iOS 15: O que é e como utilizar o Modo Concentração

iOS 15: O que é e como utilizar o Modo Concentração

Novo iOS, novas ferramentas. O que é e como funciona o Modo Concentração no iOS 15?

Gonçalo Antunes de Oliveira
∙ 2 minutos de leitura

Na sequência dos segmentos que temos vindo a apresentar no âmbito do iOS 15, trazemos-te hoje a funcionalidade Modos de Concentração. A Apple destaca esta funcionalidade como uma das principais inovações desta nova versão do sistema operativo do iPhone, como se pode ler a antevisão que a marca publicou no seu website oficial.

Existe um novo conjunto de ferramentas que permite gerir melhor o tempo e a atenção, para alcançar o equilíbrio e a concentração necessários para os seus projetos.

Modos de Concentração

O dia a dia é composto por vários momentos na vida de cada um. E para cada um o enfoque é diferente. Trabalho, condução, exercício, leitura... e mais uma vez citemos a Apple acerca desta questão:

Agora é mais fácil evitar distrações quando precisa de se concentrar ou de fazer uma pausa. Escolha o modo em que só recebe as notificações que pretende e não deixe escapar nenhum momento de inspiração nem se distraia durante um jantar especial. Selecione uma das opções de Concentração sugeridas ou crie uma só sua.
Modos de concentração | Fonte Imagem: Apple
Modos de concentração | Fonte Imagem: Apple

E então, como funcionará?

Tal como se pode ver na imagem, existem alguns modos pré-definidos, designadamente Não incomodar, Pessoal, Trabalho e Dormir. Mas terás tantos quantos quiseres. É só adicionar.

O que torna tudo isto muito mais interessante é que o nível de personalização que podemos definir é interpretado pela Inteligência Artificial, que filtra as aplicações mais relevantes para o contexto selecionado e chega mesmo a sugerir alterações do Modo de Concentração com base na hora e/ou proximidade do local em que encontres.

A título de exemplo, se formos regulares nos nossos horários ou proximidade do local de trabalho ou do ginário, o iPhone poderá sugerir que se ative, justamente o modo Trabalho ou o modo Ginásio. Concordando com a sugestão, receberás apenas notificações relacionadas com trabalho ou terás apenas as aplicações de Fitness visíveis no ecrã, respetivamente.

Mas, se filtra e impede notificações, perdem-se situações importantes?

Não te preocupes. A Apple, como sempre, pensa em tudo. Pessoas ou endereços que consideres prioritários terão sempre o caminho livre por entre os filtros. Por outro lado, a marca associou a esta funcionalidade um outro instrumento - Anuncie o seu estado - que também passamos a citar:

É mais fácil não ser incomodado se as pessoas souberem que não está disponível. Com o modo Concentração, o seu estado é apresentado nas Mensa­gens. E para as mensagens que são mesmo urgentes, continua a ser possível receber uma notificação.

Uma ajuda efetiva para o dia a dia

Em boa verdade, com o iOS 15, a Apple dá mais um passo no modo como, através do iPhone, podes interagir com mundo. Dá-te mais controlo sobre as tuas 24 horas com base nas tuas rotinas. E com isso, quem sabe até não te ajudará a entender melhor cada pedaço desse dia – através destes Modos de Concentração – para que o possas gerir melhor e com mais eficiência.

Novas ferramentas para aumentar o foco. Porque não queremos perder pitada nesta vida que passa a correr.


Eis outro conteúdo que poderás achar interessante:

A tua subscrição no iFeed foi efetuada com sucesso.
Bem-vindo de volta! Iniciaste sessão com sucesso.
Perfeito! O teu registo foi concluído com sucesso.
O teu link expirou
Parabéns! Verifica o teu e-mail e utiliza o link para iniciar sessão.