além disso podes ter uma experiência de vídeo mais fluida e realista graças ao suporte para HDR até 60 FPS.

Hoje em dia, a qualidade de imagem que um produto deste género nos consegue fornecer, é um dos pontos chave para a compra do mesmo. Queremos cada vez mais cor, mais nitidez e detalhes nas imagens para poder tirar simular uma experiência mais cinemática na nossa própria casa.

Áudio

Tal como as especificações de vídeo, as especificações de áudio da Apple TV também dependem do hardware que tens em casa.

Exemplo de sistema de áudio em casa com Apple TV
Exemplo de sistema de áudio em casa

A Apple TV HD suporta sistemas de Home Cinema básicos até 7.1 canais. Por sua vez, a Apple TV 4K suporta sistemas de Home Cinema mais avançados com Dolby Atmos e 7.1.4 canais.

Conectividade

Em termos de conectividade por cabo, a nova Apple TV 4K vem equipada com HDMI 2.1 (versão atualmente mais recente), enquando a Apple TV HD tem a versão mais antiga HDMI 1.4.

Neste caso, a versão mais recente da conectividade HDMI possibilita o HDR com taxas de fotogramas mais elevadas, ou seja, uma experiência de vídeo mais realista e fluida.

No que toca à ligação internet por cabo, a Apple TV HD tem uma porta ethernet 10/100 enquanto a Apple TV 4K consegue atingir velocidades de conexão muito mais altas devido à sua porta ethernet gigabit.

Abordando agora a conectividade sem fios de ambos os modelos, a Apple TV 4K tem Wi-Fi 6 e Bluetooth 5.0 com suporte para Thread possibilitando uma melhor integração num sistema de domótica. Enquanto isso, a Apple TV HD tem Wi-Fi 5 e Bluetooth 4.0, versões já desatualizadas dos protocolos.

Poder de processamento

A Apple TV 4K tem a seu favor o chip A12 Biónico hexa-core de 2.49 GHz. O mesmo que constitui o poder de processamento da linha de iPhones que foi apresentada em 2018 ( iPhone XS, XS Max e XR) bem como o iPad de 8ª geração. Isto tudo combinado com 3 GB de memória RAM, portanto podes esperar um ótimo poder de processamento para jogos mais pesados.

Já a Apple TV HD mantém o chip biónico A8 dual-core com a velocidade de 1.5 GHz, o mesmo que constitui o iPhone 6 e o iPhone 6 Plus. Combinado com 2 GB de memória RAM consegue muito bem corresponder às tuas necessidades básicas. No que toca a jogos mais recentes e pesados não esperes uma performance incrível.

Armazenamento

No que toca a armazenamento dos dois modelos, a Apple TV HD conta apenas com 32 GB de armazenamento interno disponível. Por outro lado a Apple TV 4K está disponível em duas opções, 32GB ou 64GB de armazenamento interno.

Geralmente, o que fica armazenado na Apple TV são apenas as aplicações, portanto considera a tua escolha de acordo com as aplicações que tu vais descarregar.

Siri Remote redesenhado

A introdução da nova Apple TV 4K veio acompanhada do novo Siri Remote completamente redesenhado!

Siri Remote da Apple TV (2021)
Siri Remote da Apple TV (2021)

Este novo comando está desenhado para proporcionar um maior conforto na mão do utilizado tal como a nova linha de iPhone 12.

Inclui um novo painel de comandos com botões e a opção de usares o touch para te facilitar a utilização. Inclui também um botão power que é capaz de controlar diretamente a televisão e um botão mute como podes ver na imagem acima.

Mesmo que optes pela opção mais barata, terás direito ao teu novo Siri Remote para melhorar significativamente a tua experiência de utilização.

Juízo Final: Apple TV 4K ou Apple TV HD?

Na minha opinião, se tiveres uma TV e um sistema de som mais simples, podes poupar dinheiro e investir na versão Apple TV HD.

Por outro lado, se tiveres uma TV com resolução 4K ou superior e um sistema de som mais avançados e queres tirar o maximo proveito das suas capacidades, recomendo então que invistas no novo modelo Apple TV 4K.

Ambas as Apple TV são capazes de oferecer uma boa experiência de utilização, portanto neste caso, o que poderá contar mais é o hardware que tens em casa para a utilizar.

Eis outras publicações que vais adorar ler:

Imagem em destaque de Unsplash - Omar Rodriguez

A tua subscrição no iFeed foi efetuada com sucesso.
Bem-vindo de volta! Iniciaste sessão com sucesso.
Perfeito! O teu registo foi concluído com sucesso.
O teu link expirou
Parabéns! Verifica o teu e-mail e utiliza o link para iniciar sessão.