• Home
  • Notícias
  • Google tenta que a UE force a abertura do iMessage
Google tenta que a UE force a abertura do iMessage
Miguel Valente

Google tenta que a UE force a abertura do iMessage

PUB

A Google tenta há vários anos que a Apple dê mais abertura em relação ao iMessage, mas sem sucesso.

A Apple tem conseguido manter a resistência em relação à adesão a um sistema de mensagens compatível com todos os dispositivos, mas a Lei dos Mercados Digitais da União Europeia pode mudar as regras do jogo.

Google pressiona UE e Apple

blue flag on top of building during daytime
Photo by Christian Lue / Unsplash

A Lei dos Mercados Digitais indica que as empresas consideradas gatekeepers serão forçadas a abrir as suas plataformas aos rivais, o que seria perfeito para a Google, que refere o "enriched messaging" como uma capacidade exclusiva de utilizadores da Apple e que devia ser estendida a todos.

Porém, a questão fulcral prende-se com a preponderância do iMessage na Europa, dado o uso bem mais alargado do Whatsapp. A utilização reduzida do iMessage em relação ao Whatsapp na Europa pode jogar a favor da gigante da maçã. A Apple, alegadamente, recusou comentar, mas defende-se através de declarações anteriores, afirmando que, hoje em dia, há muitas aplicações para o envio de mensagens e que, muitas vezes, os utilizadores servem-se de várias ao mesmo tempo, revelando o quão fácil é essa alternância. Assim, a fabricante americana pretende demonstrar que não é gatekeeper, pois, embora o iMessage se trate de um ecossistema fechado, não tem uma escala de utilização suficientemente significativa.

A investigação da União Europeia em relação ao iMessage vai continuar e a decisão será conhecida até fevereiro de 2024.

Fica a par de todas as novidades da Apple aqui no iFeed:

Miguel Valente profile image Miguel Valente
Publicado a
Notícias