Fica seguro online com estas ferramentas de cibersegurança

Artigo redigido pela NordVPN.

Num mundo cada vez mais digitalizado, a cibersegurança tornou-se uma necessidade se quiseres navegar online com segurança. Hackers e criminosos experientes em tecnologia estão sempre à procura de novas vítimas para atacar. É por isso que é aconselhável protegeres-te com algumas destas ferramentas.

O que faz uma boa ferramenta de cibersegurança?

As melhores ferramentas e técnicas de cibersegurança são frequentemente caracterizadas pela sua capacidade de monitorizar ameaças, alertar utilizadores ou remover malware. Utilizar uma variedade de ferramentas de cibersegurança ajudar-te-á a manteres-te seguro na Internet.

Compilámos uma lista de algumas das medidas de cibersegurança mais úteis que deves considerar implementar se ainda não o fizeste. Aqui estão cinco ferramentas de gerenciamento de segurança para superar os crimes de computador.

Antivírus

O software antivírus é o pão com manteiga de todas as ferramentas de cibersegurança e talvez uma das mais conhecidas. Um antivírus verificará o teu computador ou dispositivo e vai excluir o malware que reconhecer. Um software antivírus básico pode ser adquirido de várias fontes, e a maioria dos computadores modernos já tem essa ferramenta de segurança integrada. Os dispositivos da Microsoft e Apple, por exemplo, vêm com software antivírus padrão.

Não faz mal investir em antivírus de terceiros, especialmente se não confias totalmente nas soluções nativas. É recomendável que adquiras um software antivírus que seja atualizado regularmente e tenha suporte em várias plataformas, incluindo dispositivos móveis.

Firewall

Talvez a segunda ferramenta mais comum, as firewalls geralmente vêm com softwares antivírus. Firewalls são um dos tipos mais icónicos de ferramentas de cibersegurança e ainda são usados regularmente. Uma firewall vai monitorizar a atividade online do utilizador e impedirá o acesso ou bloqueará determinado tráfego com base num conjunto de regras predeterminadas.

Firewalls geralmente são definidas por hardware ou software. Firewalls de hardware normalmente são integradas em routers. Firewalls de software estão localizadas num dispositivo ou computador.

VPN

As VPNs estão a tornar-se tão necessárias quanto um antivírus, especialmente numa época em que o acúmulo de dados não autorizados se tornou um hábito para muitas organizações. Uma VPN criptografará completamente o teu tráfego online e ocultará o teu endereço IP físico. Ao implementar uma VPN a tua experiência online bem como a tua privacidade estarão protegidas.

Quando se trata de ferramentas de cibersegurança que podem oferecer várias formas de proteção, a NordVPN é uma ótima opção. Não apenas obterás os benefícios padrão de uma VPN, mas também terás acesso a recursos como o  Threat Protection.

O Threat Protection impedirá que os utilizadores deprezem involuntariamente um site cheio de malware, impedindo-os de entrar no site com um aviso no ecrã. Este recurso também verificará os arquivos executáveis descarregados recentemente em busca de software malicioso e excluirá automaticamente os arquivos que possuam vírus.

Monitor de violação de dados

Um dos maiores riscos que as pessoas enfrentam online é que haja uma fuga dos seus dados pessoais e que sejam usados contra elas. O que é ainda pior é que, na maioria das vezes, uma vítima nem saberá que a sua conta foi comprometida. Depósitos de dados gigantes podem ser encontrados na dark web que contêm terabytes de detalhes de login e senhas.

Felizmente, está disponível uma ferramenta online que pode verificar se os teus dados foram usados sem consentimento. O site Have I Been Pwned é uma solução útil e também possui um recurso para notificar-te se o teu endereço de e-mail aparecer num dos seus bancos de dados no futuro. O Dark Web Monitor da NordVPN faz um trabalho semelhante, e podes fazer com que ele monitorize a dark web à procura das tuas credenciais o tempo todo.

Gestor de passwords

Todos nós sabemos o quão é difícil redefinir senhas, especialmente com todas as regras que precisas cumprir. Letras maiúsculas, minúsculas, números e símbolos devem ser incluídos até mesmo para obter a aprovação da senha, e boa sorte a lembrares-te dessa confusão de letras e caracteres. Felizmente, existem gestores de passwords.

O NordPass é tudo o que precisas num gestor de passwords e é uma das melhores ferramentas de cibersegurança. Ele ignora o incómodo de criar senhas complexas porque gera automaticamente códigos com os critérios certos e armazena-os num cofre criptografado. Também não há necessidade de memorizá-los. O NordPass preencherá automaticamente os detalhes de login por ti. A melhor parte? Esses serviços podem ser usados gratuitamente.

Fica ciente dos riscos que enfrentas online

Ao implementar as combinações de técnicas e ferramentas de software de cibersegurança, a tua experiência online deve ser relativamente tranquila. Uma vez que os hackers percebem a quantidade de proteção que estás a usar, eles provavelmente passarão para alvos mais fáceis.

O conhecimento, no entanto, é a ferramenta mais potente. Ao reconhecer os riscos e sinais de atividade criminosa online, estás já está um passo à frente dos hackers que confiam na ingenuidade e ignorância das suas vítimas.

Artigo redigido pela NordVPN