Estará o telefone a ouvir-me?

Estará o telefone a ouvir-me?

As assistentes virtuais que temos dentro dos nossos smartphones, como a Siri e a Google Assistant, estão a ouvir-nos constantemente.

Redação iFeed
∙ 4 minutos de leitura

Já te apercebeste que os anúncios no Facebook mudavam depois de teres mencionado algo numa conversa? Como daquela vez em que estavas a falar com um amigo sobre uma próxima caminhada e começaste a ver anúncios de sacos-cama e tendas. Ou quando estavas a pensar em adotar um cão e foste imediatamente bombardeado com páginas para amigos dos animais. É uma coincidência ou estão os nossos telefones a ouvir-nos?

É verdade que o telefone está a ouvir-me?

Em 2011, a Apple lançou a Siri, a primeira assistente virtual desenhada para iPhones. Tal abriu caminho para a Alexa, Google Assistant, a Cortana e muitos outros. Elas ouvem a tua voz o tempo todo, depois de acionares um comando especial, reconhecem-no para que possas fazer telefonemas, enviar textos, colocar questões e controlar o teu dispositivo.

Podemos definitivamente dizer que o telefone te está a ouvir. Tem de estar sempre a ouvir para que possa receber os teus comandos de voz e ajudar-te. No entanto, as coisas não são assim tão simples.

A Apple seleciona aleatoriamente uma pequena parte das conversas dos utilizadores com a Siri para as analisar e verificar como pode melhorar a qualidade do seu serviço. Em 2019, um relatório revelou que a Siri pode, por vezes, ser acionada por engano e gravar assuntos privados, como pessoas a praticar sexo, a discutir negócios e até a falar com os seus médicos, tudo o que pode mais tarde ser transmitido a empresas responsáveis pela análise de gravações de voz. A Apple pediu desculpa aos seus utilizadores e prometeu melhorar as suas políticas. Mas o caso da Siri não é único, já que a Alexa da Amazon e a Google Assistant estão a usar sistemas semelhantes.

Porque está o telefone a ouvir-me?

Quando pedes à Google Assistant ou à Siri para encontrar alguma coisa, esta informação é usada para publicidade online. Não é diferente de escrever algo na pesquisa do Google. Se estás à procura de concessionárias de automóveis na tua cidade, anúncios relacionados vão começar a surgir-te na internet. De certa forma, uma assistente virtual é apenas mais um motor de busca.

Um serviço VPN vai certamente dar-te mais privacidade quando usas o teu telefone. Ele vai encriptar o tráfego e esconder o teu IP. Podes facilmente instalar a app em dispositivos desktop ou mobile e usá-la em todos eles simultaneamente. Com apenas uma conta a NordVPN pode proteger até 6 dispositivos.

Quando estás a usar uma assistente virtual, concordas com os termos e condições do fornecedor de serviços. E a partir do momento em que dás o consentimento, passa a ser legal rastrear as tuas conversas com a Google Assistant, a Siri ou a Alexa para fins de marketing.

Tal só se torna ilegal se uma app te estiver a espiar sem o teu consentimento. É por isso que é importante rever as permissões que estás a dar a certos serviços e conhecer as formas como o telefone te está a rastrear. Se o editor de imagens que acabaste de instalar te pede para aceder ao microfone, considera-o suspeito, dado que pode gravar a tua voz em fundo e usar essa informação para fins maliciosos.

Como fazer com que o telefone pare de me ouvir

Uma assistente virtual é apenas mais um recurso no smartphone, speaker, relógio ou qualquer outro dispositivo. Se não a usas ou te sentes inseguro, podes desativá-la.

Como desligar o microfone em dispositivos iPhone e Android

Como desativar “Hey Siri” no iOS:

  1. Vai a Definições > Siri e Pesquisa.
  2. Desativa as opções Ativar ao ouvir "Hey Siri", "Botão Lateral para ativar Siri" e "Permitir Siri com o ecrã bloqueado".
  3. Carrega em "Desligar Siri" no pop-up.

Como desativar “OK Google” no Android:

  1. Vai a Definições
  2. Pesquisa por Voice Match e desativa a opção Ok Google.

Outras formas de desligar o microfone no teu telefone

Existem mais algumas maneiras para conseguires limitar a atividade do microfone no teu dispositivo.

Por exemplo, podes editar as permissões de áudio para apps específicas no teu telefone. A maioria das aplicações que usam o telefone de alguma forma pode ter o seu acesso revogado nas tuas Definições. Lembra-te que remover as permissões do microfone pode limitar o funcionamento geral de algumas apps.

Há também uma série de soluções mais físicas disponíveis. O microfone no teu dispositivo pode ser tapado, ficando impedido de captar ou gravar o áudio próximo eficazmente.

Podes usar pequenos autocolantes e pedaços de fita-cola para, pelo menos parcialmente, limitar o alcance do microfone, ou comprar capas de telefone e acessórios especializados. No entanto, antes de comprar quaisquer produtos que aleguem bloquear microfones, lê todas as reviews e comentários disponíveis; existem variadíssimas opções de baixa qualidade online.

5 dicas para protegeres a tua privacidade num smartphone

  1. Descarrega apps de assistentes virtuais apenas a partir das lojas oficiais. A Google Assistant e a Siri são as opções mais populares entre os utilizadores de smartphones, mas há um número grande de assistentes virtuais mais especializados. Algumas pessoas descarregam-nos de fontes questionáveis e arriscam-se a instalar malware.
  2. Revê as permissões da app. Confere as definições do telefone e revê as permissões que estás a dar às tuas apps. Se algumas podem aceder ao teu microfone sem uma razão válida, é um sinal de alerta.
  3. Apaga o seu histórico de solicitações de voz. Embora a Siri afirme não manter o teu histórico de solicitações de voz, a Google Assistant fá-lo. Se perderes o teu telefone, alguém poderia extrair os resultados de pesquisa e usá-los para atividades irregulares. Poderás estar a perguntar-te “O que o Google sabe sobre mim?“ A resposta mais rápida é: muito.
  4. Usa uma VPN. Uma rede privada virtual (virtual private network) mascara o teu endereço de IP e encripta o tráfego, aumentando assim a tua privacidade. Se procuras maneiras de ficar longe de bisbilhoteiros e hackers, não procures além da NordVPN. É uma app fácil de usar que envolve o teu telefone numa camada de segurança e reduz os riscos de seres atacado online. (Nota: Não afetará os serviços de monitorização de voz que autorizaste).

A NordVPN encripta o teu tráfego com uma criptografia de ponta, esconde o teu IP, e assim ninguém pode ver onde andas e o que fazes online. Com apenas um clique podes desfrutar de uma proteção e privacidade de alto nível.

  1. Atualiza o teu software regularmente. Os hackers exploram vulnerabilidades de software conhecidas, enquanto os developers corrigem as falhas para estarem um passo à frente. As atualizações são aborrecidas, mas elas melhoram a tua privacidade como ninguém.

Artigo redigido pela NordVPN

A tua subscrição no iFeed foi efetuada com sucesso.
Bem-vindo de volta! Iniciaste sessão com sucesso.
Perfeito! O teu registo foi concluído com sucesso.
O teu link expirou
Parabéns! Verifica o teu e-mail e utiliza o link para iniciar sessão.