• Home
  • Notícias
  • HomePod salva família após notificação de alerta de incêndio
HomePod salva família após notificação de alerta de incêndio
Pedro Henrique Carvalho

HomePod salva família após notificação de alerta de incêndio

PUB

O HomePod parece estar estranhamente desatualizado e incapaz de receber as mais recentes novidades trazidas pela empresa de Cupertino, nomeadamente a Apple Intelligence. Contudo, não é por isso que não é um ótimo produto e, a história mais recente em torno do mesmo prova isso mesmo. 

O HomePod de uma família norte-americana foi recentemente responsável por alertá-los sobre um incêndio que começou na sua casa no Colorado, iniciado acidentalmente pelo seu cão.

Ao que parece, no dia 26 de junho, o Corpo de Bombeiros de Colorado Springs respondeu a um incêndio numa casa habitacional, partilhando, posteriormente, os detalhes do mesmo na página de Facebook dedicada. Já com o incêndio acionado, a família foi acordada de madrugada pelo HomePod, que os alertou para o perigo iminente.

a blue speaker sitting on top of a white table

De acordo com o Corpo de Bombeiros, os proprietários receberam uma notificação de "calor elevado", vinda do próprio HomePod. Contudo, como poderás saber, o HomePod como produto não suporta nenhuma funcionalidade capaz de alertar utilizadores com base em temperaturas elevadas no local onde se encontra - apesar de ter um sensor de temperatura embutido. 

Em contrapartida, o dispositivo da Apple está equipado com recursos de reconhecimento de som, que deteta o som de alarmes de incêndio e envia alertas aos seus utilizadores sobre os mesmos. Assim, é provável que o HomePod tenha reconhecido o som do alarme de incêndio da habitação e, posteriormente, notificado a família norte-americana. Contudo, a razão pela qual a família não ouviu o alarme de incêndio que o HomePod detetou permanece incerta. 

O reconhecimento de som do HomePod envia alertas para iPhones, iPads e Apple Watches conectados à rede familiar, mas não fornece uma notificação de áudio. Esta funcionalidade pode ser ativada na aplicação Casa (ou Home). Para tal, deverás ir até às Definições, selecionar Segurança e ativar o Alarme de Fumo e CO. 

Finalmente, o incêndio terá começado quando o animal de estimação da família ligou o fogão acidentalmente na tentativa de alcançar umas caixas acima dele. Felizmente, os proprietários conseguiram extinguir o incêndio antes da chegada dos bombeiros, e ninguém ficou gravemente ferido.

Fica a par de todas as novidades da Apple aqui no iFeed:

Pedro Henrique Carvalho profile image Pedro Henrique Carvalho
Publicado a
Notícias