iOS 15 traz FaceTime para Android e Windows! E não só...

iOS 15 traz FaceTime para Android e Windows! E não só...

Com o iOS 15, a Apple vai disponibilizar o FaceTime em dispositivos de outras marcas com Android e Windows. Será este o início de um novo caminho?

Gonçalo Antunes de Oliveira
∙ 3 minutos de leitura

Entre as várias novidades lançadas na última WWDC21, esta foi uma das mais interessantes: a Apple vai disponibilizar o FaceTime em dispositivos de outras marcas.

Através de um simples link, tal como já acontece noutras plataformas, as portas para a videochamada da Apple abrir-se-ão através do browser para que todos possam comunicar entre si. Não se tratando de uma app, os detentores de dispositivos Apple irão com toda a certeza aumentar uso desta, entre outras funcionalidades, que os fideliza à marca.

Deixar de recorrer a aplicações de terceiros para comunicar com aqueles cujas mensagens não têm os balões azuis é sem dúvida uma notícia muito bem-vinda. E sim, a encriptação end-to-end é mantida, garantindo a segurança das chamadas fora da bolha Apple.

Mas as novidades do FaceTime não se ficam por aqui! É evidente que a Apple tem que continuar a inovar para os seus, e que inovações:

Apresentados que estão acima estes links, convirá salientar que incluirão uma possibilidade de agendamento de reuniões, o que constitui um claro sinal da Apple para as plataformas de videoconferência. E como sabemos, quando a maçã começa, mesmo que lentamente, no final do processo é muito dificil superar a sua qualidade entre a concorrência.

Portrait Mode

Com esta opção, poderás, à semelhança do que acontece quando tiras fotografias neste modo, desfocar o fundo e centrar todas as atenções no que estás a dizer, aplicando-se, naturalmente, na vertical e na horizontal.

Portrait Mode | Fonte: Apple
Portrait Mode | Fonte: Apple

Contudo, nos Macs, este recurso será exclusivo de dispositivos com processador M1 ou superior.

Áudio Espacial

Este é um daqueles pormenores típicos da Apple. Podiam não ter pensado, ou sequer gastar tempo nisto? Podiam, mas não seria a mesma coisa.

Em situação de FaceTime em Grupo, a implementação do Áudio Espacial destacará a voz dos participantes com base no local que ocupam no ecrã, transmitindo uma sensação de realismo e de presencialidade.

Spacial Audio | Fonte: Apple
Spacial Audio | Fonte: Apple

Foi também desenvolvida uma nova grelha com imagens do mesmo tamanho que permitirá incluir mais participantes visíveis no mesmo ecrã.

Novo modo de grelha | Fonte: Apple
Novo modo de grelha | Fonte: Apple

Modos de microfone

O FaceTime terá vários modos de regulação do microfone para melhorar a qualidade do áudio e reduzir o ruído de fundo:

  • Standard: modo comum;
  • Isolamento de voz: sobrepõe a tua voz aos ruídos de fundo e centra-a;
  • Wide Spectrum: não filtra o som ambiente, permitindo a captação de todo o contexto que pretendes apresentar.

SharePlay

Não podes estar com um amigo ou com um grupo? Quarentena, distância ou até mesmo alguma preguiça (desaconselhamos esta última)? Ok. A Apple resolve. Em iPhone, iPad, Mac e mesmo na Apple TV, poderás ouvir música, ver séries e filmes através do FaceTime.

E o "comando" está acessível a todos: qualquer um pode controlar os conteúdos e, com o já nosso conhecido modo "Picture-in-Picture", ninguém deixa de se ver enquanto as apps estão em funcionamento.

Pelo que sabemos, até agora a Disney+, ESPN+, HBO Max, Hulu, Paramount+, TikTok e o Twitch vão contemplar esta funcionalidade.

Finalmente, e à semelhança das restantes plataformas, podes partilhar o teu ecrã, uma funcionalidade cada vez mais relevante nos dias que correm.

SharePlay | Fonte: Apple
SharePlay | Fonte: Apple

Um novo caminho

Estas novidades não são cosméticas. Nem exclusivas para que tem produtos da Apple. Esta democratização do FaceTime poderá ser primeiro passo de uma estratégia muito maior. Portanto, plataformas de videoconferência, pensem no futuro porque a Apple está a chegar.


Eis outro conteúdo que poderás achar interessante:

Imagens em destaque de Apple

A tua subscrição no iFeed foi efetuada com sucesso.
Bem-vindo de volta! Iniciaste sessão com sucesso.
Perfeito! O teu registo foi concluído com sucesso.
O teu link expirou
Parabéns! Verifica o teu e-mail e utiliza o link para iniciar sessão.